Para Refletir

Há momentos na vida difíceis de serem suportados, em que a única vontade que sentimos é de chorar, pois parecem arruinar para sempre nossa vida. Quando um destes momentos chegar, lembre-se que ainda não chegou o fim, que a sua história ainda não acabou e que ainda há esperança. Corrie Ten Boom disse: "não há abismo tão profundo que o amor de Deus não seja ainda mais profundo". Este amor você encontra aqui, um lugar de esperança, consolo e paz, e aqui encontrará a oportunidade de conhecer a verdadeira vida, uma vida abundante com Cristo.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

ABRINDO AS PORTAS PARA O INIMIGO

1  Nesse tempo, Merodaque-Baladã, filho de Baladã, rei da Babilônia, enviou cartas e um presente a Ezequias, porque soube que estivera doente e já tinha convalescido.
2  Ezequias se agradou disso e mostrou aos mensageiros a casa do seu tesouro, a prata, o ouro, as especiarias, os óleos finos, todo o seu arsenal e tudo quanto se achava nos seus tesouros; nenhuma coisa houve, nem em sua casa, nem em todo o seu domínio, que Ezequias não lhes mostrasse.
3  Então, Isaías, o profeta, veio ao rei Ezequias e lhe disse: Que foi que aqueles homens disseram e donde vieram a ti? Respondeu Ezequias: De uma terra longínqua vieram a mim, da Babilônia.
4  Perguntou ele: Que viram em tua casa? Respondeu Ezequias: Viram tudo quanto há em minha casa; coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu não lhes mostrasse.
5  Então, disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do SENHOR dos Exércitos:
6  Eis que virão dias em que tudo quanto houver em tua casa, com o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado para a Babilônia; não ficará coisa alguma, disse o SENHOR.
7  Dos teus próprios filhos, que tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no palácio do rei da Babilônia.
8  Então, disse Ezequias a Isaías: Boa é a palavra do SENHOR que disseste. Pois pensava: Haverá paz e segurança em meus dias (Is 39.1-8).
Introdução
Este texto nos conta um fato real acontecido na vida do rei Ezequias, quando este reinava sobre Judá. Depois do reinado de Roboão, filho de Salomão, vários reis governaram sobre Judá até chegar ao reinado de Ezequias filho de Acaz. Ele começou a reinar aos 25 anos de idade e reinou durante 29 anos sobre Judá. A escritura registra que Ezequias:
5  Confiou no SENHOR, Deus de Israel, de maneira que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele.
6  Porque se apegou ao SENHOR, não deixou de segui-lo e guardou os mandamentos que o SENHOR ordenara a Moisés (2 Rs 18.5,6).
Tudo que o rei Ezequias fazia agradava os olhos de Deus. O grande fato que está registrado no reinado dele foi as pelejas contra Senaqueribe, o rei da Assíria, que subiu contra as cidades fortificadas de Judá e as tomou. Depois, cercou Jerusalém com seu exército. Grande vitória Judá teve sobre a Assíria mesmo sem pelejar, pois o Senhor Deus enviou o seu anjo ao arraial dos Assírios e naquela noite morreram 185 mil homens. E logo após este grande livramento do Senhor veio a doença sobre Ezequias, sua cura e, por fim, a visita dos representantes do rei de Babilônia com presentes para o rei Ezequias.
Você já percebeu quantas vezes agimos precipitadamente? Creio que você está dizendo: Já perdi a conta! Algumas pessoas, movidas por um sentimentalismo momentâneo, não atentam para cuidados essenciais na hora de tomarem uma decisão, seja esta relacionada à família, negócios, estudos, vida cristã, mudanças, amizades e etc. Vão logo tomando decisões sem pensar ou consultar alguém, depois vem o arrependimento. Precisamos tomar cuidado porque, a precipitação em tomar atitudes, poderá mais a frente nos custar muito caro.
O que podemos ver em nosso texto é um homem de Deus precipitando-se numa atitude aparentemente inofensiva a ele e aos seus familiares, bem como aos seus súditos e ao povo de Judá. Mas sua atitude não fora assim tão inofensiva e, pior ainda, desaprovada por Deus. Em que Ezequias, homem acostumado a vencer, errou? O que aconteceu?
1 – A visita e os agrados do inimigo ao rei Ezequias
1  Nesse tempo, Merodaque-Baladã, filho de Baladã, rei da Babilônia, enviou cartas e um presente a Ezequias, porque soube que estivera doente e já tinha convalescido.
As notícias sobre as melhoras do rei Ezequias chegaram até Babilônia. O rei resolve, então, enviar mensageiros com uma carta e um presente para Ezequias, um homem de Deus que acabara de ter experiências pessoais tremendas com Deus, pois vencera, sem lutar, um exército de 185.000 soldados e fora curado por Deus de uma doença mortal. O rei Ezequias era conhecido por sua fé e confiança no Senhor, mas aqui ele pisou na bola. Por quê?
A – A visita recebida merecia uma atenção redobrada
1  Nesse tempo, Merodaque-Baladã, filho de Baladã, rei da Babilônia...
Quem era Merodaque-Baladã? Ele era um rei babilônico, que governava um distrito caldeu ao norte do golfo Pérsico. Seu nome significava, em assírio, “Marduque deu um filho”. Quem era Marduque? Marduque era o deus principal da Babilônia no tempo de Nabucodonozor. No poema de Enuma Elish, Marduque aparece como o herói dos deuses e dos humanos e como criador do universo. Portanto, é muito natural que este rei babilônio seja um propagador desta divindade. Merodaque era a adaptação hebraica desse nome e significa “rei dos deuses”. Só por este detalhe, já era suficiente para que Ezequias não mantivesse com ele estreita relação de amizade ou comunhão, a ponto de abrir as portas de sua casa aos seus mensageiros. Aquela visita não era conveniente e merecia um alerta!
B – A visita veio acompanhado de agrados do inimigo
1  ... enviou cartas e um presente a Ezequias ...
As cartas e o presente foram entregues pelos enviados do rei, que devem ter chegado a Jerusalém por volta do ano 703 a.C. Embora a palavra não especifique o tipo de presente, seria uma demonstração de boa vontade do rei da Babilônia. A palavra presente não significa que o conteúdo fosse apenas um objeto, algumas vezes abrange muita coisa. É possível que Ezequias tenha recebido muita coisa, para se sentir tão contente e ao mesmo tempo tão orgulhoso. Sem vigiar, Ezequias abriu as portas de sua casa ao inimigo visitante.
C – O rei deveria ponderar sobre as reais intenções do inimigo
1  ... porque soube que estivera doente e já tinha convalescido.
O que Merodaque-Baladã pretendia ao visitar e presentear o rei Ezequias? A princípio, podemos até responder de forma bem simples: Veio presentear um amigo que estava doente e agora tinha se restabelecido. Certo? Aparentemente sim, mas está errado! Esta amizade não estava baseada em laços de sinceridade. Por traz de tudo estava o interesse político deste homem sagaz.
Merodaque-Baladã sabia que tempos antes, Ezequias tinha se rebelado contra o pagamento de tributos resultantes dos pecados cometidos por Acaz, seu antecessor, a Senaqueribe, rei da Assíria. Este ato de Ezequias, que mais tarde resultaria no cerco de Jerusalém, encorajou Merodaque-Baladã a também rebelar-se contra o rei da Assíria, auto proclamando-se imperador da Babilônia, reino que estava subjugado pelos assírios. Contudo, ele não queria enfrentar sozinho esta guerra. Lembrou-se de Ezequias, fragilizado por uma enfermidade mortal. Arquitetou logo um plano que envolvia o envio de embaixadores e presentes para tocar o coração de Ezequias.
Portanto, o fato vai além de uma visita de cortesia da parte dos súditos do monarca da Babilônia. Merodaque-Baladã, ao ver que Ezequias não estava mais fraco, pelo contrário, fortalecia-se cada vez mais, procurou aliar as suas forças com Judá, porque viu em Ezequias uma força que lhe poderia ser muito útil nos seus propósitos de desbaratar a potência Assíria, que ainda era a maior potência da época. Ezequias errou por não atentar às palavras do seu Deus. Deus sempre advertiu o povo a não fazer aliança com outros povos para não se contaminarem com suas idolatrias. A Palavra de Deus nos adverte:
14  Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?
15  Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?
16  Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
17  Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei,
18  serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso (2 Co 6.14-18).
Não podemos abrir as portas da nossa casa para as visitações babilônicas cada vez mais frequentes e sutis. Precisamos blindar nossa vida, nosso lar, nossos filhos, nossa família da visitação do inimigo, que vem somente para roubar, matar e destruir. A desestabilização da família é uma prova dos estragos que as visitas do inimigo têm produzido nos lares.
Muitas vezes recusamos receber “anjos em casa” (como nos diz o escritor aos Hebreus que muitos, sem saber, hospedaram anjos em suas casas), mas escancaramos as portas para a entrada do inimigo. Você pode estar dizendo para si: Não tenho feito isto. Será? Não faz muito tempo, para entrar na intimidade de alguém era preciso apresentar-se, enfrentar os olhos nos olhos e relacionar-se pessoalmente. Esse tempo já passou. Hoje, é possível invadir e ser invadido sem o constrangimento de encarar. Sendo assim, recebemos constantemente visitas ímpias em nossa casa através das mídias: rádio, televisão ou internet, cujo único objetivo é nos levar para uma revolta ou insubordinação contra Deus.
As novelas, que muitos cristãos não conseguem perder nem um capítulo, propagam o espiritismo e incentivam o adultério, a prostituição, a promiscuidade e a insubordinação. Nossos filhos estão aprendendo a linguagem de Babilônia com horas e horas de visitação diária diante de uma tela de computador ou TV. Devemos ter cuidado com a comunicação virtual, onde a realidade e a fantasia se misturam com muita facilidade.
O inimigo quer se relacionar conosco. Ele sabe que se manter ausente de nossos laços não tem nenhuma chance de intervenção maligna em nossa vida, que nada poderá fazer para impedir nosso relacionamento com Deus. Ele não tem prazer em nos ver feliz, cantando e louvando a Deus, ele quer nos ver chorando, porque seu prazer é matar, roubar e destruir. Não podemos, não devemos ter relacionamento de intimidade, de amizade, de cumplicidade, de sociedade com pessoas que Deus não aprova.
O inimigo vai tentar nos seduzir com seus presentes. Ele vai te oferecer muitas coisas, cada uma mais prazerosa que a outra, coisas que vai te dar muita alegria e prazer, mas é tudo momentâneo, porque o preço que ele cobra pelo prazer é muito alto. É hora de fecharmos as portas e rejeitarmos os presentes sedutores do mundo. Jesus, lá no deserto, disse não à oferta do inimigo. Devemos seguir seu exemplo e ouvir seus conselhos:
15  Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;
16  porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.
17  Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente (1 Jo 2.15-17).
Vigiemos! Que a porta de nossa casa, se abra somente para aquele que diz assim:
20  Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo (Ap 3.20).
2 – A empolgação de Ezequias com o inimigo
2  Ezequias se agradou disso e mostrou aos mensageiros a casa do seu tesouro, a prata, o ouro, as especiarias, os óleos finos, todo o seu arsenal e tudo quanto se achava nos seus tesouros; nenhuma coisa houve, nem em sua casa, nem em todo o seu domínio, que Ezequias não lhes mostrasse.
Ezequias ficou encantado com a atitude do rei de Babilônia. Agradou-se até demais com as palavras da carta e com o presente de Babilônia. Como não atinou para as reais intenções de Babilônia, cometeu um erro muito grave. Empolgado, sem refletir, mostrou aos visitantes suas riquezas, seu poder bélico, seus segredos. Como entender o que aconteceu com este homem?
A – Ezequias não buscou a orientação de Deus
Ezequias, cercado pelo exército de Senaqueribe, busca a Deus. Acometido de uma enfermidade mortal, busca imediatamente a Deus. Mas, aqui, ele se esquece completamente de Deus. O que aconteceu? Com a ajuda do cronista podemos entender, pois somos informados que, neste momento, Deus havia desamparado a Ezequias para prová-lo:
31  Contudo, quando os embaixadores dos príncipes da Babilônia lhe foram enviados para se informarem do prodígio que se dera naquela terra, Deus o desamparou, para prová-lo e fazê-lo conhecer tudo o que lhe estava no coração (2 Cr 32.31).
Deus queria prová-lo e logo de cara Ezequias é reprovado, pois não há registro de que ele tenha buscado a direção de Deus por meio de oração e nem pelos profetas ou pelos sacerdotes. Ezequias, fora das vistas públicas, sem consultar seus conselheiros espirituais, recebe aqueles homens com atitudes reprováveis por Deus. Ezequias não parou por aí, cometeu ainda outro erro:
B – Ezequias se ensoberbeceu diante dos emissários de Babilônia
2  Ezequias se agradou disso e mostrou aos mensageiros a casa do seu tesouro, a prata, o ouro, as especiarias, os óleos finos, todo o seu arsenal e tudo quanto se achava nos seus tesouros; nenhuma coisa houve, nem em sua casa, nem em todo o seu domínio, que Ezequias não lhes mostrasse.
A ênfase aqui está no fato de Ezequias se alegrar com eles. O sentimento de Ezequias estava desviado para algo que não era o Senhor. O recebimento do presente e o sentimento de prazer pelo fato do rei da Babilônia reconhecer a sua força, fez com que Ezequias baixasse as suas defesas. Ao mostrar a casa do tesouro, a prata, o ouro e as especiarias, Ezequias estaria, provavelmente, a envaidecer-se com os seus bens materiais. E logo a seguir apresenta a sua casa de armas. Certamente era todo o equipamento para os soldados, tanto de defesa como de ataque. O rei estava interessado em apresentar a sua força bélica à comitiva do rei da Babilônia. Com esta exibição, Ezequias estava tentando impressionar os seus visitantes babilônicos com as riquezas e o poder de sua nação.
O autor bíblico é muito categórico em dizer que não houve nada que não fosse mostrado àqueles homens. Ezequias passou tudo a pente fino, desde a sua casa, termo mais específico, até ao seu domínio, termo mais abrangente. É importante realçar o tanto que o pronome “seu” está presente no texto. A atitude de Ezequias leva o escritor a descrever os sentimentos do rei em termos de possessão. Isto indica que o rei sentia-se senhor de tudo o que havia na sua casa e que o reino de Judá era seu. Mas o pior erro de Ezequias ainda estava por vir:
C – Ezequias não testemunhou os milagres de Deus em sua vida
A Bíblia conta que os mensageiros estavam interessados na recuperação miraculosa do rei Ezequias. Mas parece que Ezequias ficou mudo sobre sua experiência de cura. Ele não enfatizou as coisas que teriam aberto o coração desses embaixadores para o conhecimento do verdadeiro Deus. É evidente o contraste entre a gratidão pela sua cura no capítulo anterior com seu silêncio sobre esse assunto neste capítulo. Ele se calou! Ele se esqueceu do que Deus fez em sua vida! A operação de Deus em sua vida e na vida da sua nação parece ter desaparecido de sua mente! Isso nos mostra como a bênção de Deus pode facilmente ser considerada coisa natural e como os que recebem Sua misericórdia podem se tornar auto-suficientes.
Deus permitiu que isso acontecesse sobre Ezequias para ver se ele seria fiel ou não, mas ele falhou redondamente. Em vez de dar testemunho daquilo que Deus fez na sua vida, Ezequias deixou-se enredar pela tentação e apresentar as coisas como sendo suas. A ação que Deus realizou na sua vida deveria ser motivo para ele estar grato a Deus e ser suficientemente humilde, em vez de ser arrogante e orgulhoso. A sua atitude não trouxe paz nem segurança para o seu reino, pois os embaixadores do rei da Babilônia viram ali motivos de sobra para atacarem futuramente o reino de Judá.
Os cristãos não são chamados a exibir sua prosperidade ou realizações materiais, embora possam reconhecer que estas são bênçãos de Deus. Eles são chamados:
9  Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pd 2.9).
Usando a experiência de Ezequias como símbolo, podemos declarar que estávamos morrendo, mas Cristo nos curou; estávamos mortos no pecado, e Cristo nos ressuscitou e nos fez assentar-se em lugares celestiais.
Nós somos muito sensíveis às tentações durante os tempos de emoção extrema. Em momentos de tristeza, estamos sujeitos ao desespero e à depressão. Em tempos de vitória, somos tentados a ficar orgulhosos e independentes. O orgulho precede sempre uma grande perda:
18  A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda (Pv 16.18).
Se deixarmos de depender de Deus e deixarmos de lhe dar glória, somos os candidatos principais às tentações de Satanás. Somente os que se humilham diariamente perante o Senhor estarão em alertas e preparados para resistirem à tentação do orgulho e da presunção.
3 – A visita do profeta ao rei Ezequias
3  Então, Isaías, o profeta, veio ao rei Ezequias e lhe disse: Que foi que aqueles homens disseram e donde vieram a ti? Respondeu Ezequias: De uma terra longínqua vieram a mim, da Babilônia.
4  Perguntou ele: Que viram em tua casa? Respondeu Ezequias: Viram tudo quanto há em minha casa; coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu não lhes mostrasse.
5  Então, disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do SENHOR dos Exércitos:
6  Eis que virão dias em que tudo quanto houver em tua casa, com o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado para a Babilônia; não ficará coisa alguma, disse o SENHOR.
7  Dos teus próprios filhos, que tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no palácio do rei da Babilônia.
8  Então, disse Ezequias a Isaías: Boa é a palavra do SENHOR que disseste. Pois pensava: Haverá paz e segurança em meus dias (Is 39.1-8).
A – A indagação do profeta Isaías
Depois da visita, o profeta Isaías é mandado por Deus ao rei Ezequias. Ele poderia ter argumentado com Isaías, quando este o indagou sobre quem eram os homens que estavam em sua casa, afinal, o que tem receber na minha casa os meus amigos? Mas as perguntas do profeta conduz Ezequias a refletir naquilo que fez:
3  Que foi que aqueles homens disseram?
Não temos o registro sobre o que eles falaram, talvez, até tenha sido sobre alguma aliança militar para enfrentar a Assíria, o que seria reprovável por Deus, pois Judá acabara de ter uma tremenda vitória contra um imenso exército assírio sem levantar a espada.
3  ... e donde vieram a ti?
Babilônia é conhecida como inimiga de Deus, totalmente desconhecida até aqui por Ezequias.
4  ... Que viram em tua casa?
E o que tem a ver com o que eles tinham visto? Parece sem sentido a admoestação do profeta dirigida ao rei. Que problema haveria em mostrar todos os tesouros dentro do palácio aos amigos babilônicos, que souberam de sua doença e também de sua recuperação, honrando-o com aquela nobre visita e com presentes? Era como se o profeta levasse Ezequias a pensar: Acabei de mostrar todos os meus segredos para alguém que não conheço.
B – O anúncio do profeta sobre o cativeiro
5  Então, disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do SENHOR dos Exércitos:
6  Eis que virão dias em que tudo quanto houver em tua casa, com o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado para a Babilônia; não ficará coisa alguma, disse o SENHOR.
7  Dos teus próprios filhos, que tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no palácio do rei da Babilônia.
Agora, acontece a concretização da determinação de Deus sobre este acontecimento. O cronista diz:
31  Contudo, quando os embaixadores dos príncipes da Babilônia lhe foram enviados para se informarem do prodígio que se dera naquela terra, Deus o desamparou, para prová-lo e fazê-lo conhecer tudo o que lhe estava no coração (2 Cr 32.31).
Ou seja, o que estava no coração de Deus. O cativeiro de Judá já estava determinado por Deus e Ele queria revelar isto ao rei Ezequias. Este acontecimento nos mostra de como a História e o coração dos homens estão nas mãos de Deus. Isaias diz:
24  Jurou o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e, como determinei, assim se efetuará (Is 14.24).
13  Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? (Is 43.13).
Deus conhece e sabe o que vai acontecer no futuro. Na altura em que Isaías apresenta a sentença de Deus, a Assíria ainda dominava, mas estava prestes a cair perante a Babilônia. Isaias não é específico quanto a datas, apenas diz que “dias virão” em que tudo será levado, ou seja, a limpeza será completa e abrange não só as coisas de Ezequias, mas também tudo o que foi acumulado pelos seus antepassados.
A perda dos bens era só o prenúncio de uma perda muito mais significante do que os bens materiais, pois haveria ainda perdas mais profundas. Não se perderia somente a riqueza de bens materiais, a perda afetaria também seus descendentes, os seus familiares, o seu trono. Após a sentença acontece a reação de Ezequias:
C – A atitude Egoísta de Ezequias
8  Então, disse Ezequias a Isaías: Boa é a palavra do SENHOR que disseste. Pois pensava: Haverá paz e segurança em meus dias.
Parece que o rei Ezequias não mediu bem as palavras do profeta. Como é possível deixar-se perder todo um patrimônio que certamente foi adquirido com grande esforço? Foi anunciado pelo profeta ao rei uma das maiores tragédias que viria sobre o reino de Judá, mas ele parece que não percebeu isso. Ao contrário do que costumava fazer, desta vez ele não se humilhou diante do Senhor, não se colocou diante de Deus, não se virou para orar a Deus. Tudo o que fora adquirido deixaria de fazer parte da riqueza da linhagem real e ele pareceu não se importar com isso, somente porque não aconteceria durante seu reinado. Uma atitude completamente egoísta.
Se não houvesse a parte final desta frase, poderíamos dizer que suas palavras poderiam expressar um sentimento humilde e piedoso de arrependimento e resignação de Ezequias. Ele poderia estar honrando a mensagem do profeta Isaías, reconhecendo como palavras de Deus – mesmo sendo ela desagradável e esteja condenando os seus próprios pensamentos e planos. Mas, a parte final desta frase nos mostra que estas palavras são impensadas, egoístas e injustificadas, pois Ezequias se preocupou apenas com o seu tempo. Talvez, o rei até tenha reconhecido que Judá merecia o julgamento divino, mas a sua falta de preocupação pelo bem-estar do seu povo não demonstrou compaixão por eles.
Precipitou-se o rei Ezequias porque não pediu a orientação de Deus, ensoberbeceu-se diante da comitiva, não testemunhou do poder de Deus e mostrou seus segredos sem atinar-se para as reais intenções de Merodaque-Baladã. O rei foi repreendido por não ter pensado no perigo que era estar a mostrar a sua riqueza aos líderes pagãos da Babilônia.
Precisamos aprender a orar nas circunstâncias de desespero e agradecermos a Deus pelas vitórias concedidas, nos precavendo sempre do orgulho que pode nos conduzir a um comportamento louco e prejudicial e refletir antecipadamente nas consequências dos nossos atos a longo prazo. Também não podemos nos esquecer de que neste momento o rei Ezequias estava desamparado de Deus para ser provado. Isso nos mostra o que somos sem Deus, pessoas completamente egoístas, imprudentes, que desvaloriza e negligencia a orientação divina.
Conclusão
Quero terminar esta mensagem destacando o que a Palavra de Deus diz sobre Ezequias:
5  Confiou no SENHOR, Deus de Israel, de maneira que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele.
6  Porque se apegou ao SENHOR, não deixou de segui-lo e guardou os mandamentos que o SENHOR ordenara a Moisés (2 Rs 18.5-6).
Apesar da diferença de conduta encontrada em Ezequias neste episódio, a Palavra de Deus o coloca como um grande homem, um homem de fé que agradou ao seu Deus. Isto nos demonstra que, na avaliação de nossa vida, os padrões de Deus são muito diferentes dos nossos padrões. Os padrões daquele que é Santo, Santo, Santo são muito mais relativos do que os daqueles que são imperfeitos, pecadores e miseráveis. Às vezes, taxamos, rotulamos uma pessoa por causa de um ato, de uma atitude impensada, de um deslize momentâneo e olhamos para ela com o canto dos olhos, desconfiados, receosos, com descrédito e desprezo. Temos muita facilidade em esquecer-se de uma vida inteira de dedicação, pois temos os olhos fechados e despercebidos para as virtudes, mas escancarados e atentos para os defeitos. Somos completamente falhos, mas tremendamente exigentes. Tratamos aqueles que falham como se não tivéssemos nenhuma imperfeição, como os fariseus trataram aquela mulher adúltera diante de Jesus, com as mãos cheias de pedras e com o coração vazio de amor e de misericórdia, mas que diante daquele que não esmaga a cana quebrada são constrangidos a se calarem, jogarem as pedras ao chão e a saírem envergonhados.
A experiência de Ezequias nos mostra que devemos estar sempre alertas, pois depois de uma grande vitória, podemos ser facilmente derrotados. A experiência de Ezequias nos mostra o tanto que Deus prova os corações, pois mesmo depois de aprovados, somos provados novamente por Deus. A experiência de Ezequias nos mostra que Deus nos coloca diante de todas as circunstâncias para ver nossa reação, para conhecer nossas atitudes. A experiência de Ezequias nos mostra que não podemos ficar em nenhum momento sem o Senhor e para isso precisamos buscá-lo a todo instante. Um minuto sem Deus é suficiente para afundarmos em um abismo profundo. Que Deus te abençoe a estar em constante comunhão com o Senhor! Amém!
Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com

Bibliografia:
Bíblia Sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Sociedade Bíblica do Brasil.

87 comentários:

  1. Gloria a Deus, como Deus falou comigo por meio deste estudo Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! É motivador quando o Espírito Santo nos usa para levar consolo e fortalecimento a irmãos distantes!

      Excluir
  2. que continue. sendo sua inspiraçao e abençoando. os leitores. com seu conhecimento e revelaçao de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que o Senhor seja misericordioso e nos dê coração humilde sempre pronto a lhe servir com amor e dedicação!

      Excluir
  3. Que palavra abençoada que Deus continue te dando a revelação da palavra santa dele.. Muito forte mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! A Palavra de Deus é poderosa e impactante!

      Excluir
    2. A palavra que Deus te deu continua falando poderosamente aos corações.Deus te use sempre.

      Excluir
  4. Precisamos vigiar diante do inimigo. A palavra foi tremenda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! A Palavra de Deus é poder! Sua promessa é que ela não volta para Ele vazia sem antes cumprir com os seus propósitos!

      Excluir
    2. Glória adeus estou gostando muinto e aprendendo com este sermões agradeço a Deus por isso amém

      Excluir
  5. Precisamos mesmo vigiar em tudo. Que pena! Q Ezequias não fez isso.

    ResponderExcluir
  6. Benção este sermão!!
    Vale tb para atentarmos para o que postamos nas redes sociais...

    Abs!!

    ResponderExcluir
  7. Deus seja louvado!
    Essa palavra certamente não voltará vazia ao Senhor.
    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Jesus é lindo!
    Essa palavra veio como resposta do senhor nessa manhã
    Deus continue te usando poderosamente.

    ResponderExcluir
  9. O que acabei de ler e fabuloso, olha nunca me senti totalmente tocado por Deus.estou em lagrimas pois Deus me tocou mesmo.que Deus vos abençoe muito.amem wesley oliveira de juiz de fora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Fico feliz quando vejo a bondade de Deus nos alcançando. Quando, pela providência divina, a Sua boa Palavra chega até nós no momento certo, na dose certa, na hora em que realmente estávamos precisando. Que Deus continue a lhe abençoar com o poder da Sua Palavra.

      Excluir
  10. Muita boa a palavra tirou minhas duvidas sobre o capítulo....que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  11. Estava lendo a passagem de 2 crônicas e apareceram varias dúvidas e este texto foi esclarecedor pra mim. Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Deus continua usando seus servos para revelar a sua poderosa palavra, que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  13. Olá irmão... Infelizmente eu vivi e vivo tudo isso o que aconteceu com Ezequiel, tenho consciência q em algum momento cometi algo errado e desagradou a Deus, agora não sei sei o que fazer pr ter minha vida devolta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius, não importa o que você tenha feito, enquanto há vida há esperanças e Deus jamais rejeita alguém que venha a Ele arrependido do que tenha feito. Só não se esqueça de que arrependimento é deixar de fazer o que faz para fazer o que Deus quer que façamos, é deixar de ser o que somos para sermos o que Deus deseja que sejamos. Isso é carregar a cruz de Cristo. Isso é ser nova criatura.

      Excluir
    2. António Vinícius aceita a Jesus, e volta a ele, e Deus por sua infinita misericórdia vai jogar no mar do esquecimento seus pecados e escrever nova história pra sua vida. Ele te ama e não quer tE perder

      Excluir
  14. Me ajuda irmão como devo agir pra ter minha vida de volta e ser uma filha querida pra Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte as origens. Volte ao primeiro amor. Se o seu prazer está em Deus prove isso para Ele abandonando todos os seus vícios pecaminosos e vivendo uma nova vida com Deus, dia a dia, momento a momento. Não espere ser fácil, mas tenha a certeza de que Deus estará do seu lado todos os dias. Ele ama um coração sincero e jamais desampara o aflito que nele busca socorro. Você encontrará forças no estudo da Palavra de Deus e na oração, fatores imprescindíveis para uma vida vitoriosa em Deus.

      Excluir
  15. Não abre as portas para o inimigo agir em nossa vida tome muito cuidado.

    ResponderExcluir
  16. Que benção esta palavra! Do céu para minha vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Que bom ver a fidelidade de Deus de não deixar a sua palavra voltar vazia! A Ele toda a glória!

      Excluir
  17. A paz amado, não sei se vc vai ler,
    Hj pela manha, abri a palavra e Deus e Ele me falou exatamente essa passagem, fiquei sem entender, mas ao buscar orientaçao e entendimento do texto lido, encontrei o seu sermao, e Deus falou comigo, mto obrigada, continue sendo esse canal de bençãos . Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  18. Nossa estudo muito edificante que Deus abençoe e use cada vez mais o irmão.

    ResponderExcluir
  19. Abri a porta da minha casa para uma pessoa, e no mesmo instante o Espírito Santo me chamou a atenção, fiquei chateado comigo mesma, só que já era tarde, o diabo é sagaz ele age de forma sutil, então fui ler alguma coisa a respeito e Deus falou tremendamentecomigo. Lida palavra

    ResponderExcluir
  20. Glória a Deus gostei muito deste estudo

    ResponderExcluir
  21. Glória a Deus! Tirou todas as minhas dúvidas. Que o Senhor o abençoe em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  22. Boa foi essa palavra... Meu dia hoje vai ser abençoado em nome de Jesus ...
    E que possamos sempre testemunha para as pessoas os benefícios que Deus fez , faz e vai fazer nossas vidas.
    Pra mim hoje foi um grande aprendizado .

    ResponderExcluir
  23. Muito profundo o estudo de Ezequias. Amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado! Valeu pela participação! Que Deus te abençoe!

      Excluir
  24. Respostas
    1. Verdade! É a espada de dois gumes que corta por todos os lados pelo poder do Espírito Santo!

      Excluir
  25. Que estudo abençoado.
    Que Deus continue lhe dando graça .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Glória a Deus! Que Deus te abençoe e lhe dê a paz!

      Excluir
  26. Excelente estudo da Palavra de Deus / IBCentral em Vila Maria

    ResponderExcluir
  27. Excelente esta mensagem. Precisa e clara e tb muito atual. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado pela participação! À Deus toda honra, glória e louvor!

      Excluir
  28. A paz Vaso que Deus te use cada vez mais para trazer essas mensagens c/ profundidade e entendimento

    ResponderExcluir
  29. Muito bom e esclarecedor! Deus continue abençoando e direcionando os estudos da palavra!

    ResponderExcluir
  30. A PAZ DO SENHOR . ESTOU MARAVILHADA COM ESSE TEXTO, É MUITA RIQUEZA DA PARTE DO SENHOR. QUE DEUS TE ABENÇOE MAIS E MAIS COM A SABEDORIA DOS CÉUS. TODA HONRA E TODA GLÓRIA PARA DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Sim, a Deus toda honra, toda glória e todo louvor.

      Excluir
  31. Bom ! Deus seja louvado,e o espírito santo posso usar lo muito Em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  32. Amém! Que Ele use este instrumento de barro na forma que lhe aprouver. Valeu! Obrigado!

    ResponderExcluir
  33. Maravilhoso estudo. Obrigada, Deus teabençoes e te proteja, sempre.

    ResponderExcluir
  34. obrigado pela ajuda! Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  35. Muito obrigado esse estudo foi sobrenatural

    ResponderExcluir