13 Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus
por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio
para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade,
14 para o que também vos chamou mediante o nosso
evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
15 Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e
guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por
epístola nossa.
16 Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus,
o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela
graça,
17 consolem o vosso coração e
vos confirmem em toda boa obra e boa palavra (2 Ts 2.13-17).
Introdução
Paulo começa este texto
utilizando uma adversativa “entretanto”. Por que ele faz isto? Porque Paulo
está fazendo aqui um contraste com o que disse no texto anterior, em que ele
estava falando sobre os seguidores do anticristo:
10 e com todo engano de injustiça aos que
perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.
11 É por este motivo, pois, que Deus lhes manda
a operação do erro, para darem crédito à mentira,
12 a fim de serem julgados todos
quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a
injustiça (2 Ts 2.10-12).
A partir do verso treze, Ele
vai falar sobre os seguidores de Cristo. Enquanto os seguidores do anticristo
perecem, os seguidores de Cristo são salvos. Enquanto os seguidores do anticristo
são enganados, dando crédito à mentira, não crendo na verdade, os seguidores de
Cristo deleitam-se na verdade. Enquanto os seguidores do anticristo se deleitam
na injustiça, os seguidores de Cristo são santificados pela verdade. Enquanto
os seguidores do anticristo aguardam a condenação, os seguidores de Cristo
aguardam a herança eterna e bendita dos filhos de Deus. Enquanto, os seguidores
do anticristo rumam para a perdição eterna, os seguidores de Cristo, escolhidos
por Deus desde a eternidade, avançam para alcançarem a glória de Cristo. Estes
dois textos estão fazendo um contraste entre os que estão seguindo ao anticristo
e aos que estão seguindo a Cristo.
Desta forma, o apóstolo Paulo
está trabalhando o encorajamento dos crentes diante da pergunta: Como nós vamos
ficar quando Jesus voltar, quando o juízo final de Deus se estabelecer? E Paulo
começa a renovar a esperança, a alegria e a convicção daqueles crentes
mostrando a eles que no dia final, no dia do juízo, na segunda vinda de Cristo,
vai existir a grande separação do joio do trigo, em que os bodes serão
separados das ovelhas e aqueles que seguiram as pegadas do anticristo sofrerão
penalidade de eterna destruição, enquanto os seguidores do Cordeiro entrarão na
posse do Reino de Deus.
O que se nota no capítulo dois
a partir do verso três, é que o tempo do fim vai ser um tempo de apostasia, de
rebelião e a rebelião vai ser tal que vai ter clima para surgir o homem da
ilegalidade, o homem que não vai ter lei, não vai estar debaixo de lei, não vai
ter controle ou não vai ser controlado por lei. Aqueles que deram crédito à
mentira serão enganados.
Sempre que há um engano
conceitual, há um desvio comportamental. É por isso que a ira de Deus se
manifesta contra a impiedade e depois contra a perversão, porque primeiro as
pessoas se desviam da doutrina e depois se desviam da ética. Primeiro as
pessoas se afastam da verdade, depois se deleitam na injustiça. É por isso que
estudar a doutrina é tão importante, é por isso que lançar as bases é tão
importante, porque quando você tem a verdade você tem base para a vida, para a
ética, para o comportamento e é exatamente isso que Paulo está fazendo neste
momento.
Analisando o contraste feito
por Paulo, pode-se notar a noiva do Cordeiro de um lado e a meretriz do outro.
Os seguidores de Cristo de um lado e os seguidores do anticristo do outro. Uns
caminhando para a condenação, outros caminhando para a glória de Cristo. Uns
perecendo, outros entrando na bem-aventurança eterna. Paulo, em nosso texto
básico, vai descrever a salvação que os réprobos rejeitaram. Paulo vai revelar
para nós a salvação dos eleitos de Deus, que a abraçaram e nela se deleitam.
Alguns pontos a serem destacados para nossa meditação.
01 – A ORIGEM DA SALVAÇÃO
13 Entretanto, devemos sempre
dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu
desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na
verdade,
Paulo sempre foi um homem
encorajador. Ele não tinha nenhum constrangimento de dar graças a Deus pela
vida dos crentes, de elogiá-los e de dizer isso para eles. Quantas vezes temos
tantas dificuldades de dizer para as pessoas aquilo que acreditamos acerca da
vida dela. Às vezes até falamos, mas não para a pessoa. Nos funerais cobrimos a
pessoa de flores e ornamentamos a cerimônia fúnebre com palavras elogiosas
quando a pessoa não pode mais ouvir nem uma palavra mais de nossa boca. Paulo
não deixava para depois o elogiar aos crentes. Ele está dando graças a Deus por
estes crentes e ele vem fazendo isso desde o começo, em sua primeira carta, e
Paulo continua dando graças a Deus por aqueles irmãos dizendo que estava grato
a Deus pela vida deles porque eles eram amados de Deus. Agora, ele começa a
falar sobre a salvação destes crentes.
A – A eleição divina
Sobre a eleição ele diz que
ela é uma verdade revelada e não uma especulação teológica:
13 ... porque Deus vos escolheu
Há muitos pregadores que tem
constrangimento e até mesmo temor de falar sobre a doutrina da eleição. É
necessário afirmar com toda alegria e com toda segurança que a doutrina da
eleição não é uma especulação humana, mas é revelação divina. Nós podemos até
rejeitar esta doutrina, mas não retirá-la da Bíblia.
É claro que não devemos deixar
de lado a responsabilidade humana e a responsabilidade humana não está se
contrapondo à Soberania de Deus na Bíblia. Soberania de Deus e responsabilidade
humana são duas coisas paralelas que caminham rumo a eternidade. Ao mesmo tempo
em que Deus é Soberano, que Deus escolhe soberanamente, a mesma Bíblia diz
também que o homem é responsável por suas decisões. A verdade diz que é Deus
quem nos escolhe e não nós a Ele:
16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei
para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo
quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda (Jo 15.16).
A Bíblia diz que não somos nós
quem dá o primeiro passo, não somos nós quem inicia o processo da salvação, não
somos nós quem inicia uma relação de amor:
19 Nós amamos porque ele nos
amou primeiro (1 Jo 4.19).
O nosso amor por Deus é uma
resposta do amor de Deus por nós, é um refluxo do próprio fluxo do amor de Deus
por nós. Na verdade, Paulo diz:
18 Ora, tudo provém de Deus,
que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da
reconciliação (2 Co 5.18).
Eleição não é especulação,
eleição é revelação divina.
B – A eleição é uma escolha
eterna de Deus e não uma escolha temporária do homem
13 ... porque Deus vos escolheu
desde o princípio para a salvação
O que é esse princípio?
Charles Spurgeon disse:
Enquanto não recuarmos até ao tempo
em que o Universo inteiro dormia na mente de Deus como algo que ainda não havia
nascido, enquanto não penetrarmos na eternidade, onde Deus, o Criador, vivia,
muito antes das criaturas vivas terem vindo à existência, Deus, somente Deus,
tomou a decisão de escolher você e a mim para a salvação.
Isso transcende nossa
compreensão humana, mas é a verdade cristalina da Escritura Sagrada.
9 que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria
determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos
(2 Tm 1.9).
Em Efésios, Paulo diz:
4 assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos
santos e irrepreensíveis perante ele (Ef 1.4).
O propósito de Paulo em
escrever isso é mostrar para a igreja o plano de Deus para a salvação do homem
e encorajar aos crentes dizendo que, se este plano foi traçado na eternidade,
não pode ser mudado, ele é um plano absolutamente vitorioso e inalterado.
Aliás, ninguém pode jamais eleger a si mesmo, nem sequer poderíamos buscar a
Deus se Deus não nos tivesse buscado primeiro, como nas palavras do pai do
filho pródigo:
24 porque este meu filho estava
morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se (Lc
15.24).
A Bíblia diz que o Senhor
Jesus veio buscar e salvar o que estava perdido:
10 Porque o Filho do Homem veio
buscar e salvar o perdido (Lc 19.10).
Foi Deus quem nos procurou,
foi Ele quem nos ressuscitou e nos tirou da morte para a vida.
C – A eleição é um decreto
incondicional de Deus e não um merecimento humano
13 ... porque Deus vos escolheu
desde o princípio para a salvação
Se foi desde o princípio, você
e eu não havíamos nascido ainda quando Deus nos escolheu. Não tínhamos méritos,
nem virtudes, nem nada que pudesse atrair o amor de Deus por nós. Isso nos
ensina algumas lições:
1º - Deus não nos escolheu
porque merecíamos ser salvos
Aliás, Deus nos escolheu
apesar de sermos pecadores. Deus escolheu você não pelos méritos que você tem,
mas apesar dos méritos que você não tem.
8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter
Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores (Rm 5.8).
Não fomos salvos por causa de
nossa justiça, fomos salvos por causa da misericórdia de Deus.
2º - Deus não nos escolheu
porque previu que nós iríamos crer em Cristo
Aliás, se você observar o
contraste entre calvinismo e arminianismo, a diferença está exatamente aqui.
Não é que a linha arminiana não creia na eleição, ela crê na eleição
condicional, ela crê, por exemplo, que Deus elege aqueles que crêem. Então, se
você crê, Deus elege, mas a Bíblia diz o contrário disso. A Bíblia diz o
seguinte: que Deus não escolheu a você e a mim porque nós cremos, a Bíblia diz
que nós cremos porque Deus nos escolheu, de tal maneira que a fé não é a mãe da
eleição, a fé é filha da eleição. Atos diz:
48 Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do
Senhor, e creram todos os que haviam
sido destinados para a vida eterna (At 13.48).
Não diz o texto que todos os
que creram foram destinados para a vida eterna, embora isso é um fato, mas a
verdade que o autor destaca é que todos que haviam sido destinados para a vida
eterna creram.
3º - Deus não nos escolheu
porque Ele viu em nós boas obras, mas Deus nos escolheu para as boas obras
Nós somos criados em Cristo
para as boas obras. Efésios nos dá essa informação:
10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que
andássemos nelas (Ef 2.10).
De tal maneira que as boas
obras não são a causa, mas as boas obras são a consequência da eleição.
4º - Deus nos escolheu não por
causa de nossa santidade, mas Deus nos escolheu para a santidade
Ele nos escolheu antes da
fundação do mundo para sermos santos. Ele não nos escolheu por sermos parecidos
com Jesus, mas para sermos transformados à imagem de Jesus. A graça é o solo
onde está plantada a bendita semente da eleição e graça é um dom imerecido.
D – A eleição não estimula o
relaxamento moral, pois ela acontece mediante a santificação do Espírito e fé
na verdade
13 Entretanto, devemos sempre
dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu
desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na
verdade,
A maior crítica que as pessoas
fazem à doutrina da eleição é esta: Quem crê nesta doutrina acaba se relaxando,
cruzando os braços, acaba vivendo uma vida medíocre, uma vida de comodidade
espiritual. Mas em lugar nenhum da Bíblia encontramos espaço para se chegar a
esta conclusão. Paulo está afirmando que a eleição divina é “pela” e não “por
causa” da santificação. Ou seja, nós não fomos escolhidos por causa da
santificação e fé na verdade, mas nós fomos escolhidos pela santificação e fé
na verdade.
O que é santificação do
Espírito? O que Paulo está querendo dizer com isso? Deus nos escolheu para
sermos santos e não para vivermos na prática da iniquidade. Então, significa o
seguinte: quando uma pessoa pensa que é eleita, mas ao mesmo tempo está vivendo
na iniqüidade, ela está, desta forma, enganando a si mesma. Desta forma, estas
pessoas que se dizem eleitas e ao mesmo tempo vivem na prática do pecado, estão
transformando a verdade de Deus em mentira, porque a Palavra de Deus é
categórica: Deus nos escolheu pela santificação do Espírito, de tal maneira que
nenhuma pessoa tem o direito de pensar que está salva ou eleita a não ser que
ela busque santidade. Sem santidade ninguém verá ao Senhor.
Paulo diz também que nós
precisamos entender que a eleição é mediante a fé na verdade, ou seja, ninguém
pode ser salvo sem o Evangelho, a verdade aqui é o Evangelho. Ninguém pode
entrar no céu a não ser que creia em Cristo. Ninguém pode ser salvo, ser
justificado a não ser que receba esta boa nova da salvação em Cristo.
O cristianismo enfrenta uma
situação muito complicada, pois o Evangelho está na contramão da modernidade,
porque na modernidade o homem entende que você deve olhar o que tem de bom no
budismo, no hinduísmo, no maometismo, no romanismo, no espiritismo e que não
posso impor a minha religião e nem achar que a minha religião é a única que
está certa, isso seria deselegante e é neste entendimento que hoje, nos padrões
dos países onde você tem o mundo inteiro representado, como está acontecendo
hoje em alguns países da Europa, nos USA e no Canadá, onde você vai para uma
sala de aula e seu filho vai estudar com diversas nacionalidades ali representadas.
Que Deus vão invocar ali? Se invocar ao meu Deus posso ferir ao meu colega. Por
esta razão, algumas autoridades dizem que não podemos mais orar nas escolas. Está
proibido!
O Evangelho é uma verdade
única e absoluta, não há salvação fora de Jesus, por mais que isso possa parecer
estranho aos ouvidos do homem moderno, por mais que isso possa parecer uma
política que não esteja tão bem polida para o homem contemporâneo, mas a
verdade de Deus prevalece. Seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso. Não há
salvação fora de Jesus. Deus escolhe para salvação pela santificação do
Espírito e fé na verdade.
Talvez alguém possa pensar
assim: e se eu não for um eleito o que vou fazer? Quero tanto ser salvo, mas e
se eu não for um eleito? Eu creio no Evangelho e se Deus não me escolheu como
vai ser? Spurgeon afirma:
Qualquer pessoa que confia na verdade de Deus, que confia em
Jesus Cristo é uma pessoa eleita.
Portanto, você deseja ser uma
pessoa santa? Se a pessoa responder sim, então é uma pessoa eleita, porque ninguém
deseja santidade a não ser que seja um eleito de Deus (claro que não é somente
desejar, mas uma questão de ser e viver em santidade). Se responder não, eu não
quero ser santo, então porque você quer ser eleito? Lembrem que os seguidores
do anticristo se deleitam na injustiça. Não tem nada mais estranho para um
incrédulo do que a santidade, falar em santidade para ele é falar de coisa
estranha. Para ele ser santo é uma coisa absurda, amar a santidade é uma coisa
absurda, deleitar-se nas coisas de Deus é algo sem propósito para ele. Então,
para uma pessoa não convertida o céu deve ser um lugar muito desagradável,
porque tudo que há no céu desagrada a ele. É por isso que até ao dia do juízo a
Bíblia diz:
11 Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo
imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a
santificar-se (Ap 22.11).
02 – O PROPÓSITO DA SALVAÇÃO
A segunda coisa que Paulo vai
nos mostrar depois da origem da salvação é o propósito da salvação.
14 para o que também vos chamou
mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus
Cristo.
Paulo, agora, vai tratar do
propósito para o qual fomos eleitos, para o qual fomos alcançados para
salvação.
A – Deus nos chama para a
salvação pelo Evangelho
14 para o que também vos chamou
mediante o nosso evangelho
Paulo está dizendo que as pessoas
são chamadas pela pregação. A fé não é de todos. Paulo mesmo diz isso:
2 E para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque a fé não é de todos (2 Ts 3.2).
Em Tito ele diz:
1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o
pleno conhecimento da verdade segundo a piedade (Tt 1.1).
Em Romanos ele diz que a fé vem
pelo ouvir:
17 E, assim, a fé vem pela
pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo (Rm 10.17).
E aqui Paulo está dizendo que
Deus chama para a salvação através do Evangelho. Ou seja, quando alguém ouve o
Evangelho o Espírito Santo age neste coração e acontece aquilo que chamamos de
uma chamada eficaz, de uma vocação irresistível. Isso é algo maravilhoso! O que
acontece neste momento? Você nasce da divina semente. Você ouve o Evangelho.
Você estava morto, cego, endurecido, mas a Bíblia diz que este Evangelho é uma
semente:
26 Disse ainda: O reino de Deus
é assim como se um homem lançasse a semente à terra;
27 depois, dormisse e se
levantasse, de noite e de dia, e a
semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como (Mc 4.26-27).
O Evangelho é uma semente, tem
vida em si mesmo. A semente é jogada na terra e ela está sepultada, escondida,
de repente ela arrebenta a sepultura e vai brotando. Logo ela tem flor, logo
tem fruto e logo pode passar a foice e ceifar porque ela age em si mesma, tem
poder em si mesma. O Evangelho é assim! Esta é a bendita Palavra de Deus. Paulo
dizia:
2 prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige,
repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina (2 Tm 4.2).
16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê,
primeiro do judeu e também do grego (Rm 1.16).
Deus chama você pelo
evangelho. Vale ressaltar que a doutrina da eleição não desencoraja você a
evangelizar. Esta, talvez, seja a maior critica que os opositores da doutrina
da eleição levantam. Se Deus já tem seus eleitos, porque pregar? Se Deus quiser
salvar os pagãos, Ele não precisa de você, Ele salvará, independentemente de
seus esforços. Entretanto, a Bíblia diz que Deus chama pelo Evangelho. O fato de
Deus ter escolhido o fim, a salvação, não anula o fato de que Deus também
escolheu o meio para alcançar este fim, que é o Evangelho. Então, Deus
determinou salvar, mas também determinou salvar pela pregação.
14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão
naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue (Rm 10.14)?
Então, quando a igreja não
prega, ela não alcança os frutos. E aí a gente vira até uma contradição, porque
aquelas igrejas que mais colhem os frutos, às vezes, são aquelas que talvez nem
crêem na doutrina da eleição, mas estão pregando e sempre que a igreja prega
tem fruto, tem resultado porque a Palavra de Deus não volta vazia.
Quem salva não é o seu
argumento, não é o seu raciocínio, não é a sua metodologia, não é o seu
conhecimento, não é a beleza de sua retórica, é o poder desta Palavra, deste Evangelho,
que é o instrumento que Deus usa para chamar as pessoas para a salvação.
B – Deus nos chama para a
salvação para alcançarmos a glória de Cristo
14 para o que também vos chamou
mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus
Cristo.
Para que Deus salva? Para que
as pessoas experimentem a glória de Cristo, o céu, o paraíso, o lar celestial,
a mansão celeste, a vida celestial, a bem-aventurança eterna. A salvação não
tem apenas uma dimensão contemporânea, atual, terrena, de melhorar a qualidade
de vida da pessoa, da pessoa mudar sua vida, ser um melhor pai, uma melhor mãe,
uma melhor esposa, um melhor esposo, um melhor filho, uma melhor filha, um
melhor cidadão. Mas a salvação tem uma transcendência, Deus salva você para te
levar para a glória. A Bíblia diz:
9 mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem
jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o
amam (1 Co 2.9).
É nesta dimensão eterna,
gloriosa, inefável que está incluída a questão da salvação.
03 – O DEVER DA SALVAÇÃO
15 Assim, pois, irmãos,
permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por
palavra, seja por epístola nossa.
Lembrem que antes disso Paulo
estava dizendo que os seguidores do anticristo estão perecendo porque não
acolheram o amor da verdade para serem salvos. Eles foram entregues à operação
do erro porque deram crédito à mentira e eles amaram e deleitaram-se na
injustiça. Agora, Paulo escreve para a Igreja: permanecei firmes. No mundo em que as pessoas estão abrindo mão de
valores, de princípios, da doutrina, da verdade, a Bíblia diz: fiquem firmes,
fiquem sólidos, porque a salvação é para aqueles que são fiéis até a morte:
10 Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para
lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis
tribulação de dez dias. Sê fiel até à
morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Ap 2.10).
Paulo diz outra coisa que eles
precisavam fazer, que era guardar as tradições recebidas. O que seria estas
tradições ai? Esta é uma palavra complicada para nós, até porque a gente tem aí
a doutrina romana que coloca a tradição no mesmo nível da Bíblia e, de certa
forma, coloca a tradição até acima da Bíblia, porque quando a tradição diz uma
coisa e a Bíblia diz outra, eles ficam com a tradição. Que tradição são estas
aqui? Será que são os costumes dos antigos? Será que são aquelas culturas que
as pessoas vão recebendo de geração em geração? Não! Não é isso que Paulo está
falando! Nem Paulo está falando de interpretações da Palavra de Deus, por
exemplo, que os fariseus e escribas tiveram e que Jesus Cristo rechaçou. Os
escribas e fariseus pegaram a Lei de Deus e esticaram a Lei de Deus. Eles
criaram uma série de jurisprudência sobre a Lei de Deus, fizeram aquele pacote
e disseram: esta é a nossa tradição. Se alguém quebrasse esta tradição eles
achavam que a pessoa havia blasfemado contra Deus e Jesus quebrou estas
tradições. Então, o que Paulo quer dizer com tradições aqui neste verso? É
fácil entender:
15 Assim, pois, irmãos,
permanecei firmes e guardai as tradições que
vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.
Certamente, Paulo está falando
aqui, de tradição no sentido de verdades por ele pregadas ou por Timóteo ou por
Silas, ou pelos apóstolos enquanto estiveram naquela igreja. Paulo passou lá
pelo menos três sábados. Então é isso que ele está falando ai de tradição,
aquilo que os apóstolos pregaram oralmente ou por epístola, porque ele já havia
mandado uma epístola para aquela igreja e ele mandou que esta epístola fosse
lida publicamente na igreja. Estas pregações verbais dos apóstolos, depois,
foram registradas e elas foram, então, incorporadas como parte da Palavra de
Deus revelada, inspirada, fazendo parte do Cânon Sagrado, a Bíblia. Paulo está
se referindo a este conteúdo. Quando ele está falando destas tradições ele está
falando deste conteúdo que temos da Escritura Sagrada. De maneira alguma Paulo
está se referindo a qualquer outro conteúdo que fuja, que fira, que se
contraponha à verdade revelada na Escritura Sagrada, senão ele se contraria com
o que disse:
8 Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do
céu vos pregue evangelho que vá além do
que vos temos pregado, seja anátema.
9 Assim, como já dissemos, e
agora repito, se alguém vos prega
evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema )Gl 1.8,9).
Paulo estava querendo dizer
para aquela igreja permanecer firme na Palavra de Deus porque os seguidores do
anticristo estão abrindo mão, estão deixando de lado a verdade de Deus.
04 – OS FRUTOS DA SALVAÇÃO
16 Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus,
o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela
graça,
17 consolem o vosso coração e
vos confirmem em toda boa obra e boa palavra.
Depois de falar da origem, do
propósito, da firmeza da salvação, Paulo agora fala dos frutos desta salvação.
São eles:
A - Os salvos recebem o amor
do Pai e do filho
16 Ora, nosso Senhor Jesus
Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou
Note que ele está fazendo uma
oração:
16 Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o
nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela
graça,
17 consolem o vosso coração e
vos confirmem em toda boa obra e boa palavra.
Estes versos são uma oração do
Apóstolo Paulo em favor da Igreja. O que Paulo está querendo afirmar aí é que
os salvos recebem o amor do Pai e o amor do Filho. Deus não precisava ter criado
a você, nem a mim, nem ao Universo para Ele ser Deus e completo em Si mesmo.
Quando Deus resolver criar os céus e a terra e criar você à sua imagem e
semelhança, e mais do isso, Deus resolveu escolher você desde o princípio para
salvação, esta é uma lição maravilhosa do amor de Deus por você. Ele não
precisava ter criado você nem a mim, Ele não precisava ter escolhido a você nem
a mim, mas Ele criou e Ele nos escolheu porque Ele amou. A salvação está
plantada neste solo fértil do amor de Deus:
16 Porque Deus amou ao mundo de
tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não
pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16).
8 Mas Deus prova o seu próprio
amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda
pecadores (Rm 5.8).
Paulo está falando que os
crentes, os salvos, recebem o amor de Deus.
B – Os salvos recebem eterna
consolação
16 ... e nos deu eterna
consolação
Note que Paulo está falando sobre
isso exatamente no contexto sobre o homem da iniquidade, no momento em que a Igreja
será arrasada, acuada, perseguida, torturada. No momento em que, talvez, a
grande pergunta que o mundo esteja fazendo, segundo Ap 13.4: Quem é semelhante
a besta, quem pode pelejar contra ela? Em um tempo em que o mundo estará
endeusando a Satanás e seu agente, achando que ninguém pode deter seu avanço de
dominar o mundo. A Igreja fiel, pisada, arrasada, perseguida, ensanguentada
precisa ouvir uma Palavra de que Deus a ama e de que Deus deixou a ela a eterna
consolação. Pode vir crises, pode vir perseguição, pode vir pobreza, pode vir
tortura, pode vir prisão, pode vir massacre, pode vir a morte, mas Deus deu à Igreja
uma consolação que transcende a sepultura, eterna, onde não vai entrar dor, não
vai entrar lágrima, onde a morte não vai chegar. É isso que Paulo quer que a Igreja
entenda.
C – Os salvos recebem boa
esperança
16 ... e boa esperança, pela
graça,
Que coisa maravilhosa! A
esperança do ímpio é vazia. Basta ver sua reação diante da morte. Algumas
pessoas tem uma esperança falsa. Jesus diz no final do sermão do monte de que
muitos, naquele dia, esperavam entrar no Reino de Deus, mas ficaram do lado de
fora. As cinco virgens néscias esperavam o noivo, estavam vestidas a caráter,
tinham lâmpadas, estavam também lá, mas na hora final não entraram. Esperanças que
falharam. Mas a Bíblia diz que aquele que está enraizado na verdade, aquele que
guarda a tradição da Palavra de Deus, esta pessoa amada por Deus tem uma boa
esperança e esta esperança não se confunde, pois ela está plantada na própria
pessoa de Deus.
D – Os salvos são consolados
pela graça e confirmados por Deus
17 consolem o vosso coração e
vos confirmem em toda boa obra e boa palavra.
Note que tem duas palavras que
regem este texto que são “consolação” e “confirmação”. Deus é o Deus que
consola. Deus é o Deus que confirma. E é magnífico você perceber que é pela
graça que você é consolado e é pela graça que você fica firme. Mas de que
maneira você fica consolado e fica firme? Em toda boa obra e boa palavra. Paulo
está querendo dizer a Igreja que não basta apenas falar é preciso também fazer.
Não basta apenas ter um bonito discurso, é preciso ter uma prática para
corresponder. Não basta apenas ter conceitos certos, é preciso ter vida certa.
Não basta apenas ter boa doutrina, é preciso ter vida sintonizada com esta
doutrina. Não basta apenas ter um belo discurso é preciso ter uma bela vida.
Não basta apenas verdade em nossos lábios, é preciso que esta verdade seja
notória em nossa vida. Assim, devemos mostrar ao mundo tanto as palavras como
as obras, tanto a doutrina como o dever, tanta a pregação como a prática.
Conclusão
Paulo fecha este assunto
mostrando este grande contraste. De uma Igreja que não será seduzida pelo anticristo.
Diz Apocalipse de que o anticristo vai botar sua marca em todas as pessoas do
mundo inteiro, exceto naqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida. Não
importa se o mundo inteiro vai seguir as pegadas do anticristo, a Igreja de
Deus vai seguir outro rumo, vai seguir outra pegada. Não importa se o diabo e
seu agente vierem para perseguir e matar a Igreja, a Bíblia diz que a Igreja
vai vencer pela palavra do testemunho e pelo sangue do Cordeiro. Esta Igreja
amada de Deus, consolada por Deus, confirmada por Deus, esta Igreja será
confirmada com boa obra e boa palavra.
Que Deus nos ajude a termos
boa palavra e boa obra, a termos palavra e termos vida para que o mundo saiba
de que somos seguidores do Cordeiro. Que o mundo veja que nós amamos ao
Cordeiro e que outras pessoas venham participar conosco desta caminhada bendita
rumo a glória de Deus. Que Deus nos ajude. Amém!
Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com
Bibliografia:
Bíblia Sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida.
Revista e Atualizada no Brasil. Sociedade Bíblica do Brasil.
Rev. Hernandes Dias Lopes. Mensagem: A Gloriosa Salvação dos
Eleitos de Deus.
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