Para Refletir

Há momentos na vida difíceis de serem suportados, em que a única vontade que sentimos é de chorar, pois parecem arruinar para sempre nossa vida. Quando um destes momentos chegar, lembre-se que ainda não chegou o fim, que a sua história ainda não acabou e que ainda há esperança. Corrie Ten Boom disse: "não há abismo tão profundo que o amor de Deus não seja ainda mais profundo". Este amor você encontra aqui, um lugar de esperança, consolo e paz, e aqui encontrará a oportunidade de conhecer a verdadeira vida, uma vida abundante com Cristo.

terça-feira, 21 de junho de 2011

CUIDADO POR ONDE ANDAS

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores (Sl 1.1).
Introdução
Quando se fala em caminho, logo vem em nossa mente: Qual será o caminho verdadeiro? Há tantos caminhos! Isso é uma mentira muito bem preparada pelo nosso inimigo para nos enganar.
O texto básico acima nos ensina como andar no caminho certo e seguro. Ele nos mostra três aspectos de separação de Deus presente na vida daqueles que andam em conformidade com este mundo, participando dos seus costumes.
Segundo este verso, aquele que anda no caminho que conduz a vida eterna precisa policiar sua vida nestes três grandes detalhes:
1 – Não andar segundo o conselho dos ímpios
O que significa não andar segundo as opiniões e os pensamentos daqueles que não crêem em Deus.
A – Tenha bem claro em sua mente quem são os ímpios
A bíblia diz que não devemos andar segundo o conselho dos ímpios. Mas quem são os ímpios?
Geralmente quando pensamos num ímpio, vem a nossa mente alguém ligado a roubo, assassinato, etc. Mas a verdade é que ímpio é todo aquele que vive a sua vida sem Deus, é aquele que vive debaixo de suas próprias decisões, que vive por sua própria conta e risco. Pode ser alguém que conhecemos, em casa ou no trabalho, mas que é insensato, que não quer nada com Deus.
E o mundo está cheio de pessoas ímpias. Elas são pessoas decentes, estudiosas, líderes, gente bem-sucedida, gente que tem até bons exemplos de uma vida de vitórias. Mas o fato é que toda vitória sem Deus tem prazo de validade, e geralmente um prazo muito curto.
Esse tipo de pessoa, por mais amável que seja, nunca dará bons conselhos a ninguém, pois ele mesmo anda em maus caminhos.
B – Cuidado com aqueles que podem te enganar
O sábio Salomão nos deixou um conselho que não podemos deixar de ouvir:
10 Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas (Pv 1.10).
O que não falta são amigos, parentes e tantas outras pessoas que tentam nos fazer desistir do nosso caminho, do nosso alvo, do projeto de vida que formamos quando conhecemos a Jesus.
São muitos os que nos dizem que os tempos mudaram que não devemos ser fanáticos e temos mais é que curtir a vida porque ela é curta.
Tentam nos convencer de que Deus é amor e que Ele não é tão rígido assim com o pecado e tentam nos induzir a uma vida de liberalidade igual a que vivem. Não consintas que tais pessoas te influenciem e te induzem ao erro.
Por isso, aquele que ama a Deus não deve freqüentar constantemente festas mundanas, ambientes onde temos certeza de que Jesus não esta ali. Não faltarão ali exemplos e pessoas para cochichar em seus ouvidos.
Precisamos tomar cuidado com nossas amizades, senão de repente estaremos cercados somente de pessoas que queiram nos seduzir e podemos não ser tão fortes quanto pensamos.
Não podemos permitir que sejamos traídos pela astúcia daquele que quer nos tirar do caminho de Deus. Ouça um conselho de Pai que nos diz:
26 Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos.
27 Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal (Pv 4.26,27).
Nunca se esqueça da tamanha diferença que há entre o caminho que Deus lhe oferece do caminho dos pecadores.
18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (Pv 4.18).
6  Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá (Sl 1.6).
C – Cuidado com a definição de pecado
O que é pecado? A resposta que você tem a esta pergunta será muito importante na direção de seu caminho. A Bíblia nos ensina que pecado é tudo aquilo que não é feito na presença de Deus e debaixo dos princípios de Deus.
Não adote para a sua vida os posicionamentos, os exemplos de quem não têm estado com Deus. Não deixe que os seus olhos te enganem, pois muitos servos de Deus adotam para suas vidas os posicionamentos e os conselhos de ímpios, por ver na vida destes o que Asafe um dia viu: uma prosperidade vã e passageira. Mas o fim deles é lastimoso.
6  Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá (Sl6.1).
O caminho do ímpio é um caminho sem a direção de Deus, vai perecer, vai ser destruído por ser estranho a Deus por causa de suas obras malignas.
Aquilo que para o mundano parece não fazer nenhum mal é venenoso para a vida cristã. É necessário cuidar do coração, dos desejos, das paixões, para que não venhamos a ser como Israel no deserto, desejando as panelas de carne do Egito.
Infelizmente, hoje existem muito crentes que vivem debaixo de conselhos de ímpios. São crentes que tem se detido aos conselhos de quem não serve a Deus, gente que não conhece a Jesus e nem os princípios da Palavra de Deus. Por isso temos que fazer uma escolha, ou vivemos pela palavra de Deus ou vamos seguir os conselhos dos ímpios, atitude essa que nos impede de viver debaixo da benção de Deus.
2 – Não se deter no caminho dos pecadores
Deter é parar, dar uma olhada! Mas por que não devemos nos deter no caminho dos pecadores?
A – Para não se deslumbrar com a beleza do caminho dos pecadores
O caminho dos pecadores é a balada, a luxúria, o modismo, os vícios, a perdição. O caminho dos pecadores envolve prazeres que levam ao vício ou à corrupção. As alegrias da carne são mundanas, pecaminosas, enganosas e diabólicas. Por isso que a Palavra de Deus nos adverte:
14 Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus.
15  Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo (Pv 4.14,15).
Se ela nos adverte a nem passar por ele, quanto menos nos deter neste caminho tão cheio de armadilhas.
Não devemos nos deter no caminho dos pecadores para não praticar as suas atividades que são más, pois não temem a Deus e não conseguem discernir entre o bem e o mal.
16 Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono, se não fizerem tropeçar alguém;
17  porque comem o pão da impiedade e bebem o vinho das violências (Pv 4.16,17).
Mas nós somos da luz e aonde a luz chega, as trevas se dissipam. Jamais podemos compartilhar das práticas daqueles que andam nas trevas e não agradam a Deus.
Não podemos nos comportar como os pecadores. Somos filhos de Deus, criados para a obediência, por isso não podemos ter prazer no caminho do pecado, por mais atraente que ele nos pareça.
B – Para não se iludir com a comodidade do caminho dos pecadores
A Bíblia fala que existem apenas dois caminhos: o caminho largo, que conduz para a perdição eterna e o caminho estreito, que conduz a vida eterna:
13 Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela),
14  porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela (Mt 7.13,14).
O caminho dos pecadores é largo, espaçoso e por isso é muito mais fácil andar por ele, por isso que o caminho dos pecadores é o caminho da maioria, o caminho mais popular. Trilhar pelo caminho do pecado é bom, mas sua alegria é momentânea. Ela é doce no começo, mas amarga no final.
C – Para não se enganar com o final do caminho dos pecadores
O final do caminho dos pecadores é a morte, a separação final de Deus. Por isso é muito pertinente o que o sábio Salomão nos diz:
12 Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte (Pv 14.12).
Este texto nos exorta a viver em um constante estado de alerta, analisando se não estamos sendo enganados em nosso caminho, se o caminho pelo qual estamos andando é o caminho que conduz a vida eterna ou o caminho que conduz a perdição eterna.
Pensando no fato de que nosso caminho não tem volta e uma vez que existem apenas dois caminhos, o que conduz a vida eterna e o que conduz a perdição eterna, somente saberemos para onde o caminho que estamos andando nos levará quando chegarmos lá. E quando ele terminar, não tem mais como voltar atrás para pegar o outro caminho.
Na parábola do homem rico e Lázaro, uma das maiores ansiedades do homem rico era que lázaro voltasse e avisasse seus irmãos para que não seguissem o mesmo caminho que ele, mas era tarde demais:
Lc l6.27,28 è Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna,
28  porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento (Lc 16.27,28).
Este é um claro exemplo de como nosso caminho não tem volta. Por isso, não podemos nos deter no caminho dos pecadores para não corrermos o risco de sermos enganados.
3 – Não se assentar na roda dos escarnecedores
Escarnecer significa troçar, zombar, chacotear. Na prática, escarnecedores são todos aqueles que se unem para falar mal dos outros.
A – A roda dos escarnecedores é muito atrativa
Por que ela nos atrai tanto? Porque lá está o riso, a brincadeira, a diversão. E quem não gosta de rir e de se divertir? Mas a diversão da roda dos escarnecedores é a custa da honra e da dignidade de pessoa alheia. Na roda dos escarnecedores não há choro, pelo contrário, há muito riso e muita diversão, mas uma diversão perigosa e que pode causar grandes traumas na vida das pessoas. Eles não conseguem se divertir se não for humilhando e rebaixando a outro com seus escárnios.
Muitas pessoas se sentem atraídas a participar das rodas dos escarnecedores e não percebem o quanto estão se afundando cada vez mais. Se há uma roda de amigos e eles estão zombando de alguém, eis aí uma roda de escarnecedor. Não se assente com eles.
B – Não participe da prática escarnecedora
Os escarnecedores são zombadores de Deus. É isso que eles fazem em suas rodas de conversas, em seus círculos de amizades e assentar-se com eles significa ter comunhão com pessoas que não compartilham da nossa fé.
Quando alguém está como ouvinte de uma conversa em que pessoas falam mal de outra pessoa, ela é conivente com o que estão falando, ainda que não dê sua opinião.
Existem pessoas que só porque são crentes acham que podem zombar de outros religiosos e de pessoas que não comungam com a sua fé. Erram e pecam esses que assim procedem.
É necessário vivermos em estado de alerta, senão, de repente, por alguma distração, podemos nos ver assentados com zombadores, participando de suas brincadeiras de mau gosto.
Não podemos ter cumplicidade com eles.
Não precisamos nos identificar com eles.
Não devemos fazer parte de uma comunidade de escarnecedores, que zombam e brincam com Deus.
18 Como o louco que lança fogo, flechas e morte,
19  assim é o homem que engana a seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira (Pv 26.18,19).
Rir e debochar de alguém, fazer zombaria, maldizer, fazer piada, ridicularizar, tudo isso é abominável para o Senhor e o crente não pode ter participação nestas coisas.
C – Nunca se conforme com o escárnio
Não confunda não concordar com zombar. Não concordar com nossa fé é aceitável e até podemos entender, já que o incrédulo é cego em seu entendimento e nele não resplandece a luz do Evangelho, porém, não podemos aceitar o escárnio. Da mesma forma que nós não devemos zombar de qualquer outra religião para não ferir os sentimentos das pessoas, não podemos aceitar que as pessoas zombem da nossa fé.
Podemos ter um relacionamento de amizade com uma pessoa na escola, no trabalho, em casa. Porém, o que deve determinar a existência deste relacionamento é o respeito que a pessoa tem por nós, pela nossa fé e pelo nosso Deus. Quem zomba de nossa fé e do nosso Deus está zombando do que há de mais importante para nós.
Quem ouvir os sábios conselhos da Palavra de Deus evitará estar assentado na roda dos escarnecedores, se deliciando com suas piadas imorais.
10 Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida.
11  No caminho da sabedoria, te ensinei e pelas veredas da retidão te fiz andar.
12  Em andando por elas, não se embaraçarão os teus passos; se correres, não tropeçarás.
Se você estiver andando pelo verdadeiro caminho, aquele que é apertado, difícil, pode correr a vontade, porque não haverá nada em que possas tropeçar. Mas se estiver andando por outro caminho, detido entre os pecadores, assentado na comodidade e no modismo, cuidado! Vejas bem por onde andas!
Jamais devemos andar com saudades de nosso antigo caminho, o caminho da perdição, pois o retorno a ele impede o fluir das bênçãos de Deus e abre portas para as investidas de satanás, atraindo tristeza, depressão, fracasso e derrota.
Colocar a confiança em Deus, viver segundo a Sua palavra, é o princípio para se andar no verdadeiro caminho.
Conclusão
O texto nos mostra uma progressão: andar, deter e assentar. Evite andar segundo o curso deste mundo, não se detenha para observar sua beleza enganadora e não se assente para participar das ações daqueles que não amam a Deus.
Por onde você tem andado? Como tem se comportado pelo caminho por onde estas trilhando? Jesus é o único caminho! Ele tem sido único na sua vida? Nossa conduta deve ser regida por Ele, por Sua Palavra, faça das palavras abaixo um desafio para a sua vida.
105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos (Sl 119.105).
Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com

19 comentários:

  1. Sem palavras para descrever o quanto foi bom ler esta mensagem. Glórias à DEUS que o SENHOR abençoe quem escreveu e a todos que lerem em nome de JESUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado pela colaboração! É maravilhoso ver a Palavra de Deus agindo em nossas vidas!

      Excluir
  2. Excelente,é a mas pura verdade!

    ResponderExcluir
  3. Gostei parabéns e obrigado, que Deus te abençoe e guarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!Valeu! Obrigado pela participação! Que Deus te abençoe!

      Excluir
  4. Louvado seja Deus...vou aplicar no estudo na igreja. Muito bom. Que Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Ele toda glória! Pode usar a vontade, é a Palavra de Deus! Valeu!

      Excluir
  5. Estudo bíblico maravilhoso!
    Foi muito bem detalhado e explicado cada versículo!
    Foi muito importante pro meu crescimento espiritual!
    Deus continue abençoando e dando muita sabedoria!

    ResponderExcluir
  6. Amém! Que Deus, através de Espírito, continue alcançando e transformando vidas para a glória do Reino de Deus!

    ResponderExcluir
  7. Glória a Deus pela sabedoria e dissertação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado! Valeu pela participação! Que Deus te abençoe!

      Excluir
  8. obrigado pelo ensino, aqui de Moçambique (África)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado! Valeu pela participação! Que Deus te abençoe! À Deus toda glória!

      Excluir