Introdução
A Igreja vive hoje cada vez mais pressionada pelo mundo. Ela vive um aperto, um sufoco, um esmagamento por parte daqueles que governam este mundo. As Leis e os Projetos de Leis estão cada vez mais tentando silenciar a Igreja em sua missão de falar contra o pecado. Estão tentando limitar a Igreja naquilo que ela deve ensinar forçando-a a ficar do lado do pecado e a aceitar costumes mundanos em defesa de direitos de pessoas que não tem o temor de Deus e não tem parte na herança de Deus.
1 – AS DISPONIBILIDADES DE SATANÁS PARA SEU USO A FAVOR DO PECADO
Não podemos negar que o diabo tem à sua disposição muitas armas com fartas munições para convencer as pessoas a pecarem, a permanecerem em seus erros, a não darem ouvidos aos mandamentos de Deus e a adotarem um estilo de vida indigno que busque o prazer e a satisfação a qualquer custo. E o que ele tem a sua disposição?
A – O mundo
19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno (1 Jo 5.19).
Não precisamos de muito esforço para contemplar o pecado neste mundo. Hoje ele está apenas a um clique de nós. Basta apertar o botão e ligar a televisão e ver que nada presta nela, que nada se aproveita dela, que tudo, de alguma forma, está tentando você a rever seus valores, a repensar sua vida e não para fazê-la mudar para melhor, mas te convencendo a viver e a fazer como a maioria, que para se ter sucesso e para ser feliz se passa por cima de tudo e se esquece de alianças, de promessas, de preceitos, de valores.
B – O declínio do homem para o mal
12 todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
O homem não precisa fazer muito esforço para pecar. Ele não precisa fazer nenhum esforço para mentir, a mentira faz parte de sua natureza. Ele não precisa gastar muita energia para enganar, o engano faz parte de sua natureza. Ele não precisa se empenhar para ter discórdias, ciúmes, inveja, ódio, contendas, iras, porque tudo isso faz parte de sua natureza e está a flor de sua pele.
C – As forças espirituais do mal
12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes (Ef 6.12).
O homem é mal por si só? Claro que é! O homem peca por si só? Claro que sim! O homem é violento, assassino, cruel por si só? Ele é infiel, desleal, transgressor por si só? Ele é invejoso, cobiçoso e avarento por si só? Claro que sim! Ele é tudo isso por si só porque tudo isso faz parte de sua natureza corrompida. Agora, imagine toda esta tendência para o mal e ainda uma força maligna superior a ele dando uma ajudinha, uma forcinha para que ele erre e peque ainda mais? É esse o papel dos demônios!
2 – A AÇÃO DE DEUS ATRAVÉS DE SEU EVANGELHO
16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;
Se por um lado temos o diabo gritando aos ouvidos das pessoas para conduzi-las ao inferno, por outro temos o poder irresistível de Deus chamando e salvando os seus eleitos das garras do diabo. Se por um lado o diabo tem os demônios ao seu comando, por outro Deus tem legiões de anjos ao serviço dos santos. Se por um lado o diabo tem o mundo e seu sistema a seu favor, do outro Deus tem a Igreja e deu a ela a incumbência de anunciar o seu Evangelho. E o que é este Evangelho e como ele é anunciado?
A – O aspecto deste Evangelho
O que é o Evangelho para o mundo? Como é o seu jeito, o seu feitio para o incrédulo? Paulo nos responde quando diz:
18 Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus (1 Co 1.18).
E sabe por que ele é loucura? Porque o Evangelho vai de encontro com a natureza corrompida do homem. É ele quem vai corrigir as ações maléficas do homem mostrando para ele o verdadeiro modo de agir diante de um Deus Santo e que requer o mesmo de seus filhos, ou seja, vai corrigir, exortar e ninguém gosta de ser corrigido por mais errado que esteja. A Bíblia diz que:
17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
O homem está perdido e quer continuar em sua perdição. Ele não quer mudar o estilo de sua vida, não está disposto a abandonar seus maus costumes e abraçar a fé em Cristo. O Evangelho não pode representar outra coisa para ele a não ser loucura mesmo, porque ele não consegue entender como que uma pessoa pode ser transformada por este poder. Mas escute bem, se você quer ser salvo não existe solução fora do Evangelho. A Bíblia nos diz que:
21 Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação (1 Co 1.21).
Ou seja, pelo Evangelho, este mesmo Evangelho para o qual a maioria diz não! Este mesmo Evangelho que é desprezado pelas multidões! Este Evangelho que, embora esteja sendo difundido modestamente em relação aos gritos de satanás, tem sido propagado pelo mundo inteiro e tem transformado milhares de pessoas. Sabe por quê?
25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens (1 Co 1.25).
B – A discrição deste Evangelho
O Evangelho é um mistério que precisa ser codificado, interpretado. Jesus ensinava por parábolas! Um dia fora questionado pelos seus próprios discípulos o porquê desta forma de ensinar e a sua resposta foi:
13 Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem (Mt 13.13).
Sabe por que o homem não consegue entender o Evangelho? A Bíblia responde:
14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente (1 Co 2.14).
Mas àqueles que são escolhidos, filhos de Deus, recebem a capacitação pelo Espírito Santo de decifrarem e entenderem a mensagem do Evangelho:
11 Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido (Mt 13.11).
E podemos ver isso em uma parábola simples de Jesus quando disse que Ele era a porta das ovelhas e elas entrariam por esta porta ao ouvirem a sua voz:
6 Jesus lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava (Jo 10.16).
Então, na verdade, Deus não está em silêncio, mas está falando de uma forma mais sutil, codificada, endereçada às suas ovelhas. Os ouvidos das ovelhas de Cristo conseguem sincronizar as ondas de Deus e entendem o que Ele diz. Jesus falou:
16 Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque vêem; e os vossos ouvidos, porque ouvem (Mt 13.16).
Como entender esta forma de agir de Deus? Não há o porquê entender! O nosso texto básico nos diz:
3 Porque o SENHOR é o Deus supremo e o grande Rei acima de todos os deuses.
Ele é Deus e somente Ele é Deus. E Ele é o Deus Supremo. Não importa o tanto o diabo grite, não importa tão intenso seja o seu trabalho, não importa os instrumentos que ele tem a seu favor, não importa a quantidade de seus demônios, não é ele o Deus Todo Poderoso, não está com ele a supremacia, não está em suas mãos o controle da situação. O mesmo texto que nos diz que a nossa luta é contra as potestades do ar, também diz que:
16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele (Cl 1.16).
Porque Ele e tão somente Ele é Deus. E este mesmo Deus um dia nos falou que:
8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR,
Deus é superior a tudo e a todos. Quem somos nós para questioná-Lo? Ele tem o controle de tudo em suas mãos:
4 Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes lhe pertencem.
Pode não parecer, mas Deus tem o controle de tudo em suas poderosas mãos. Não é porque houve um crescimento tão grande da iniqüidade que Deus não esteja no controle da situação. Não é porque haja tanta violência neste mundo que Ele não tenha o poder de livrar seus filhos, mas tem também o direito de conceder a permissão para que alguma tragédia atinja alguns deles. Não é porque o diabo tem posto em campo de batalha todo seu efetivo de demônios que Deus não tenha disponibilizado todas as suas legiões de anjos ao serviço de suas ovelhas. As batalhas espirituais têm acontecido apenas nossos olhos não conseguem vê-las.
15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz (Cl 2.15).
Deus é o grande vencedor! Sabe por que Ele tem o controle em suas mãos? Porque tudo lhe pertence:
5 Dele é o mar, pois ele o fez; obra de suas mãos, os continentes.
Os meios de comunicação estão em massa propagando o pecado, o mundo e seu sistema têm sido usados contra Deus, mas todos os dias o sol nasce e se põe para o surgimento das estrelas e todos eles falam que há um Deus no céu que os criou e os governa. E a Igreja de Jesus Cristo, mesmo sufocada, perseguida, tem sido usada por Deus para levar o Evangelho ao mundo inteiro, porque Deus não está calado, inerte ante a ação intensiva do diabo. Ele tem falado todos os dias aos ouvidos de todos.
3 – A ATITUDE REBELDE DO HOMEM DE NÃO OUVIR A VOZ DE DEUS
O que temos visto na verdade não é um Deus em silêncio, mas sim um homem rebelde que se recusa a dar ouvidos a voz de Deus e a escutar a voz da rebeldia. Na natureza, o homem é o único que tem o atrevimento de desobedecer a Deus. Os ventos obedecem ao comando de Deus, o mar se acalma ante a ordem de Deus, os leões fecham a sua boca ante a autoridade de Deus, o fogo não queima ante ao mandado de Deus, a tempestade se desfaz ante a ordem de Deus, mas o homem resiste aos seus mandamentos.
A – Mesmo com sua rebeldia, diariamente Deus convida o homem pecador para se voltar a Ele.
6 Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou.
Todos os dias Deus está em busca dos pecadores. Deus quer a sua adoração! Ele quer ser o seu Deus, o seu guia, a sua bandeira, a sua rocha. Ele quer ser o seu protetor. Ele quer te amparar em suas poderosas mãos. Ele quer cuidar de você, estar ao seu lado. Deus quer a sua atenção, o seu louvor. E porque devemos isso a Ele? Por ser Ele o Criador! Por isso que Ele é o único ser digno de louvor.
B – Não perca a oportunidade de atender ao convite de Deus
7 ... Hoje, se ouvirdes a sua voz,
Não permita que os gritos de satanás venha a lhe impedir de ouvir a voz de Deus te chamando. E saiba que para ouvir a voz de Deus a maioria das pessoas vai estar contra você, o mundo vai estar contra você, a sua própria natureza vai estar contra você. Os gritos de Satanás vão te oferecer tudo que você quer, vão te falar tudo que você quer ouvir, vão te apoiar em todas as suas ações perversas, vão te motivar a atender as inclinações de sua carne.
Conclusão
Não sei quantas vezes você já ouviu a voz de Deus falando ao seu coração, talvez, até aqui, você tenha dito não a Ele todas as vezes. Mas cuidado, porque um dia Deus vai te chamar a Ele e aí será o dia do acerto de contas com Ele. Neste dia Deus vai te mostrar todas as vezes que lhe chamou e lhe enviou uma mensagem, mas você se recusou a ouvir e preferiu dar ouvidos aos gritos do diabo, preferiu atender a voz do mundo e preferiu viver as inclinações de sua carne. Que Deus te abençoe e faça de você hoje um ouvinte da voz de Deus.
Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com
bom palavra irmão, bastante edificante. um bom sermão.
ResponderExcluirValeu! Louvado seja o SENHOR que inspira seus servos para transmitir Sua Palavra. A Ele toda Honra e glória!
ExcluirO nosso mundo tá perdido viu irmão! Precisamos cada vez mais ouvir a voz do Senhor e buscar mais intimidade com Deus. A palavra foi demais. Que Deus continue te abençoando.
ResponderExcluirEstá sim, mas a oportunidade de salvação continua porque a misericórdia redentiva de Deus ainda está acessível ao pecador. Que Deus também lhe abençoe!
Excluir