E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos (At 4.12).
INTRODUÇÃO
As
aspirações do ser humano, quase em sua totalidade, tende a apontar apenas para
este mundo. Isso porque a vida tem sido considerada por ele apenas como o
início e o fim de sua existência. Ele não considera que, se só este mundo
existe e a morte representa o fim, a vida vale muito pouco. É como Paulo diz:
Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos
os mais infelizes de todos os homens (1 Co 15.19).
Além
do mais, se tal fato fosse verdade e o destino de todos fosse o mesmo, não
haveria diferença nenhuma entre ser justo ou ser perverso, não haveria
diferença entre o bem ou o mal. Até no meio cristão vemos o quanto esta teoria
está em alta, pois a maioria das pregações dos nossos dias enfatiza a
necessidade de vitórias, prosperidade e conquistas neste mundo, o que conduz ao
pensamento de que ele é a única coisa que nos resta. Com isso, as pregações
sobre salvação estão cada vez mais raras nas igrejas. E isso é muito grave
porque o homem não tem consciência de que ele necessita de salvação. Ele
precisa ser despertado para isso, pois sente-se seguro em meio ao sistema de
vida que o mundo lhe tem ofertado.
A
salvação é o assunto mais importante que deveria ocupar a nossa mente e os
púlpitos das igrejas, pois mais do que bons conselhos sobre como viver melhor,
ou sobre como ser próspero ou ter saúde, as pessoas precisam ouvir e aprender
sobre a salvação. Até porque a principal preocupação e a razão pela qual a
Bíblia foi escrita foi exatamente para dar ao ser humano o conhecimento da
salvação. É claro que a Bíblia revela Deus à humanidade, mas o revela acima de
tudo como redentor, e ela foi direcionada aos homens decaídos. E segundo as
Escrituras, todos, sem nenhuma exceção, necessitam da salvação por causa de
seus pecados. Pecar significa agir de maneira contrária aos princípios
expressos por Deus em sua Palavra. É agir de forma a contrariar a vontade de
Deus. E quem peca precisa da salvação! E para ser salvo precisa ouvir da
salvação.
Os
Apóstolos não perdiam oportunidades. O contexto do nosso texto básico fala da
cura, em nome de Jesus, de um coxo de nascença. E Pedro aproveita a
oportunidade de dizer aos seus ouvintes de que, assim como o nome de Jesus
tinha sido a única esperança para a cura física daquele homem, assim também o
nome de Jesus é a única esperança para a cura espiritual da humanidade. Esta
exclusiva e total confiança em Jesus para a salvação é a mensagem central do Evangelho.
Portanto,
a salvação é a maior necessidade do homem. Mesmo que este não venha
valorizá-la, ela é primordial para sua vida. A obra da salvação pertence ao
Senhor, sendo ela obra exclusiva de Deus e ela traz, aos seus alcançados, vida
verdadeira, perdão, livramento da ira de Deus, vitória completa a ser consumada
na vinda de Cristo. É isso que veremos em nosso estudo de hoje.
01 – A
UNIVERSALIDADE DO PECADO
A
Escritura ensina sobre a universalidade do pecado. A Bíblia diz que todos
pecaram:
Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus
(Rm 3.23).
Na
queda de Adão o ser humano mergulhou no pecado e jamais conseguiu e nem desejou
sair dele. E Jesus descreve o homem que comete pecado como um escravo do
pecado:
Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que
comete pecado é escravo do pecado (Jo 8.34).
Isso
significa que, além de não querer, o homem nada pode fazer para deixar de
pecar. A natureza humana se corrompeu total e intensamente, estendendo esta
contaminação a todas as áreas de sua vida. E qual é a principal consequência do
pecado? A quebra da comunhão com Deus. O pecado gerou a separação entre o homem
pecador e o Deus Santo. Isaias diz:
Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus;
e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça (Is
59.2).
Ainda
no Jardim do Éden já pode ser vista esta quebra de comunhão. Após ter
desobedecido a Deus, e tomando consciência de sua nudez e pecaminosidade, o
homem e a mulher fugiram da presença de Deus escondendo-se por entre as árvores
do Jardim:
Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do
dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por
entre as árvores do jardim (Gn 3.8).
Deus e
o homem não podiam mais se encontrarem nas tardes do Jardim do Éden. Mas seu
pecado teve mais consequências. A Bíblia diz que a universalidade do pecado
trouxe como justo pagamento a morte de todos:
Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo
pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens,
porque todos pecaram (Rm 5.12).
porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é
a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 6.23).
Lorraine
Boettner diz algo muito interessante sobre isso:
A
sentença que foi imposta como resultado do pecado de Adão, inclui mais do que a
decomposição do corpo. A palavra ‘morte’, usada nas Escrituras como referência
às consequências do pecado, inclui toda espécie de mal que é infligido como
castigo deste pecado ... significa, pois, a miséria eterna do inferno e, ainda,
o antegosto dessas misérias já nos males sofridos nesta vida (Loraine Boettner.
Imortalidade. São Paulo. Edições Vida Nova, 1957, p. 13).
Pensando
nisso, vemos na Bíblia três tipos de morte decorrentes do pecado:
a) A
morte física, que representa a separação da alma e corpo, pela qual todos os
homens terão de passar, exceto aqueles que estiverem vivos por ocasião da volta
de Cristo;
b) A
morte espiritual que é a interrupção da comunhão com Deus que foi quebrada pelo
pecado;
c) A
morte eterna, que deve ser entendida como a interrupção eterna e definitiva da
comunhão com Deus.
Portanto,
o pecado deixou o ser humano num estado de absoluta miséria espiritual. Isto
torna todos os homens dependentes única e exclusivamente da salvação de Deus
manifestada em Jesus Cristo. E o mais grave disso tudo é que, os homens que
morrem fisicamente, estando mortos espiritualmente, estão também mortos
eternamente para Deus, não tendo mais oportunidade de salvação, pois a Bíblia
diz:
E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo,
depois disto, o juízo (Hb 9.27).
Por
isso devemos ser conscientes da importância e da urgência da mensagem da
salvação ser levada ao homem pecador.
02 – A
OBRA DE DEUS PELA SALVAÇÃO
Quando
Adão e Eva esconderam-se entre as árvores do Jardim, Deus foi em busca deles.
Ele poderia ter abandonado o ser humano à sua própria sorte, mas sua disposição
de ir atrás do homem, de interroga-los e de apontar uma salvação, demonstra a
graciosa iniciativa divina. Ainda no Éden, Deus fez menção do plano salvador.
Disse à serpente:
Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu
descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar (Gn
3.15).
E
Paulo nos mostra que este descendente prometido da mulher é o Senhor Jesus
Cristo:
Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido
de mulher, nascido sob a lei (Gl 4.4).
Desde
o princípio, Deus procura o homem, Deus promete salvação ao homem, Deus promete
enviar seu próprio Filho. Deus sempre tomou a iniciativa na redenção do homem,
por isso Ele é o autor da Salvação. McGregor diz:
Por
sua própria iniciativa desde a eternidade, Deus interfere na História para
iniciar e consumar tudo o que é necessário para salvar almas rebeldes (R. C.
McGregor Wright. A Soberania Banida. São Paulo: Cultura Cristã, 1998, P.
102).
E Pedro
nos mostra o plano redentor de Deus até mesmo antes do Éden, quando Deus já
havia decidido sobre a vinda de Jesus:
19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem
mácula, o sangue de Cristo, 20 conhecido, com efeito, antes da fundação do
mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós 21 que, por
meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu
glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus (1 Pd 1.19-21).
Podemos
ver isso também no Evangelho de João, quando diz:
1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era
Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas
por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez (Jo 1.1-3).
Até
mesmo a nossa eleição fora realizada na eternidade:
Assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para
sermos santos e irrepreensíveis perante ele (Ef 1.4).
Ainda
na eternidade Deus visualizou a sua obra de redenção do homem, e ela está sendo
completada no tempo e no espaço:
9 desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito
que propusera em Cristo, 10 de fazer convergir nele, na dispensação da
plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra
(Ef 1.9-10).
E para
executar mais uma etapa do plano de salvação, não havendo ninguém a quem busque
a Deus, mais uma vez Deus precisa vir até nós, pois o ser humano, morto em seus
delitos e pecados, não consegue se aproximar de Deus. Então, Jesus, aquele que
satisfaria a justiça e a misericórdia divina, se torna um ser humano, mas sem
perder a sua divindade, e cumpre o propósito divino de salvar ao seu povo,
apesar de todas as tentativas de Satanás para impedi-lo.
Apesar
da gravidade do pecado humano e de suas consequências, Jesus venceu, e a salvação,
por fim, foi providenciada. Jesus Cristo fez aquilo que Adão não pôde fazer. A
maldição de Adão foi destruída pela obra de Cristo. A vida de Cristo derrotou a
morte de Adão.
03 – O
SIGNIFICADO DA SALVAÇÃO
Afinal,
o que significa salvação? O que constitui ter a salvação de Deus?
a)
Significa ter vida verdadeira
Jesus
disse:
Eu vim para que tenham vida e a tenham em
abundância (Jo 10.10).
Jesus
está falando a respeito de vida espiritual. Quando alguém é alcançado pela
salvação, por melhor que tenha sido sua vida antes, ela percebe que na verdade,
sua vida anterior não passava de morte. A Bíblia descreve as pessoas que ainda
não foram salvas como estando mortas espiritualmente por causa do pecado. O
estado de morte aponta para a completa degeneração espiritual de todos os não
convertidos. Eles estão mortos e não tem consciência de nada, nem de que estão
mortos espiritualmente. Uma pessoa não convertida, não salva, não tem qualquer
sensibilidade para a vida espiritual:
Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque
lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem
espiritualmente (1 Co 2.14).
A
razão pela qual as pessoas não se importam com a vida eterna é porque estão
mortas. E salvação significa receber a vida verdadeira, vida eterna, que é
conhecer a Deus e ter comunhão com Ele:
2 assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de
que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste. 3 E a vida
eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus
Cristo, a quem enviaste (Jo 17.2,3).
Espiritualmente,
uma pessoa só começa a viver realmente a partir do dia de sua conversão. A
partir daí ela começa a ter uma vida que vale a pena.
b)
Significa receber perdão completo
Ser
salvo significa ser completamente perdoado por causa da cruz de Cristo. Muitos
sabem qual é a experiência de ter uma dívida alta e não ter condições de
pagá-la. A instabilidade da economia, os juros altíssimos e o salário cada vez
mais mínimo, torna quase que impossível não se envolver em dívidas. Mas existe
uma dívida muito pior: A nossa dívida com Deus. Cada ação nossa, cada pecado,
tudo está registrado diante de Deus, até mesmo as nossas palavras ditas:
Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela
darão conta no Dia do Juízo (Mt 12.36).
E no
livro de Apocalipse, na descrição do juízo final, diz que os livros que
registraram cada ato que os homens praticaram foram abertos:
Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do
trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi
aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se
achava escrito nos livros (Ap 20.12).
Todos
estes pecados registrados formam uma tremenda dívida espiritual para com Deus.
E um dia ela será cobrada. Mas quando Cristo se ofereceu e morreu lá na cruz do
Calvário, Ele pagou a dívida de seu povo, quitou a sua dívida com Deus. E
agora, por meio do arrependimento e da fé podemos receber o perdão completo de
Deus. Bavinck afirma:
De
fato, o perdão de pecados é realizado definitiva e perfeitamente em Deus, mas
nos é dado e apropriado por nós em nossas vidas através da fé e do
arrependimento (Hermann Bavinck. Teologia Sistemática. São Paulo: SOCEP,
2001, p.462).
Não há
mérito nenhum em nós no recebimento deste perdão, porque ele é obra exclusiva
de Deus em nós. É justamente isso que Paulo quis dizer quando escreveu:
8
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom
de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie (Ef 2.8,9).
Qualquer
outro texto que desvirtue esta verdade não está ensinando sobre salvação, não
está mostrando o caminho para o além. Salvação pela graça é um paradoxo, um argumento
que contraria os princípios básicos e gerais que orientam o pensamento humano, um
desafio à crença ordinária e compartilhada pela maioria, porque não é fácil
conceber a ideia de adquirir o perdão completo, o direito de morar em um lugar
tão maravilhoso, de ter um futuro tão esplêndido sem ter feito nada para
merecê-lo.
c)
Significa ser livre da ira vindoura
Se
recebemos o perdão completo de Deus não há razão de temer a ira vindoura porque
a nossa dívida com Deus está paga.
A ira
vindoura de Deus é real e devemos realmente nos preocupar com ela. João Batista
falava:
Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira
vindoura (Mt 3.7)?
João
os advertia de que não podiam escapar facilmente da ira vindoura. Paulo também
falava da ira de Deus:
5 Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti
mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, 6 que
retribuirá a cada um segundo o seu procedimento: 7 a vida eterna aos que,
perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade; 8 mas
ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à
injustiça. 9 Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem
que faz o mal ... 10 glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o
bem (Rm 2.5-10).
E
Apocalipse descreve de forma dramática o dia da ira de Deus:
15 Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e
todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes
16 e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face
daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, 17 porque chegou o
grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se (Ap 6.15-17)?
Salvação
consiste em ser livre da ira vindoura de Deus. Os salvos, a partir do momento
que ouvem a Palavra e creem, podem servir a Deus e esperar dos céus a vinda de
Cristo que nos livrará da ira de Deus. Paulo diz:
9 ... e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes
o Deus vivo e verdadeiro 10 e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele
ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura (1 Ts
1.9,10).
Naquele
dia, todos os salvos serão poupados. E essa linda e maravilhosa promessa de
Deus vem desde o Antigo Testamento. Malaquias diz:
17 Eles serão para mim particular tesouro, naquele dia que prepararei,
diz o SENHOR dos Exércitos; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o
serve. 18 Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre
o que serve a Deus e o que não o serve. 1 Pois eis que vem o dia e arde como
fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o
restolho; o dia que vem os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que
não lhes deixará nem raiz nem ramo. 2 Mas para vós outros que temeis o meu nome
nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis
como bezerros soltos da estrebaria. 3 Pisareis os perversos, porque se farão
cinzas debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que prepararei, diz o
SENHOR dos Exércitos (Ml 3.17,18; 4.1-3).
A
salvação livra o salvo, aquele que crê, aquele que se converteu, da ira e do
juízo de Deus e ainda receberá da parte de Deus morada eterna no céu.
d)
Significa receber a vitória completa
O escrito
de dívida contra nós era a maior força do inimigo. O diabo, nosso acusador, nos
acusava diante de Deus. Paulo diz:
14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que
constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente,
encravando-o na cruz; 15 e, despojando os principados e as potestades,
publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz (Cl 2.14,15).
Agora,
já não há documento que nos acuse. Satanás perdeu seu trunfo, foi derrotado e
humilhado por Cristo. Os salvos em Cristo pode desfrutar de uma vitória
completa sobre as forças malignas. Por isso que Paulo diz:
33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem
os justifica. 34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou,
antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por
nós (Rm 8.33,34).
Salvação
significa vitória completa. Jesus Cristo derrotou nosso inimigo na cruz e nos
concede a sua vitória. Os salvos são mais do que vencedores por causa de
Cristo.
CONCLUSÃO
Precisamos
ter convicção da importância e da necessidade de salvação, dando a este tema um
lugar de destaque e fazer dele parte de nossas preocupações, porque a salvação
é a maior necessidade do ser humano e nada na vida deve superar este assunto.
Não somos criados para morrer. Deus nos criou para a eternidade.
A
salvação é uma obra completa e exclusiva de Deus. Ela pertence ao Senhor e concede
ao homem vida verdadeira, perdão completo, livramento da ira vindoura de Deus e
uma completa vitória a ser consumada na volta de Jesus Cristo. Em Jesus Cristo,
Deus tem concedido gratuitamente salvação a todo aquele que crê. Erra salvação
é o maior presente que alguém pode receber. Receba hoje este presente em sua
vida. Ajoelhe-se ainda hoje diante do Senhor e entrega a Ele a sua vida e
confesse a Ele os seus pecados e declara-lhe a sua fé. Que Deus assim lhe abençoe!
Amém!
Luiz
Lobianco
Bibliografia:
Bíblia Sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e
Atualizada no Brasil. Sociedade Bíblica do Brasil.
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