Para Refletir

Há momentos na vida difíceis de serem suportados, em que a única vontade que sentimos é de chorar, pois parecem arruinar para sempre nossa vida. Quando um destes momentos chegar, lembre-se que ainda não chegou o fim, que a sua história ainda não acabou e que ainda há esperança. Corrie Ten Boom disse: "não há abismo tão profundo que o amor de Deus não seja ainda mais profundo". Este amor você encontra aqui, um lugar de esperança, consolo e paz, e aqui encontrará a oportunidade de conhecer a verdadeira vida, uma vida abundante com Cristo.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

REMINDO O TEMPO

15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios,
16 remindo o tempo, porque os dias são maus.
17 Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.
18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,
19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,
20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,
21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo (Ef 5.15-21).

Introdução

Já reparou na rapidez com que transcorre o tempo? Os dias voam com uma velocidade impressionante. Mal a semana começa e já termina. E quando o passado nos traz recordações, não parece que foi ontem que tudo aconteceu? Não parece que foi ontem que tínhamos 15 anos e queríamos logo ter 18? Não parece que foi ontem que éramos ansiosos para termos logo uma namorada?
Percebemos esse rápido passar dos anos quando olhamos no espelho e notamos a transformação ocorrida em nossa aparência. São rugas, cabelos brancos, dores e quando cai o primeiro fio de cabelo nem damos muita importância, mas quando ele começa a fazer falta, um fio parece fazer muita diferença.
Mas o fato do tempo passar rápido demais é muito relativo, porque, às vezes, o relógio parece parar no tempo. Ficar no hospital, por exemplo, cuidando de um doente, parece que o dia nunca vai amanhecer. Enfrentar uma fila no banco da sensação de que nunca vai chegar sua vez. E aguardar um telefonema ou uma notícia parece que o telefone nunca toca, parece uma eternidade.
Diante disso tudo, pergunto: Quanto tempo vale um minuto? Depende do lado da porta do banheiro em que você está! Do lado de dentro, sentado no trono, o tempo parece voar, mas o mesmo não ocorre para quem está do lado de fora, esperando apertado!
Paulo, no texto acima, nos exorta sobre o tempo, a sermos prudentes e sábios, e não néscios e insensatos. Qual a fórmula? Remindo o tempo. Como fazer isso?

1 – OS EFEITOS DO TEMPO NA VIDA

O tempo não para! Mas esse passar do tempo nos trás alguns benefícios. Vejamos dois deles que o passar dos anos nos presenteia:

A – O tempo nos amadurece

A cada ano que passa nos tornamos mais sábios, porque o tempo nos enriquece com sabedoria e experiência. Pelo menos é o que deveria ser! Aprendemos com nossos erros. Errar duas vezes o mesmo erro é burrice e permanecer no erro é teimosia, é empacar como um burro.
São muitas sábias as palavras de Moisés no salmo 90, em que ele fala da transitoriedade do homem:

12 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio (Sl 90.12).

Moisés era alguém que tinha muita intimidade com o Senhor. A Escritura diz que o Senhor falava com Moisés como um amigo, face a face. Mesmo assim, Moisés estava pedindo sabedoria. Se Moisés pediu, quanto mais nós precisamos pedir sabedoria para contar os nossos dias!

B – O tempo cicatriza feridas

O passar do tempo é um remédio excelente para a cicatrização de feridas, de ofensas, de mágoas e decepções. E quem não tem algum tipo destas feridas para serem cicatrizadas?
- São feridas de maridos que magoaram suas esposas;
- São feridas de esposas que magoaram seus maridos;
- São feridas de pais que magoaram seus filhos;
- São feridas de filhos que magoaram seus pais;
- São feridas de irmãos que magoaram algum irmão;
- São feridas de amigos que magoaram algum amigo de peito.
O tempo pode cicatrizar todas as feridas, mas não devemos nos esquecer de que o tempo cicatriza quando nós permitimos que isso aconteça, porque podemos alimentar uma mágoa por longos anos e não permitir a sua cura, a sua cicatrização. Feridas cutucadas podem se tornar feridas expostas.

C – O tempo desgasta

Mas o tempo não trás somente benefícios para nossas vidas, pois com ele vem também muitos males, dificuldades, provações, tentações e conflitos, resultados principalmente do desgaste nos relacionamentos.
Uma peça, qualquer peça, ainda que ela não quebre, ela se desgasta com o tempo. E o mesmo ocorre com as relações, pois elas se desgastam com o dia a dia se não forem alimentadas, regadas.
Acontece no casamento, pois com o passar do tempo, a paciência já não é mais a mesma e os elogios vão dando lugar para as palavras rudes. Já não assumimos a culpa, pelo contrário, apontamos os erros.
Quando um relacionamento não vai bem, o tempo o piora a cada dia. Achamos que somos fortes e que podemos suportar, mas isso é como um balão que vai inchando cada vez mais e uma hora explode, provocando grandes estragos. Acontece com os pais, pois quando seus filhos são ainda bebês, pegamos no colo e o acalentamos quando choram, mas logo vem a impaciência e mandamos calar a boca.
E na vida cristã a realidade não é diferente, pois nosso inimigo sabe que o tempo é o seu maior aliado. Ele sabe de como temos a tendência para o desânimo e a dificuldade para a perseverança. Logo permitimos que as tarefas e os afazeres nos tornem indiferentes com Deus e com a igreja.
Vivemos períodos, dias e até anos infrutíferos sem nos importarmos com isso. Temos a facilidade de permanecermos estagnados, parados, inativos; isso quando não regredimos na vida cristã. Precisamos ouvir urgente a exortação de Paulo:

14 Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará (Ef 5.14).

Marido, não perca tempo de agradar a sua esposa. Esposa, não perca tempo de agradar seu marido, porque se isso não acontecer agora, você poderá não fazê-lo nunca mais, nem mesmo na eternidade, porque lá no céu não se casam e nem se dão em casamento.
Pais curtem seus filhos. Filhos amem seus pais. Irmãos vivem em paz com seus irmãos. Talvez nem lá no céu, na eternidade, teremos essa oportunidade, porque poderemos estar morando juntos no céu, mas estar separados por milhares de quilômetros.
Irmãos, não fraquejam na fé. Amem a Jesus cada dia mais, divide com Ele sua carga, entregue a Ele seu fardo, pois quando insistimos em carrega-lo sozinho, ele vai ficando cada dia mais pesado, até ao ponto de não mais podermos carregar. Lembre-se daquele cântico que diz:

Há momentos que na vida
Pensamos em olhar atrás
E é preciso pedir ajuda
Para poder continuar.
E clamamos o nome de Jesus
Ele nos ajuda a carregar a cruz.

Não olhe para trás, siga em frente. O tempo não para.

2 – VALORIZANDO AS PRIORIDADES DA VIDA

Quando pensamos em como usar o nosso tempo ou como usá-lo melhor para o Senhor, uma primeira coisa que precisamos ver é quais são as prioridades do nosso coração, quais são as coisas mais importantes.
Ainda que sejamos peregrinos neste mundo, nós estamos vivendo na terra. Não somos deste mundo, mas vivemos aqui. E precisamos olhar para o Senhor e perguntar a Ele quais são as prioridades que Ele tem para a nossa vida.
Paulo, em Efésios, coloca as coisas em uma ordem de prioridade para nós. Vejamos esta ordem:

A – Nossa vida com Deus

A primeira coisa nessa prioridade é a nossa vida com Deus.

18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,
19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,
20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,
21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo (Ef 5.18-21).

A prioridade número um para nós é a nossa vida com o Senhor. Quando pensamos em prioridades, no que gastar o nosso tempo, precisamos ver qual é o primeiro lugar que Deus coloca para nós. A primeira coisa que o Senhor nos coloca é a nossa vida diretamente com Ele.
Precisamos buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas as demais coisas nos serão acrescentadas. Mas freqüentemente invertemos essa ordem, procuramos as outras coisas e não procuramos o reino de Deus.

B – Nossa vida em família

Esta deve ser a segunda prioridade para nós.

22 As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor;
23 porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.
25  Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, (Ef 5.22,23 e 25).

Paulo fala da relação entre marido e mulher para aqueles que estão casados. Mas Paulo fala também sobre os filhos, a família:

1 Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.
2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa,
3 para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.
4 E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor (Ef 6.1-4).

Quando o Senhor Jesus falou com os escribas e fariseus, Ele estava chamando a atenção porque eles diziam que se fosse oferecido alguma coisa ao Senhor e descuidassem dos seus pais, isso seria justo. E Jesus lhes disse:

3 Ele, porém, lhes respondeu: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição?
4 Porque Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte.
5 Mas vós dizeis: Se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: É oferta ao Senhor aquilo que poderias aproveitar de mim;
6 esse jamais honrará a seu pai ou a sua mãe. E, assim, invalidastes a palavra de Deus, por causa da vossa tradição (Mt 15.3-6).

Muitas vezes dizemos que queremos servir ao Senhor, e deixamos de lado os nossos pais ou a nossa família, e isto é uma inversão das prioridades de Deus. Às vezes, nós que somos casados, queremos servir ao Senhor, e colocamos a obra em primeiro lugar. Mas Deus nos diz que devemos seguir as prioridades da vida e isto significa dar atenção às nossas famílias, às nossas esposas e aos nossos filhos. Isto é muito importante.
Não estou querendo dizer que não temos que estar na obra do Senhor. Mas é necessário ter um equilíbrio. Para que sejamos edificados, para que haja harmonia em nossas vidas, para que o nosso tempo seja bem investido, precisamos ter essa ordem de Deus muito claro em nossos corações.

C – Nosso trabalho

5 Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo,
6 não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus;
7 servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens,
8 certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre.
9 E vós, senhores, de igual modo procedei para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, está nos céus e que para com ele não há acepção de pessoas (Ef 6.5-9).

A terceira prioridade na seqüência é com respeito ao nosso trabalho, a respeito dos servos e os patrões. É muito triste vermos irmãos preguiçosos, que não gostam de trabalhar.
Nesta área precisamos tomar muito cuidado! Às vezes, temos colocado o trabalho em primeiro lugar. E dizemos: 'Eu preciso trabalhar para sustentar a minha família', e então trabalhamos muito. Muitas vezes isso é um engano de Satanás. Lembrem-se do povo de Deus no Egito? Uma das estratégias de faraó foi pôr mais trabalho sobre o povo.

6 Naquele mesmo dia, pois, deu ordem Faraó aos superintendentes do povo e aos seus capatazes, dizendo:
7 Daqui em diante não torneis a dar palha ao povo, para fazer tijolos, como antes; eles mesmos que vão e ajuntem para si a palha.
8 E exigireis deles a mesma conta de tijolos que antes faziam; nada diminuireis dela; estão ociosos e, por isso, clamam: Vamos e sacrifiquemos ao nosso Deus.
9 Agrave-se o serviço sobre esses homens, para que nele se apliquem e não dêem ouvidos a palavras mentirosas (Ex 5.6-9).

Esse é um sistema que impera hoje também. Tiram a palha e temos que produzir mais. Precisamos colocar as coisas em ordem. As prioridades de Deus devem estar em seu lugar. Por isso, esta palavra de Paulo é muito importante.
Então, se desejamos ordenar o nosso tempo segundo a vontade de Deus, é importante que vejamos estas prioridades. Por isso o Senhor está dizendo que devemos viver prudentemente, como sábios, e não como néscios.
Neste assunto de remir o nosso tempo, necessitamos em primeiro lugar ver as prioridades do Senhor. As prioridades da vida não podem estar invertidas. Quando isso acontece sempre há prejuízo. Muitas vezes temos percebido no meio do povo de Deus muitos prejuízos, muitos desastres, muitas pessoas feridas, porque as prioridades estão invertidas.
É um grande prejuízo quando não percebemos as prioridades de acordo com a vontade do Senhor.

3 – APRENDENDO A REMIR O TEMPO

16 remindo o tempo, porque os dias são maus.

É verdade que o tempo desgasta, como vimos no primeiro tópico, mas ele também constrói. Para isso é necessário usa-lo de forma correta, "remindo o tempo", ou seja, aproveitando bem o tempo, aproveitando ao máximo o tempo. Por quê?

16 ... porque os dias são maus.

Isso indica que as condições que encontraremos lá fora serão desfavoráveis para o cristão. O que fazer? Paulo nos diz:

15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios,

Agir com sabedoria, fazer o bom uso daquilo que vamos adquirindo com o tempo. Como fazer?

15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios,

Agir com prudência significa dar grande atenção ao tempo, aos relacionamentos, ao coração e a fé. Cada momento é precioso e precisa ser apropriadamente usado.
A engrenagem bem lubrificada não se desgasta. Assim também, o relacionamento alimentado e regado com o amor não se torna um peso, mas sim algo agradável a cada dia que passa.
Quando Paulo diz que devemos remir o tempo, ele quer enfatizar que devemos transformar nosso tempo limitado em valor eterno. É isso que precisamos aprender na vida, porque se o tempo não volta, então, ele precisa ser bem aproveitado.
Tudo que fizermos em excesso com certeza nos será prejudicial. O adolescente que vive a vida na frente do computador, poderá colher uma doença cedo, em plena imaturidade pode-se tornar inútil, inativo e imprestável por não ter se cuidado e divido corretamente seu tempo.
Aquilo que o homem semear colherá. O que você semear com o uso de seu tempo, colherá neste mesmo tempo. Talvez, colherá um pouco mais tarde, mas não deixará de colher.
Temos que usar bem cada oportunidade. Fazer o bom uso do nosso tempo. Precisamos dar atenção aos relacionamentos, ao coração e a fé. Se não agirmos assim, atrairemos para nossas vidas tristeza, depressão, fracasso e derrota.

Conclusão

Que o Senhor nos abençoe e nos dê clareza a respeito das suas prioridades; que não invertamos essas prioridades, e que também não enfatizemos mais umas em detrimento de outras.
Procure remir o tempo, e viver sabiamente cada dia, aproveitando a cada oportunidade, buscando sempre a direção de Deus e a vontade de Deus para a sua vida. Cuide de seus relacionamentos, tanto com as pessoas como com Deus. Não seja néscio e nem insensato, mas prudente. Este é o segredo e o caminho da bênção e da vitória!

Luiz Lobianco

luizlobianco@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário