Para Refletir

Há momentos na vida difíceis de serem suportados, em que a única vontade que sentimos é de chorar, pois parecem arruinar para sempre nossa vida. Quando um destes momentos chegar, lembre-se que ainda não chegou o fim, que a sua história ainda não acabou e que ainda há esperança. Corrie Ten Boom disse: "não há abismo tão profundo que o amor de Deus não seja ainda mais profundo". Este amor você encontra aqui, um lugar de esperança, consolo e paz, e aqui encontrará a oportunidade de conhecer a verdadeira vida, uma vida abundante com Cristo.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

QUANDO DEUS TRANSFORMA AS PERSPECTIVAS NEGATIVAS EM VITÓRIAS



1 Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos.
2  Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; os filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; vieram à terra de Moabe e ficaram ali.
3  Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos,
4  os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos.
5  Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando, assim, a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido.
6  Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o SENHOR se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.
19  Então, ambas se foram, até que chegaram a Belém; sucedeu que, ao chegarem ali, toda a cidade se comoveu por causa delas, e as mulheres diziam: Não é esta Noemi?
20  Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso.
21  Ditosa eu parti, porém o SENHOR me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o SENHOR se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido (Rt 1.1-6, 19-21)?
13 Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela, e o SENHOR lhe concedeu que concebesse, e teve um filho.
14  Então, as mulheres disseram a Noemi: Seja o SENHOR bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste.
15 Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos.
16 Noemi tomou o menino, e o pôs no regaço, e entrou a cuidar dele.
17 As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi (Rt 4.13-17).

Introdução

Noemi viveu durante o período dos juízes, que foi um dos tempos mais turbulentos da história de Israel. Período de apostasia religiosa, período de instabilidade política, período de insegurança para a família. Neste cenário político e econômico acontece a história de Elimeleque e sua família.
Alguns estudiosos acreditam que a família de Elimeleque fazia parte da aristocracia judaica, sendo uma família rica, nascida em berço de ouro. Mas esta família começa a enfrentar, de repente, uma crise que se instala e trás apertos tremendos. Vamos ver como esta família, especialmente Noemi, enfrenta as tragédias da vida e a forma como Deus transforma esta crise em grandes vitórias na vida desta mulher.
O nome Noemi significa ditosa, feliz. Mas, a história de Noemi é marcada por grandes desalentos, grandes perdas, grandes traumas. A história de Noemi fornece para nossas vidas lições muito oportunas porque nesta história podemos ver a mão poderosa de Deus agindo de forma tão sublime que transforma as tragédias na vida desta mulher em tremendas vitórias.

1 – UM PANORAMA DO QUADRO NEGATIVO: AS TRAGÉDIAS VIVENCIADAS POR NOEMI

Que tragédias atingem esta família?

A – A tragédia da fome e a fuga da crise

1 Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra...

A Bíblia diz que houve fome na terra. A fome chegou se instalou e trouxe profundas angústias para aquela família, de forma que a fome é o primeiro drama que atinge esta família. Esta família morava em Belém, que significa a casa do pão, mas estava faltando pão exatamente na casa do pão, pois havia fome em Belém, cidade em que um dia nasceria o rei Davi e o próprio Messias de Israel. E quando a crise da fome se instala esta família, com medo de perecerem ali, decidiu não mais permanecer em Belém e resolveram deixar suas terras.

1 ... e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos.

O que podemos notar aqui é que eles não aguardaram, eles não esperaram, eles não oraram, eles não lutaram contra a maré, eles não enfrentaram a crise de frente, cara a cara, eles acharam melhor fugir. E nem sempre é prudente fugir.
Muitas vezes não temos paciência para esperarmos a crise passar, para esperarmos o problema assentar, para esperarmos um novo horizonte, uma nova perspectiva de vida, achamos mais cômodo fugir, mas nem sempre fugir é a melhor solução.
O fato é que a fome é algo dramático. Não sei se você já passou alguma crise ao ponto de passar fome. Talvez nunca tenha passado por fome na vida. Por mais limitada que seja sua situação financeira, por mais apertada que seja sua economia, talvez não saiba o que seja a falta de pão sobre a sua mesa.
A família de Noemi fugiu da crise procurando sobrevivência e encontrou a morte. Em Moabe eles não encontraram a sobrevivência, eles encontraram a morte. Diz a Bíblia que morreu Elimeleque, morreu Malom e morreu Quiliom. Eles, procurando a sobrevivência, a segurança, encontraram a doença, encontraram a morte, encontraram o final da linha.
A crise um dia chega para você, chega ao seu casamento, chega à sua empresa, chega às suas finanças, chega para sua família. O que fazer quando a crise se estabelece em sua vida? Muitas pessoas fogem, muitas pessoas desistem, muitas pessoas correm, muitas pessoas buscam alternativas por não terem paciência de esperar. Não fuja da crise. Nem sempre fugir é o melhor caminho.

B – A tragédia das perdas e da despedida

3  Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos,
4  os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos.
5  Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando, assim, a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido.

Noemi fugiu de Belém para Moabe a fim de escapar da crise e ali sofreu as mais profundas perdas de sua vida, perdas não de coisas, mas de pessoas, pois perdeu o marido e seus dois filhos.
Noemi, agora, está em terra estranha, viúva, sem filhos, sem dinheiro, sem amigos e sem família. Ela não perdeu apenas dinheiro, mas perdeu relacionamentos. Ela não perdeu apenas o supérfluo, mas perdeu o essencial. Ali, Noemi viveu o drama da solidão. Ela ficou só em uma terra estranha. Não tinha ninguém para socorrê-la, não tinha um parente para buscar ajuda. Ela estava absolutamente só.
Restaram para Noemi apenas as suas duas noras que a trataram com humanidade, com amor, com zelo, com grande apreço, entretanto, chega o momento em que Noemi precisa despedir-se também de suas noras.

8  disse-lhes Noemi: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o SENHOR use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram e comigo.

Noemi entende que não pode mais ser um peso para suas noras. Ela entende que suas noras precisam casar-se mais uma vez e constituírem famílias, porque eram mulheres jovens e se não se casassem ficariam desamparadas. Ela agora está se despedindo das únicas pessoas que podem ter um significado real em suas vidas. Ela está se despedindo das únicas pessoas que poderiam dar a ela esperança de ter um futuro, de ter a sua descendência viva sobre a face da terra. Ela abriu mão, voluntariamente, de suas noras. Não é fácil você despedir-se de quem você ama. Não é fácil você abrir mão de quem você não somente ama, mas precisa, necessita, carece. Noemi enfrenta mais esta crise! O drama da despedida!
Talvez esta seja a crise que você esteja vivenciando hoje em sua vida. A crise das perdas. Perdas importantes. Perdas significativas. Perdas de coisas, perdas de relacionamentos, perdas de pessoas que você amava profundamente e que te deixou de repente, inesperadamente, e você se sente só. Ou talvez tenha se despedido de pessoas muito queridas e tenha que viver longe delas, cujas presenças você sinta tanta falta.

C – A tragédia da amargura contra Deus

13  ... Não, filhas minhas! Porque, por vossa causa, a mim me amarga o ter o SENHOR descarregado contra mim a sua mão.

Esta, talvez, seja a crise mais aguda de Noemi. Segundo Noemi, Deus havia descarregado a sua mão contra ela. Deus havia pesado a mão sobre ela. Deus a estava esmagando! Noemi pensa que Deus é o grande protagonista de sua tragédia. Ela atribui a Deus todo o seu sofrimento, a sua viuvez, a perda de seus filhos, e agora, a perda e a despedida de suas noras. Olhe o que ela diz no verso 20:

20  Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso.

Ela está no meio de uma crise e atribui a Deus esta crise. Ela olha para Deus e diz: Deus, Tu és o culpado pela situação que estou vivendo. Ela se volta contra Deus! Ela está amargurada com Deus! Ela está decepcionada com Deus! E ela prossegue dizendo:

21  Ditosa eu parti, porém o SENHOR me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o SENHOR se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido?

Ela diz que Deus está contra ela. Que Deus a está afligindo. Ela está dando o seu depoimento e há uma ponta de mágoa, há uma ponta de decepção em sua relação com Deus. Ela está dizendo que foi para Moabe ditosa, feliz, mas que está voltando afligida, pobre e ela diz que foi Deus quem a fez voltar assim.
Talvez não haja crise maior do que esta, de você estar no meio de uma situação adversa e dizer: Deus é o culpado! Deus não moveu uma palha para me ajudar. Deus não está do meu lado. Deus estancou, fechou a torneira de seu amor por mim. Deus se esqueceu de mim. Deus não se importa comigo. Deus não está ouvindo minhas orações. Deus não está olhando para meu sofrimento. Deus não está vendo as minhas lágrimas. Deus está longe de mim. Deus está descarregando sobre mim a sua mão para me esmagar. Talvez esta fosse a crise mais aguda que Noemi estivesse enfrentando. A crise da auto piedade. A crise de olhar para o passado e não ter motivos para se alegrar.

2 – UM PANORAMA DO QUADRO POSITIVO: AS VITÓRIAS CONQUISTADAS POR NOEMI

Quando olhamos para o quadro final da vida de Noemi, podemos ver que o final da linha é de louvor, de adoração, de intervenção divina e de manifestação da graça de Deus, pois Noemi recebe um genro, um neto e solidifica sua relação com a nora.

A – Deus levanta um homem rico em Israel, um homem piedoso, para desposar Rute

13 Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher (Rt 4.13)...

Aquela nora que Noemi mandara voltar para sua casa paterna por não mais ter filhos para desposá-la encontra agora, pela providência de Deus, um homem, e não é um homem comum, é um homem rico, piedoso que se interessa e se apaixona por Rute e a toma por esposa. Olha que mudança, que transformação no quadro geral da vida destas mulheres! E tem mais:

B – Deus concede um filho a Rute, um neto a Noemi

13 ... coabitou com ela, e o SENHOR lhe concedeu que concebesse, e teve um filho (Rt 4.13).

Noemi, que não tinha mais esperança de posteridade depois da morte de seu esposo e de seus filhos, vê nascer de sua nora um neto:

14  Então, as mulheres disseram a Noemi: Seja o SENHOR bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste (Rt 4.13, 14).

E este menino não é um neto qualquer, mas alguém que seria afamado em Israel:

17 As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi (Rt 4.17).

Este menino que nasceu foi o pai de Jessé, que foi o pai de Davi. Ele foi o avô do grande rei Davi e faz parte da Genealogia de Jesus, do Filho de Deus. E a própria Noemi criou o menino:

16 Noemi tomou o menino, e o pôs no regaço, e entrou a cuidar dele (Rt 4.16).

A sogra e também avó está cuidando da criança com todo carinho. E a criança tinha uma relação tão intima com Noemi que as vizinhas consideravam que quase fosse filho de Noemi:

17 As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho... (Rt 4.17).

Aquela que não tinha mais esperança de acalentar no colo uma criança tem a oportunidade de cuidar, de acalentar o próprio neto. Que mudança de cenário houve na vida desta mulher!

C – Deus consolida o relacionamento entre a sogra e a nora

O verdadeiro amigo não foge na hora da crise. Rute era amiga de sua sogra e não fugiu quando a crise chegou. Olhe a declaração de amizade que Rute fez a Noemi:

16  Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.
17  Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.

Esta declaração de amor não é uma declaração feita de um homem apaixonado para sua amada, mas a declaração de uma nora para sua sogra, uma sogra pobre, viúva, estrangeira e solitária.
Rute, depois de se casar com Boaz, poderia ter pensado: agora não preciso mais de minha sogra, agora ela se vira, agora constituí a minha família e ela vai cuidar da vida dela. Mas, não é isso que o texto diz:

15 Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos (Rt 4.15).

A Bíblia diz que o testemunho da cidade de Belém é que Rute ama Noemi e que Rute é melhor do que sete filhos para Noemi. Deus estava honrando Noemi. Deus estava revertendo o quadro da vida de Noemi. Deus estava reacendendo a chama da esperança no coração de Noemi. Isso nos ensina uma lição muito preciosa:

3 – DEUS É PODEROSO PARA TRANSFORMAR AS CALAMIDADES DA VIDA EM VITÓRIA

Quando você olhar para a vida e não enxergar um sentido, atente para o fato de que Deus é bom e Poderoso o suficiente para transformar os desastres da vida em vitória. Atente para princípios que poderão nos conduzir à vitória mesmo que o caminho que estejamos percorrendo seja o caminho da incerteza.

A – Quando enfrentar circunstâncias difíceis creia que Deus está no comando

Quando você pensa que não tem mais jeito, que não tem mais saída, que não tem mais solução, saiba que Deus continua no controle e pode fazer maravilhas na sua vida.
Noemi pensou que não tinha mais futuro, que a vida dela tinha acabado, que ela não podia mais gerar filhos para suas noras se casarem. Noemi não divisava o que Deus estava para fazer em sua vida: levantar um homem rico em Israel, um homem piedoso em Israel, que haveria de desposar Rute, sua nora e haveria de dar a ela um neto que iria perpetuar na história a sua família. Lembra da declaração de Noemi?

21  Ditosa eu parti, porém o SENHOR me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o SENHOR se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido?

Ela estava iludida, pois Deus não a tornou pobre, Deus não estava esmagando a vida dela, mas Deus estava levantando Noemi para construir uma das histórias mais romântica, mais bela da Bíblia.
As vezes, nós só enxergamos o aqui e agora, mas não levantamos os olhos para ver mais a frente, para ver a beleza do quadro que Deus está pintando em nossa vida, o qual vai manifestar a glória do Seu nome, a beleza de Sua providência e o Seu sublime amor. Que palavras bonitas a de Davi quando disse:

1 Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.
2  Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos.
3  E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR (Sl 40.1-3).

Nós cremos em uma verdade que é consoladora: a Soberania de Deus. Quando a crise se instalar em sua vida, quando você não ter mais um horizonte para olhar, quando você tiver um nevoeiro toldando os olhos e sua estrada, o seu caminho estiver completamente cercado, neste momento, descansa na verdade de que você perdeu o controle da situação, mas Deus não perdeu o controle. Você não sabe para onde vai, mas Deus sabe para onde está te levando. Você não sabe o que fazer, mas Deus sabe para que está levantando você. Deus é Soberano e Ele sempre está no comando.
Quando você pensa que acabou, quando você pensa que está no final da linha, quando você pensa que não tem mais jeito, Deus apresenta uma solução, porque Deus continua no Trono, Deus continua escrevendo a história, Deus continua levantando àqueles que nada são para envergonhar àqueles que são. Quando as coisas parecem sem sentido nenhum, Deus está escrevendo a história para o louvor de sua própria glória. Creia que Ele está no controle.

B – Quando enfrentar circunstâncias difíceis não se de por vencido e não perca a esperança

Quando Noemi disse para suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe, ela está dizendo: acabou! A cortina se fechou! Não tem mais jeito! Não tem mais saída! Não tem mais esperança! Não tem mais solução! Vamos escrever logo o epílogo da história da minha vida! Não tem mais nenhuma possibilidade de reconstruir minha vida com perspectiva, com sonhos! Era isso que ela estava dizendo.
As vezes a gente entra na vida e no primeiro tempo a gente leva uma goleada e ai a gente pensa que não tem mais jeito de virar este jogo. Mas o jogo ainda não acabou! Ainda tem o segundo tempo! Ainda tem esperança! O último capítulo de sua vida ainda não foi escrito! Deus ainda está trabalhando e não há Deus como o nosso Deus para aqueles que esperam nele! Ele luta em favor de seus filhos. Aos seus amados, Ele dá o pão enquanto dormem. Deus está trabalhando, ainda que você não veja! Ainda que o nome dele não apareça! Ainda que você não veja sinais visíveis e eloquentes da ação de Deus, Ele está agindo! Deus trabalha até agora, diz a Escritura, por isso não desanime! Não importa o resultado do jogo no primeiro tempo, existe o segundo tempo ainda. Deus pode virar este resultado! Deus pode reverter a situação! Deus pode mudar esta cena! Deus pode construir uma nova história em sua vida! Deus pode fazer acontecer um fato novo em sua vida!
Quem olhasse para Abrão com 100 anos de idade com a promessa de um filho acharia ele louco, pois quem acreditaria que um homem de 100 anos, com uma esposa de 90 anos, cujo filho ainda não tinha nascido, seria pai de uma grande nação? Mas o último capítulo da história de Abraão não havia sido escrito ainda, porque Deus fez mudar a sorte dele e lhe deu o filho da promessa.
Quem olhasse para Moisés, aos 80 anos de idade, segurando um bordão pelas encostas do monte Sinai, poderia dizer: este homem que trocou o palácio pelo deserto, que trocou o cetro de um rei por um bordão de pastor é um louco, mas foi através deste homem que Deus libertou da escravidão do Egito o Seu povo!
Deus reverteu a história com um homem de 100 anos e outro de 80 anos de idade. Isso nos mostra que não tem idade para se sonhar! Não tem idade para um novo projeto! Não tem idade para um novo desafio! Não tem idade para uma nova vitória! Não pendure a sua chuteira! Não saia da luta! Não desista de esperar um fato novo da parte de Deus em sua vida! Deus pode começar a construir um fato novo em sua vida na fase final de sua existência!
Sabe o que significar esperar? É, apesar da circunstância, você dizer o seguinte: amanhã vai ser melhor. E se alguém lhe perguntar: por que você acha? Responda: eu não sei, mas Deus está no controle! Deus está na minha frente! Eu tenho esperança! E o melhor ainda está por vir!
Você precisa ter um desafio para a vida. Você precisa ter algo para viver e morrer. O melhor de Deus ainda está pela frente. Você pode fazer muito mais pelo Reino de Deus do que já fez até hoje. Você pode evangelizar mais, você pode orar mais, você pode discípular mais, você pode contribuir mais, você pode participar mais, você pode fazer diferença na Igreja de Deus.
Elias queria morrer. Entrou em uma caverna e disse: Deus, chega! Basta! Eu quero morrer! Eu quero acabar com esta história! Não agüento mais! Deus chega para ele e diz: Elias sai dessa caverna! Você está querendo morrer? Pois saiba que nem plano de morte Eu tenho para você porque nem morrer você vai, pois vou te levar para o céu sem que você passe pela morte.
Meu irmão, saia da caverna que te aprisiona, pois o tempo melhor de sua vida ainda está pela frente. Você ainda tem um ministério para realizar. Você ainda tem coisas importantes para fazer.
Jó estava no fundo do poço, estava no auge de sua dor, mas quando ele olhou para a vida dele disse: Eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra! Há esperança! Deus está no trono! Não desista! Não perca a esperança!

C – Quando enfrentar circunstâncias difíceis tire sua visão do quadro geral e observe os detalhes

Quando a visão do quadro geral estiver pessimista, tire os seus olhos do quadro geral e coloca seus olhos nos detalhes. Quando você olhar para o cenário panorâmico e não vê nada de bom a sua volta, vê que as circunstâncias são adversas, que sua vida financeira deu para trás, que a saúde está comprometida, que o luto chegou à sua casa, que a solidão está se instalando em sua vida, que não há nada de bom mais na vida e você olha e não vê nada porque agradecer, mas só para lamentar é o momento de você parar e começar a ver os detalhes, os pontos mínimos, para você perceber a bênção de Deus, a presença de Deus, o cuidado de Deus em tua vida.
Quantas vezes você reclama da vida que tem, da casa que mora, do conjugue que tem, dos filhos que tem, do emprego que tem, da igreja que tem, quando outras pessoas gostariam imensamente de ter o que você tem, de estar no seu lugar, de estar na sua posição, porque estão enfrentando lutas maiores do que as suas e muitas vezes estão tendo uma atitude muito mais otimista, muito mais encorajadora do que a que você está manifestando.
Note que entre esta tragédia toda, Noemi pode olhar para suas noras e ver como elas trataram a ela e a seus filhos com benevolência. Você sabe o que é, na crise, alguém chegar para você e dizer: eu te amo. Você é importante para mim. Eu quero estar do seu lado e não é porque você tem dinheiro, não é porque você tem uma família importante, mas é tão somente porque te amo. Noemi não tinha mais marido, não tinha mais filhos, não tinha mais nada para dar, era uma estrangeira e estava completamente sozinha. Mas, suas noras diziam: nós te amamos, nós queremos seguir do seu lado, nós queremos seguir os seus passos.
Noemi precisava olhar para estes detalhes. Elas estavam fazendo uma viagem de volta para Belém, não para derrota, mas para a vitória! Não para a miséria, mas para a fartura! Olhe um pouco mais! Observe um pouco mais e você verá quantas coisas boas e bonitas Deus está fazendo em sua vida mesmo em meio as lutas mais profundas!
Precisamos olhas os detalhes pequenos a nossa volta, pois quantas vezes deixamos de notar coisas tão bonitas como o abraço de um amigo, como o calor de uma amizade, como uma visita de alguém que ama você, que se importa com você.

D – Quando enfrentar circunstâncias difíceis não creia que seja maldição de Deus

Noemi estava olhando como se Deus a estivesse castigando, como se Deus a estivesse punindo, como se a ira de Deus estivesse sendo despejada sobre ela, mas não era isso que estava acontecendo.
Algumas pessoas tem a ilusão ou o pensamento equivocado de que quando estão passando por uma grande tribulação é Deus quem as está punindo. Esta associação do sofrimento, da angústia, da tribulação com o juízo de Deus, com o castigo de Deus, não é uma associação feliz. Tiago desmantela esta teoria quando diz:

2 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,
3  sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança (Tg 1.2,3).

O Apóstolo Paulo nos diz que devemos nos alegrar por causa das tribulações, porque elas produzem perseverança e a perseverança, experiência, e a experiência, esperança. Ou seja, muitas vezes, a mão soberana, bondosa e sábia de Deus está costurando e construindo os detalhes da nossa vida através do sofrimento para o nosso bem.

Conclusão

Se você está passando por um momento difícil em sua vida, espera com paciência no Senhor. Talvez você esteja olhando para sua vida e não esteja vendo nenhuma beleza, mas Deus ainda está com a caneta na mão, Deus ainda está escrevendo a história da sua vida. O final de sua história pode ter certeza que vai ser de glória para Deus. Deus sabe o que está fazendo. Agora pode ser dor, agora pode ser choro, agora pode ser luto, agora pode ser tristeza, mas Deus ainda está escrevendo e o produto final, tenha certeza, será o melhor para você. Que Deus te abençoe. Amém!
Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com

Bibliografia principal: Rev. Hernandes Dias Lopes

4 comentários:

  1. UMA PALAVRA MUITO BONITA,CLARA E OBJETIVA QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente! Maravilhoso! Uma palavra como essa, ministrada de uma forma tremenda, muda qualquer forma errada de pensar. Deus te abençoe poderosamente. A paz do Senhor Jesus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! A Palavra de Deus é poder que liberta e transforma! A Ele a glória!

      Excluir