Para Refletir

Há momentos na vida difíceis de serem suportados, em que a única vontade que sentimos é de chorar, pois parecem arruinar para sempre nossa vida. Quando um destes momentos chegar, lembre-se que ainda não chegou o fim, que a sua história ainda não acabou e que ainda há esperança. Corrie Ten Boom disse: "não há abismo tão profundo que o amor de Deus não seja ainda mais profundo". Este amor você encontra aqui, um lugar de esperança, consolo e paz, e aqui encontrará a oportunidade de conhecer a verdadeira vida, uma vida abundante com Cristo.

sábado, 21 de agosto de 2010

CONFIRMADOS NA FÉ

6 Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele,
7 nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.
8 Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo. Cl 2.6-8.

Introdução

Ninguém pode negar o crescimento da igreja evangélica no Brasil nos últimos anos. Deixamos de ser uma igreja que cabia em pequenos templos e vemos surgir imensas edificações para abrigar um número cada vez maior de seguidores do cristianismo. Os eventos organizados em praças públicas atraem milhares de pessoas e as caminhadas evangélicas juntam milhões de pessoas. Até mesmo na política podemos ver este crescimento, podendo até se dizer da existência de uma bancada evangélica.
Infelizmente, todo este crescimento não representa em igual proporção na qualidade de vida cristã, pois temos visto diversos segmentos da igreja de Cristo esquecer seus princípios, unindo-se em um sincretismo religioso para afrouxar as ordenanças cristãs e atrair um número cada vez maior de seguidores. Por causa disso, um dos maiores problemas que temos vivido dentro de nossas igrejas é a fragilidade da fé de um grande numero de pessoas. As pessoas estão com dificuldades de permanecer dentro da igreja e longe de conseguirem manifestar as qualidades cristãs. Uma pessoa que quer viver de uma maneira correta, viver mediante o evangelho, baseado em humildade, caráter, moral, bondade, senso de justiça, com as melhores qualidades que espiritualmente afloram pelo Espírito Santo, com certeza sofrerá constantes ataques do diabo.
Não que eu não ache bom este crescimento da igreja, pois penso como Paulo quando disse:

15 Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia; outros, porém, o fazem de boa vontade;
18 Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei (Fp 1.15,18).

Mas vejo com muita tristeza a reprovação de muitos na caminhada cristã, que é uma caminhada que se exige sucesso, uma progressão a cada conquista, uma escada em que se pula apenas um degrau de cada vez e isso deve ser sempre para cima. É necessário começar uma nova vida com Cristo, é necessário descobrir como servir a Deus nos diferentes segmentos da nossa sociedade, é necessário desbravar novos caminhos missionários para alcançar muitos que ainda não ouviram o evangelho, mas é preciso ir além do começar, é preciso permanecer, é preciso ser aprovado é preciso amadurecer, é preciso aprofundar-se no discipulado e no conhecimento da Palavra de Deus, é preciso viver na comunidade de fé com humildade e espírito de submissão mútua, é preciso revestir-se de um espírito de serviço que tenha as marcas do reino de Deus, é preciso viver a fé em Cristo Jesus e a realidade do evangelho com integridade e com a sabedoria e o conhecimento que Deus quer nos dar. E como conseguir isso? Paulo nos dá a dica:

1 – Andar radicado e edificado em Jesus Cristo

6 Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele,
7 nele radicados, e edificados...

Segundo Paulo, no texto acima, uma pessoa para permanecer firme na fé precisa entender alguns princípios que deve vir imediatamente com sua entrega a Cristo. Vejamos estes princípios:

A – Andar com Cristo

O crente precisa andar com Cristo. Isso significa, em outras palavras, viver nele, viver em Cristo, ou seja, pensar como Ele, sentir como Ele, falar como Ele, agir como Ele. O mesmo Paulo diz em Galátas:

19 Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo;
20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Gl 2.19,20.

Andar em Cristo é mais do que dar os passos naturais que estamos acostumados a dar todos os dias de nossas vidas, pois andar em Cristo é ir além daquilo que estamos vendo, andar com Cristo é andar por fé e não pela vista. E para manter minha fé é necessário andar com Cristo. Eu ando com Cristo quando estou em acordo com Ele e este acordo visa cumprir totalmente Sua vontade na minha vida. Andar com Cristo é, portanto, obedecer a Sua Palavra e cumprir Sua ordem.
Quem está unido a Cristo vive para agradá-lo, pois Cristo é o centro da vida cristã e quem não está unido a Cristo vive o que a sua natureza pecaminosa determina. Tudo o que somos vem dele e é para Ele. Ele é a fonte onde saciamos nossa sede de vida e devemos glorificá-Lo em cada ação de nossas vidas. Nele sabemos como Deus quer que vivamos com os nossos irmãos. Ninguém pode agradar a Deus sem que viva com Cristo. Cristo é o modelo de vida que determina o viver do cristão.

B – Estar radicado em Cristo

Paulo exorta os cristãos a terem a sua vida enraizada em Cristo. Isso é muito importante, porque a palavra radicado vem de raiz, portanto, de algo que é fundamental, principal e vital para a vida, pois é da raiz que vem toda a substância da vida. Portanto, estar radicado em Cristo é o mesmo que fazer dele a fonte de onde sugamos a nossa vida. Isso quer dizer o seguinte: Você, eu e todos que amam a Cristo, precisamos nascer dele, carregar nossas forças dele, ter Sua personalidade. Estar radicado em Cristo é o que norteia nossa vida, o que nos torna capazes de perceber se o que temos recebido vem do Senhor.
É preciso estar ligado em Cristo. Precisamos fazer de Cristo a fonte de onde absorvemos vida. Quem é Cristão não tem outra fonte onde respaldar o seu viver, senão em Cristo. Não pode haver um cristão verdadeiro que cresça enraizado em Cristo e no pecado. Do mesmo modo que não pode uma árvore crescer de duas raízes diferentes. Quem está em Cristo está enraizado unicamente nele.

C – Estar edificado em Cristo

Edificados nele é o mesmo que dizer: ser construído nele. A palavra de Deus nos diz que somos pedras vivas:

5 também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. 1 Pd 2.5

E que Cristo é como fundamento e pedra principal:

20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular. Ef 2.20.

Isso quer dizer que nossa vida em Deus precisa ser construída a partir de Cristo. Ele nos disse:

5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Jo 15.5

Não podemos vencer sem Ele, não podemos entender sem Ele, não podemos receber sem Ele. Ele é aquele que sustenta a nossa vida. Não podemos ser confirmados sem a presença de Jesus em nossa vida.
O homem prudente é aquele que edifica sua casa sobre a Rocha, é aquele que edifica a sua vida em Cristo. Não coloquemos nossa garantia e crédito em coisas nas quais o tempo destrói e que não permanecerão a vida toda. Quando estamos firmados na Rocha, não há chuva, ventos, ou rios transbordantes que nos destrua, pois quem nos é de auxílio, fortaleza, conforto, segurança e descanso é o nosso poderoso Deus, ao qual temos acesso graças ao sacrifício de Jesus Cristo.

2 – Permanecer em Cristo

8 Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo.

A igreja de Colossos era uma igreja que estava sendo contaminada pelo sincretismo religioso da época, uma mistura de legalismo judeu com filosofias gregas e orientais. Por isso Paulo está advertindo aquela igreja a não dar ouvidos as vãs filosofias. O contexto muda para exortação: cuidado! Esta exortação tem muito a dizer! Por que há necessidade de cuidado? O que ocorre se alguém for feito presa de outrem? Como o apóstolo apresenta um cuidado a ser observado, isto demonstra que há riscos em um cristão tornar-se presa de outrem. Se contextualizarmos nos dias de hoje, teremos de imediato, respostas do porque as pessoas não conseguem permanecer na igreja, pois estão sendo levadas por ventos de doutrinas, ensinamentos de homens e desejos carnais. Devemos permanecer em Cristo:

A – Apesar das diversas vãs filosofias

8 Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas...

Paulo aponta dois tipos de argumentação que poderá levar os cristãos a serem presas se não tiverem o devido cuidado: filosofias vãs e a tradição dos homens.
Tais princípios poderiam ser introduzidos sutilmente no seio da igreja local, comprometendo os seus integrantes. Vemos este perigo quando falsos cristãos tentam conciliar filosofia oriental com o evangelho de Cristo. Para o apóstolo, a filosofia é segundo a tradição dos homens, ou segundo os princípios pertinentes ao mundo.

8 ... conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo.

Não há mal naquilo que a tradição humana produz, no entanto, se o homem pensa que pode conhecer a Deus e que pode alcançar a salvação por meio de sua tradição, ai sim, estará completamente enganado em sua mente carnal.

B – Apesar das dificuldades e perseguições

Permanecer é resistir! Uma arvore permanece em pé, mesmo com ventos impetuosos. Por quê? Porque ela esta enraizada. Se uma arvore não tem raízes profundas, ela se desprende do solo com qualquer vento! Mas se ela tiver raízes fortes, ela poderá suportar terríveis tempestades, do contrario se desprenderá e morrerá. Alguém que está enraizado em Cristo, permanece em Deus mesmo nas maiores dificuldades. Mesmo que passe ventos impetuosos, ele permanece firme na Rocha que é Jesus!
É necessário resistir nas perseguições que sofremos por causa de Cristo. Precisamos nos defender dos ataques do maligno e oferecermos resistência contra o império das trevas. Quando oferecemos resistência, estamos nos colocando como guerreiros contra o inimigo. Somos pessoas e a nossa luta não é contra carne e sangue, mas não estamos em desvantagem, pois maior é aquele que está em nós do que aquele que está no mundo (1 Jo 4.4). Temos que continuar lutando para permanecer em Deus, mas permanecer firmes, não como se estivéssemos ligados em cubos espirituais, como se estivéssemos em coma, apenas sobrevivendo espiritualmente.

C – Para gerar frutos

Não há como frutificar sem permanecer em Deus. Jesus disse:

4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.
5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer Jo 15.4,5).

Muitas vezes queremos frutificar, gerar frutos para Deus, mas não permanecemos em Deus. Não há como frutificar sem permanecer! Se permanecermos em Deus como o ramo permanece na videira, então poderemos produzir frutos para Deus. Quando não permanecemos em Deus, não podemos produzir frutos. Quando não valorizamos a santidade, quando damos lugar a carne e ao pecado, deixamos nossos frutos caírem e ainda paramos de produzir.
Não devemos parar a nossa frutificação. Há pessoas que deixaram de frutificar, desistiram de produzir para Deus, desistiram de seus sonhos, talvez, ainda jovens. Esse texto nos fala do porque da falta de frutificação, porque não permaneceram em Deus! Somente quem permanece pode frutificar. Quando não permanecemos perdemos a vida que brota da videira e uma arvore sem seiva perde as condições de frutificação. Deixe Deus fazer brotar a seiva novamente em você e permaneça nele, para que, assim, você frutifique.
É preciso permanecer e acabar bem, e não apenas começar. É preciso acabar bem, sem desistir no meio do caminho. É preciso dizer como o apóstolo Paulo:

7 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. 2 Tm 4.7

Permaneça em Cristo! Não desanime! Não se abate! Não se acovarde! Não seja sufocado pelos espinhos! Lembra da parábola do semeador? A palavra semeada em seu coração pode ser comparada a qual? A que caiu na beira do caminho? Cuidado! Não deixe Satanás tirar sua fé! A que caiu em solo rochoso? Cuidado! Aprofunde suas raízes em meio as dificuldades e tende bom ânimo. A que caiu entre os espinhos? Cuidado! Não permita que nada e nem ninguém interfira na sua fé. A que caiu em boa terra? Cuidado! Regue cada dia essa semente para que ela não morra. Não seja um desclassificado, mas seja um aprovado, convicto, firme e inabalável.

3 – Ser aprovado na fé

7 nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.

Isso quer dizer que quando digo:

13 tudo posso naquele que me fortalece. Fp 4.13
37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Rm 8.37

Isso deve deixar de ser apenas meras palavras e se tornar uma realidade em nossa vida. Confirmados na fé é o mesmo que dizer: Somos de fato filhos de Deus, abençoados e sabemos o que estamos fazendo, vivendo e para onde vamos. Mas precisamos ter consciência de algo:

A – Estamos em guerra

12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Ef 6.12.

Não estamos e nem devemos estar em paz com nossos inimigos. A nossa luta não é contra um homem, a nossa luta é contra o inimigo das almas, astuto, covarde, traiçoeiro.

12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Ef 6.12.

Nosso inimigo é um guerreiro milenar. Ele não prepara uma tentação para todos. O diabo tem uma fábrica de tentações e nessa fábrica tem muitos anjos seus trabalhando para ele. E tem mais, o diabo conhece a vida de cada um, ele tem sua ficha completa desde o dia em que você nasceu. Sabe quem são seus pais, a educação que recebeu os traumas psicológicos que carrega, onde cresceu e quem foram seus amigos; tudo está no arquivo do inimigo. Com estes dados, o inimigo prepara tentações personalizadas para você. A tentação sai da fábrica do diabo com "nome e endereço". Porque ele sabe que, o que é tentação para você, pode não ser para mim, e o que é para mim, pode não ser para você. É por isso que não podemos resistir ao inimigo com nossas próprias forças, para isso, a Bíblia diz:

7 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tg 4.7.

Quando falamos de tentação, temos que levar em conta que tentação não é pecado. Não se sinta mal quando um pensamento imundo sobe à sua cabeça. Não se sinta um pecador porque em seu coração aparece um sentimento negativo. Não se sinta miserável porque a tentação aparece em sua vida, pois você não é pecador porque é tentado. O pecado começa quando você passa a acariciar e se deleitar com a tentação.
Martinho Lutero tem uma ilustração interessante. Ele afirma que: "Você não pode impedir que os passarinhos voem por cima da sua cabeça, mas pode evitar que façam ninhos sobre ela." (Martinho Lutero). Portanto, se um passarinho está voando por aí, deixe-o voar, ele é livre, que voe por onde quiser. Agora, se o passarinho pegar uma palhinha, trouxer e colocar na sua cabeça, sair outra vez e trouxer outra palhinha, aí não! Você tem o direito de dizer: "Saia daqui!" Tentação é o passarinho voando, pecado é o passarinho fazendo ninho na sua cabeça. Lembre das palavras de Paulo:

10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Ef 6.10

Nenhum de nós gostamos de enfrentar lutas ou passar por tormentas, mas as batalhas são inevitáveis, pois estamos em guerra, por isso, edifique sua fé na Rocha! No livro dos Salmos a rocha é citada muitas e muitas vezes. Destas, todas exemplificam a Rocha como sendo um refúgio confiável, um lugar de segurança certa, de consolo, refrigério da alma, de salvação. A rocha se trata de um alicerce no qual nenhum mal pode nos incomodar ou atemorizar.

B – Nosso inimigo é forte e astuto

8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. 1 Pd 5.8

Você acha que vai vencer a tentação porque tem força? Não vai! E sabe por quê? Porque o inimigo que você tem é muito mais astuto do que você imagina. Quando o inimigo quer destruir você, ele não é bobo para se apresentar e dizer: "Oi, como vai, eu sou o diabo e estou aqui para arruinar a sua vida." O diabo se esconde, se disfarça e não se disfarça de coisas feias não! Ele escolhe as coisas mais bonitas.

14 E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. 2 Co 11.14.

Ele se esconde atrás de uma mulher bonita para arruinar a vida de um cristão. Ele se esconde atrás de um rapaz bonito para arruinar a vida de uma mulher cristã. Ele se esconde atrás de uma garrafa fascinante para arruinar a vida de uma pessoa. Acaso o inimigo mostra um fígado se deteriorando na garrafa de bebida alcoólica? Mostra um lar destruído pela bebedeira? Mostra um assassinato causado pela embriagues? Não! Ele mostra bolhas, pedras de gelo, uma maravilhosa aventura. Ele não mostra um maço de cigarros com um pulmão destruído pelo câncer, ele mostra um homem cheio de saúde, cavalgando pelas montanhas.
O inimigo se esconde atrás de filosofias, mensagens, ideologias e até de religiões bonitas. Ele não é tolo para escolher coisas feias. O diabo escolhe as melhores coisas, as mais belas, para enganar e arruinar.

13 Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo.
14 E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.
15 Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras. 2 Co 11.13-15.

E uma vez que arruína, o diabo escraviza. Não se contenta somente em derrotá-lo, mas também humilha, pisa, estraçalha e leva ao fundo do poço, para depois dar uma gargalhada de vitória. É por isso que sua fé não pode estar edificada em cima de recursos humanos, Não pode estar edificada na Igreja, na doutrina, na música, nos irmãos ou no pastor. Sua fé tem que estar fundamentada em Cristo, unicamente em Cristo, porque somente Cristo pode vencer este inimigo e todas as coisas só têm sentido quando o centro de tudo é Cristo.

C – A nossa vitória em Cristo já está garantida

4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
5 Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus? 1 Jo 5.4,5.

A vitória sobre o mundo, sobre as tentações do diabo, sobre a carne, sobre toda espécie de obstáculo à vida cristã, nós a alcançamos pela fé. E a Palavra de Deus dá um grande destaque para o papel da fé na vitória:

17 visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé. Rm 1.17.

Vivemos pela fé e não pelo que vimos e ouvimos.

7 visto que andamos por fé e não pelo que vemos. 2 Co 5.7.

A fé, pois, é um elo entre o homem e Deus. Ela traz à vida do homem o poder de Deus. A luta contra o poder do mal na vida do cristão deixa de ser só do homem para ser também de Deus e somente com Ele poderemos ser confirmados na fé.
Deus nos ama tanto que já garantiu a nossa vitória em Jesus Cristo. Qualquer palavra humana torna-se vazia, absolutamente inexistente, diante desta divina declaração de amor. Agora passamos por lutas, agora somos provados, agora passamos pelos vales, agora, você está vivendo o seu desafio, está diante de sua prova de fé, está subindo a sua montanha, o cume onde reluz a sua libertação pode parecer distante, anuviado e íngreme, porém, O Senhor diz:

10 não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.
13 Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo. Is 41.10,13.

O filho de Deus pode passar por crises difíceis, mas será um vencedor. Seja qual for a situação enfrentada, precisamos ter ânimo e confiança. Estamos a serviço do Senhor e Ele está do nosso lado. A vitória é certa! Às vezes Deus permite que nossa vida vire de cabeça para baixo para que andemos do lado certo da vida.
Deus está trabalhando em silêncio na tua vida! A tua vitória já está garantida! Ele pode reverter toda situação contrária. Quando Deus não muda o coração, Ele muda as circunstâncias. Deus atrasa muitas vezes nossos sonhos, porque os sonhos dele para nós são maiores. Creia nisso! Deus pode renovar tudo em sua vida! Coragem! Grande é o poder do Altíssimo.
Em que ou em quem você tem colocado a sua vida, a sua confiança? Nas mãos de Cristo ou nas mãos de bens materiais, coisas passageiras ou até mesmo em pessoas? Em breve, nada disto que existe, existirá mais. Neste exato momento você pode mudar tudo isso. Você só precisa crer de todo seu coração que Deus te ama e te deu uma chance de viver em segurança, e segurança eterna. E para isso Ele entregou Seu único Filho, Jesus Cristo, sem pecado, inculpável, inocente, que morreu sem merecer em nosso lugar, para que, através de Sua morte nós pudéssemos alcançar vida eterna.
Não sei como está sua vida, nem conheço seus problemas, mas Deus sabe todas as coisas. Como temos agido diante das situações de conflito, nos momentos de escassez e nas adversidades? Temos permanecido firmes, ou nos parecendo como aqueles que sempre têm uma reclamação na ponta da língua e que vivem dizendo: Deus não gosta mais de mim, ou até mesmo dizendo: Será mesmo que Deus existe? Quero te desafiar a viver diferente. Todas as manhãs quando você se levantar, repare bem o dia que acabou de nascer. Talvez, algumas vezes, estará fechado por causa da chuva, ou, algumas vezes, estará ventando por causa do frio, mas repare bem que o dia nasceu porque tem um Deus maravilhoso que não só fez o dia nascer, como também permitiu que você vivesse mais um dia. Não é maravilhoso? Então, precisamos obedecer a Deus. Ele disse:

18 Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1 Ts 5.18

Conclusão

Seja um confirmado na fé. Não olhe para trás, pois o que passou não volta. Não olhe para frente temendo o que possa vir. Confia e descanse no seu mestre. Não olhe para os lados, apavorando-se com as ondas do mar. Não olhe para as pessoas, pois todas são imperfeitas e decepcionam. Olhe para Jesus, e nele seja radicado, edificado e confirmado. Deus o abençoe. Amém!

Luiz Lobianco


luizlobianco@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário