Para Refletir

Há momentos na vida difíceis de serem suportados, em que a única vontade que sentimos é de chorar, pois parecem arruinar para sempre nossa vida. Quando um destes momentos chegar, lembre-se que ainda não chegou o fim, que a sua história ainda não acabou e que ainda há esperança. Corrie Ten Boom disse: "não há abismo tão profundo que o amor de Deus não seja ainda mais profundo". Este amor você encontra aqui, um lugar de esperança, consolo e paz, e aqui encontrará a oportunidade de conhecer a verdadeira vida, uma vida abundante com Cristo.

domingo, 4 de outubro de 2015

POR QUE SOFREMOS SE DEUS NOS AMA?

7  E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.
8  Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.
9  Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.
10  Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte (2 Co 12.7-10).
Introdução
Por que sofremos? Não é simples nem é fácil conjugar o amor de Deus com o sofrimento. Desde a Queda, sempre houve sofrimento na terra, mas estamos vivendo um tempo de muito sofrimento. Temos visto lutas na vida de muitas pessoas enfermas das mais variadas doenças. E muitas vezes nós mesmos passamos por momentos difíceis, de dor, de fraqueza, de doença, de problemas pessoais, familiares e espirituais. Nestes momentos costumamos fazer nossos questionamentos: Por que meu Deus? Por que estou passando por isso? Por que desse jeito? Por que dessa intensidade? Por que o Senhor, tão poderoso que és não poderia evitar que esse problema acontecesse? E uma vez que Tu me amas, por que estou sofrendo desse jeito?
Estas perguntas não são novas e as encontramos na boca de pessoas na Bíblia também. Quando Lázaro ficou enfermo e as suas irmãs mandaram um recado para Jesus, Jesus não veio logo, atendendo às expectativas de Marta e Maria. Mais tarde, quando Jesus chegou, Lázaro já estava sepultado, e os judeus fizeram uma pergunta: Se Jesus amava tanto esta família por que não impediu que esse homem morresse? Talvez, as pessoas que estão à nossa volta estão perguntando: Se Deus te ama tanto, por que você está passando por esta luta? Se Deus se importa por você, por que você está vivendo esse drama? Na verdade, nós mesmos nos perguntamos isso muitas vezes.
No nosso texto básico o apóstolo Paulo está enfrentando um sofrimento terrível que ele chama de um espinho na carne. Não sabemos o que é este espinho na carne, mas possivelmente deve ter sido um sofrimento físico porque a palavra que aparece na língua grega transmite a ideia de uma estaca enfiada em sua carne, algo doloroso, traumático. A maioria dos intérpretes crê que Paulo tinha um problema seríssimo de visão. Quando ele foi convertido ele ficou cego por três dias, depois caíram dos seus olhos como que escamas e ele passou a enxergar novamente. Mas na primeira carta que ele escreve, que é a carta aos Gálatas, ele diz que aqueles irmãos o amavam de tal maneira que eles estavam prontos, se preciso for, a arrancar os próprios olhos para dar a ele. Por que esta colocação se ele não tinha problema de visão? E em Gálatas mesmo ele escreve: Veja com que grandes letras eu vos escrevo do próprio punho. Por que ele diz grandes letras? O certo é que Paulo está enfrentando um sofrimento terrível que lhe é um espinho na carne.
Deus vai temperando a nossa vida neste mundo entre glória e sofrimento, entre experiências de bênçãos e experiências de lutas, entre a bênção de Deus no céu e a bofetada de Satanás na terra. Deus, às vezes, vai temperando a nossa vida com estas circunstâncias. E hoje vamos aprender algumas lições do porque Deus nos permite sofrer mesmo nos amando tanto. Vamos a elas.
01 – A SOBERANIA DE DEUS E O SOFRIMENTO HUMANO
Claro que existe sofrimento por causa dos nossos pecados, mas nem sempre nossos sofrimentos têm como causa algum pecado cometido. O sofrimento de Paulo em questão é um exemplo disso. Alguém já disse que a vida é uma professora implacável, porque a vida, primeiro, dá a prova e só depois que dá a lição. Isso nos causa estranheza, porque na escola primeiro nós aprendemos a lição e só depois passamos pela prova. Mas a vida faz ao contrário, primeiro ela dá a prova, depois aplica a lição. Entretanto, isso não significa que Deus esteja ausente de nossas vidas nas horas de lutas, e nem que Ele esteja insensível às nossas dores. O escritor cristão C. S. Lewis escreveu: "Deus sussurra em nossos prazeres, fala em nossa consciência, mas grita em nossas dores". E o que os sofrimentos nos ensinam?
A – Sempre há propósito de Deus no sofrimento de seus filhos
Não existe acaso para nós, não existe coincidência, não existe determinismo, e se você é um filho de Deus precisa crer nesta verdade. Portanto, se você está passando por um sofrimento, Deus tem um propósito nisso. Paulo estava sofrendo, mas era consciente dos propósitos de Deus em seu sofrimento, pois ele diz:
7  E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.
E tais palavras vão de encontro com o que ele mesmo diz em Romanos, de que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Então, tudo que acontece na sua vida é proposital e não casual. Desta maneira nenhum sofrimento na sua vida é sem propósito, pois Deus tem um plano para sua vida e este plano é completo, envolve tudo em seu ser.
Paulo nos diz que Deus é aquele que nos consola em todas as nossas angústias e tribulações para nos tornarmos consoladores de outras pessoas que estejam passando pelas dificuldades, ou seja, quando você está passando pela prova Deus está treinando você para ser um consolador eficaz. Paulo pediu para Deus tirar o espinho da carne dele, mas Deus resolveu não fazê-lo, pois Deus tinha uma razão e esta razão era de que Deus estava trabalhando na vida de Paulo através do sofrimento para que ele não se ensoberbecesse da grandeza das revelações que havia tido. Então, se você está passando por sofrimento não se desespere e não amargue o coração, não se insurja contra Deus, não se entregue ao ceticismo, mas entenda que Deus tem um plano no seu sofrimento.
B – Nem sempre Deus revela seus propósito a seus filhos
Deus revelou a Paulo a razão do seu sofrimento, pois Deus disse a Paulo que Ele mesmo estava permitindo este sofrimento com o propósito de protegê-lo do mais perigoso pecado espiritual, que é o pecado do orgulho, da soberba, da vaidade, da doença do ensoberbecimento. Deus revelou a Moisés porque que ele não entrou na terra prometida. Deus revelou a Josué porque que Israel foi derrotado diante da pequena cidade de Ai. Mas nem sempre Deus revela para você o porquê que você está sofrendo.
Quando você está passando por uma luta muitas vezes você questiona: Por que Deus que estou sofrendo? E Deus não lhe responde nada. Mas você não deve fazer essa pergunta. Essa não é a pergunta correta a ser feita. Você não tem que perguntar “por que”, mas tem que perguntar “para que”. E aí você pergunta: Para que meu Deus eu estou sofrendo? E Deus também não te responde nada. Às vezes, Deus não responde nem o porquê e nem o para quê que estamos sofrendo.
Às vezes, o método de Deus tratar conosco diante da dor e do sofrimento é o total silêncio. Foi assim com Jó. Ele perdeu seus bens, a sua saúde, os seus filhos, os seus amigos, e ele perguntou para Deus: Por que meu Deus que estou passando por isso tudo? E Deus não lhe respondeu nada! Então, se você tem resposta de Deus louve ao Senhor, e se você não tem resposta de Deus descanse na providência divina. Se você não pode entender porque que está sofrendo você pode entender uma coisa: Deus é Deus. Deus é o Soberano Deus, é seu Pai, Ele ama você, Ele está no controle da situação e Ele tem um plano poderoso, sábio e perfeito na sua vida.
Quando você vê um diamante lindo, reluzente, brilhante, esplendoroso, saiba que é preciso que ele seja lapidado para que possa revelar toda a sua beleza, todo o seu fulgor. Da mesma forma Deus, às vezes, nos lapida para revelar a beleza da Sua glória em nós. O sofrimento é uma escola de Deus na nossa vida para esculpir em nós a beleza de Jesus. As pedras mais valiosas procuradas para enfeites são aquelas que sofrem com a fúria das águas, aquelas que são polidas pela fúria das águas que batem nas rochas. São pedras de ornamentação valorosa que as pessoas compram para colocar como enfeites em suas casas. As pedras que ficam aonde as ondas são calmas e serenas não tem nenhum valor, nenhuma beleza, porque elas não são surradas, não são polidas pela fúria das águas, não são lapidadas pelo choque das outras pedras. Da mesma forma você nunca é tão trabalhado por Deus como quando você é colocado na escola do sofrimento. Deus está moldando você. Deus está tornando você mais parecido com Jesus.
C – Por causa dos propósitos de Deus, nossos sofrimentos são por nós e não contra nós
7  E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.
O sofrimento pode ser uma dádiva de Deus a nós e não contra nós. É normal você e eu olhar o sofrimento como algo que é feito contra nós e não por nós; o que não é verdade. E isso não é natural, pois quem de nós, de maneira tranquila, encara o sofrimento como algo feito por nós, a nosso favor? Quer ver um exemplo? Jacó tinha perdido a José porque pensara que ele tinha morrido e aí vem a fome. Seus filhos vão para o Egito e um de seus filhos fica retido lá. Agora, eles precisam voltar, porque o trigo acabou. Ou eles voltam para o Egito ou morrem de fome. Só que o governador do Egito fez uma reivindicação incondicional: Ou trazem o filho caçula, Benjamim, ou não tem trigo. Olha o que Jacó vai dizer sobre isso:
36  Então, lhes disse Jacó, seu pai: Tendes-me privado de filhos: José já não existe, Simeão não está aqui, e ides levar a Benjamim! Todas estas coisas me sobrevêm (Gn 42.36.
Ele está olhando a cena da providência e na análise dele, na opinião dele, essas coisas todas estão contra ele, e nem ele está entendendo que estas coisas todas estão a favor dele e não contra ele, pois mal sabia ele que tudo isso lhe estava acontecendo para lhe favorecer, para que voltasse novamente a ver a José, seu filho, a quem pensasse que estivesse morto. Às vezes, nós olhamos para a vida e pensamos que as coisas estão contra nós, e também dizemos no sofrimento: Todas estas coisas sobrevêm sobre mim.
O espinho de Paulo era uma dádiva para ele, porque através deste incômodo Deus o protegeu daquilo que ele mais temia: Ser desqualificado para o ministério. Deus reserva para você bênçãos maiores quando Ele permite na sua vida um sofrimento. Muito importante entender isso. Muito importante ser consciente disso na hora do sofrimento.
D – Satanás pode até nos tocar com a permissão de Deus, mas jamais frustrará os propósitos divinos em nossa vida
Quem está por traz do espinho na carne de Paulo, Deus ou Satanás? O texto diz:
7  E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.
Talvez, você também possa estar se perguntando: Como é que um mensageiro de Satanás pode cooperar para o bem de um servo ou de uma serva de Deus? De que maneira Satanás está esbofeteando Paulo? E como isso ainda contribui para o seu bem? É extremamente importante você saber que Deus é Soberano e Satanás é um anjo caído, que Satanás não pode agir em momento algum, em lugar algum, com ninguém, sem a permissão de Deus. Satanás não pode tocar em um filho de Deus sem que Deus lhe permita isso. Satanás não pode tocar na sua vida sem que Deus o permita. E muitas vezes, Deus usa até o Satanás para cumprir os seus propósitos eternos e soberanos. Deus permitiu Satanás tocar em Jó, mas o que Satanás conseguiu foi colocar Jó ainda mais perto de Deus, pois no final Jó podia dizer:
5  Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem (Jó 42.5).
Satanás esbofeteou Paulo e o que ele conseguiu com isso? Paulo mais humilde, Paulo mais dependente da Graça de Deus.
E – Não sinta nenhum pesar por pedir livramento no sofrimento
8  Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.
Deus não nos censura por pedimos livramento do sofrer.  O fato de você ser um cristão não significa que você perdeu a sua humanidade, que você perdeu a sua sensibilidade, que você perdeu a sua capacidade de sentir dor e de questionar esta dor. Você não tem que ser uma pessoa masoquista. O cristão não é masoquista, o cristão não gosta de sofrer, e nem Deus permite o sofrimento apenas pelo sofrer, Deus não é sádico. Então, quando você estiver passando por um momento difícil, pergunte para Deus, lança a sua voz ao céu, chore, grite por socorro, pergunta: Deus, por que Deus? Faça a sua oração, faça o seu clamor, pois em nenhum momento na Escritura Deus nos reprova por nós abrirmos o peito, por nós esprememos o pus da ferida que lateja e dói dentro de nós, pelo contrário, ela diz:
Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte,
lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós (1 Pd 5.6,7).
Deus nos ensina a lançarmos sobre Ele todas as nossas ansiedades. Quando você estiver passando pelo vale da dor é preciso gritar, é preciso perguntar: Por que meu Deus? Quando o profeta Elias estava querendo morrer enfiado em uma caverna, Deus não apenas recomendou que ele desabafasse como Deus lhe perguntou: Elias o que fazes aí nesta caverna? Sai dessa caverna. Abra o peito. Abra o coração e desabafe. E se você ler o livro de Jó vai ver que Jó não é aquele homem paciente resignado, aquele homem que se assentou no cantinho da sala e aceitou o sofrimento e ficou lá caladinho, quietinho, suportando a dor, não foi assim. Se existe uma coisa que Jó fez foi abrir o bico, foi abrir a alma, foi abrir o peito e perguntar para Deus: Por que estou sofrendo Deus? Até Jesus, quando estava no Getsêmani, disse: Pai, se possível, passa de mim esse cálice. Então, você não é menos crente quando você, na sua dor, extravasa essa angústia que está no seu peito e pede a Deus livramento dessa dor.
02 – O SOFRIMENTO HUMANO E O CONSOLO DE DEUS
Deus sempre nos consola. Ele não deixa os seus filhos abandonados no vale da sombra da morte. Ele é o Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações. A sabedoria encontrada na inspirada Palavra de Deus e a força provida por meio de Seu Espírito Santo são os principais meios de Deus responder às nossas orações em que pedimos ajuda. Podemos ser encorajados pela promessa inspirada feita pelo apóstolo Paulo, que disse:
13  Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar (1 Co 10.13).
A – Deus nos assiste e nos conforta em nosso sofrimento
9  Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.
A resposta que Deus deu a Paulo não era a resposta que Paulo esperava e nem a resposta que Paulo queria, mas era a resposta que Paulo precisava. O que Paulo queria era o término do sofrimento, mas Deus responde para ele de maneira diferente, Deus responde para ele que vai assisti-lo e fortalecê-lo no sofrimento e que vai transformar aquele sofrimento em bênção na sua vida. Paulo vai entender isso porque depois disso ele diz:
18  Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós (Rm 8.18).
E diz também:
17  Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,
18  não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas (2 Co 4.17,18).
E diz ainda:
3  E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança.
4  e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança (Rm 5.3,4).
Deus é o pai de toda consolação. Ele nunca vai deixar você sozinho no vale da dor. O salmista diz:
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam (Sl 23.4).
Asafe, quando estava em crise com a sua angústia, ao olhar para a prosperidade do ímpio e ver o castigo que ele sofria a cada manhã como crente piedoso, ele chorou e questionou a Deus porque passava por lutas, por dificuldades e Deus lhe disse: Você tem a mim, Eu Sou a tua herança, Eu Sou o teu refúgio, Eu Sou o seu Deus, Eu Sou melhor do que qualquer bem que você possa possuir na terra e Eu vou te guiar pelo conselho eterno e vou receber você na glória. Asafe vai entender tudo isso quando diz:
17  até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles.
18  Tu certamente os pões em lugares escorregadios e os fazes cair na destruição.
19  Como ficam de súbito assolados, totalmente aniquilados de terror!
20  Como ao sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, ao despertares, desprezarás a imagem deles.
23  Todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita.
24  Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória.
25  Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra.
26  Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.
27  Os que se afastam de ti, eis que perecem; tu destróis todos os que são infiéis para contigo.
28  Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no SENHOR Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos (Sl 73.17-20,23-28).
B – Quando passamos pelo vale do sofrimento a graça de Deus sempre nos é suficiente
9  Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.
Deus não deu a Paulo aquilo que ele pediu, Deus deu a Paulo algo melhor, Deus deu a Paulo a Sua graça e a graça de Deus é melhor do que a vida. E o que é graça? Nesse contexto, graça é a provisão divina para cada situação que você vive na vida. Não importa qual seja o momento difícil que você esteja passando a graça de Deus vai assistir você. Você pode estar passando por uma crise na sua família, pode estar passando por um problema financeiro, pode estar passando por uma dificuldade espiritual, seja o que for a graça de Deus é poderosa para assistir você. A Bíblia diz em Tiago:
2  Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações (Tg 1.2).
Esta palavra “várias” provações (em grego, poi·kí·los) tem um significado brilhante. De acordo com seu antigo uso, a palavra original significa “diversificado” ou “multicolorido”, e enfatiza “a diversidade das provações”. Por isso, “várias provações” são provações de cores variadas. Tem provação de todas as cores. Tem provação de cor rosa, bem clarinho, que é aquela provação que você passa tomando água de coco na praia. Tem provação que é rosa choque, esta provação já choca você, chama a sua atenção. Tem provação que a cor é cinza, mas tem provação que é escura, tenebrosa, que você passa, mas como que esmagado debaixo de um rolo compressor. Tem situação que você diz: meu Deus até quando eu vou aguentar, eu não sei se vou suportar. Tiago está dizendo que as nossas provações são variadas. Mas aí Pedro vai nos dizer:
10  Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus (1 Pd 4.10).
A palavra multiforme aqui é a mesma palavra poi·kí·los, que significa que para cada provação que você passa tem uma graça suficiente de Deus para você. Se a provação é rosa clara você terá uma graça suficiente para ela, se a provação e rosa choque você tem graça de Deus suficiente para ela, se a provação é como cinza tem graça de Deus para ela e se a provação é bem forte, tenebrosa, também tem graça suficiente de Deus para você enfrentá-la.
O estoque da Graça de Deus nunca fica na reserva, nunca! Sempre haverá graça suficiente para cada uma de nossas provações. Não existe cor ou dificuldade alguma na experiência humana que a graça de Deus não possa superar. Não existem circunstâncias, crises, emergências ou necessidades urgentes para as quais a graça de Deus não consiga encontrar uma saída, ou que a graça de Deus não consiga enfrentar e vencer. Não há nada na vida com que a graça de Deus não possa lidar.
C – Nem sempre é propósito de Deus remover o nosso sofrimento
9  Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.
De todos os princípios até aqui este provavelmente é o mais difícil, porque você e eu temos muita vontade de que a nossa dor termine logo. Mas é fato de que o sofrimento faz parte da vida de muitos servos de Deus e nem sempre Deus remove o sofrimento. Temos muitos exemplosCalvino foi um homem de Deus, um dos grandes reformadores, mas poucos sabem o que esse homem passou na vida. Ele tinha várias doenças sérias. A maior parte das obras que Calvino escreveu, ele escreveu na sua cama, sem poder acionar a mão, e ele ditava para o seu secretário, porque estava fraco e doente. Mesmo sofrendo tanto este homem viveu uma vida glorificando a Deus e fazendo a obra de Deus sem jamais perder a alegria. Olhe também para David Brainerd. Talvez, nenhum homem na história andou mais com Deus que esse moço, a ponto de Jonathan Edwards escrever o seu diário. Esse moço não apenas enfrentou terríveis sofrimentos em uma selva evangelizando índios antropófagos, como este homem experimentou o gozo do Espírito de Deus na sua alma no meio de todo esse sofrimento. Olhe para John Bunyer, o homem que escreveu o livro mais lido no mundo depois da Bíblia, O Peregrino. Este homem ficou 14 anos atrás das grades pelo único crime de pregar o Evangelho em praça pública. Mas a dor maior não foi a sua prisão, com certeza a dor maior foi ver a sua filha primogênita, cega, passando necessidades, olhando a sua filhinha pelas grades da prisão passando necessidades. E ele, sem poder assisti-la, fez da sua prisão o lugar que trouxe consolação para milhões de pessoas no mundo todo. Olhe para Johnny Erickson, uma jovem que fica tetraplégica numa cadeira de rodas podendo mexer apenas o rosto. E nessa situação amarga e difícil proclama consolação e graça de Deus para milhares de pessoas da nossa geração. Olhe para Fanny Crosby. Talvez, a maior compositora evangélica de todos os tempos com mais de 8000 hinos. Esta mulher ficou cega desde a sexta semana de vida e morreu aos 92 anos glorificando a Deus e cantando hinos de louvores a Deus. E ainda podemos citar Dietrich Bonhoeffer, teólogo, pastor, este homem foi enforcado em uma prisão nazista sem perder a alegria do Espírito Santo de Deus.
Portanto, se Deus tomar a decisão de não aliviar a sua dor saiba que o consolo de Deus te alcançará e Deus não deixará a sua alma no vale da sombra da morte, pois saiba que Deus enxugará dos nossos olhos toda lágrima. Ele nos fortalecerá.
03 – A NOSSA FELICIDADE NÃO DEPENDE DAS CIRCUNSTÂNCIAS, MAS DE CRISTO JESUS
10  Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.
Paulo não é masoquista. Muitas pessoas pensariam isso ao ler esse texto. Mas Paulo não suportava tudo por qualquer motivo, por um motivo banal, mas sim por amor de Cristo. Hoje, o ponto central que as pessoas mais querem na vida, que mais buscam na vida, que mais sonham e que mais lutam é o prazer, apenas sentir prazer! Não tem mais idealismo, não tem mais projetos, não tem mais sonhos, apenas prazer! Paulo está falando de prazer, mas o prazer que Paulo está falando não é o prazer dos desejos de hoje, é o prazer de sofrer por causa de Cristo.
Este prazer, por mais difícil que seja, deve fazer parte de nossa vida também. O homem ou a mulher que não depende da situação, das circunstâncias para estar feliz, para estar exultante, para estar desfrutando de um gozo inefável e cheio de glória, é um homem ou mulher que pode fechar a cortina da vida e dizer como Paulo:
7  Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda (2 Tm 4.7,8).
E ele começa a relatar as suas experiências, que ele enfrentou abandono, que ele enfrentou perseguição, que ele enfrentou ingratidão, que ele enfrentou incompreensão, mas ele também pode dizer: Deus me livrou, Deus me assistiu e eu estou partindo, mas Deus seja glorificado pela minha vida.
Paulo, quando falava do problema de sofrimento, ele não falava como um teórico, porque ele dizia: Trago no corpo as marcas de Cristo. Este homem tinha toda autoridade para falar sobre este assunto, porque ninguém, no Novo Testamento, sofreu como este homem; ele tem uma trajetória de sofrimento. Como novo convertido, Paulo esperava acolhimento e recepção, mas na cidade onde se converte ele tem que sair fugido, de noite, escapando dentro de um cesto muralha abaixo. Paulo com certeza era um homem cheio de sonhos no coração, cheio de projetos na sua mente, e dessa forma vai para a Igreja em Jerusalém pensando que lá os apóstolos o receberiam e que o acolheriam, mas quando este novo convertido chega à Igreja em Jerusalém os apóstolos olham para ele de banda e não o recebem bem, e ele tem que arrumar as malas e ir embora porque ninguém vai ouvi-lo. Este homem, com tantos planos, é jogado na cidade de Tarso e fica por lá cerca de dez anos, no silêncio, no anonimato. Deus chama Paulo e o dirige para a obra missionária e na primeira viagem missionária que faz é apedrejado. Paulo quer ir para a Ásia, mas Deus lhe disse para não ir para a Ásia, e sim para a Europa, e na primeira cidade que chega ele é açoitado em praça pública. Paulo foi chamado de tagarela em uma cidade, em outra foi chamado de impostor e em outra ele enfrenta feras. Paulo, com amor no coração, faz uma campanha financeira nas igrejas da Europa e da Ásia para atender aos pobres da Judéia, e quando ele leva essas ofertas para esses pobres, em vez daqueles irmãos o acolherem com alegria, os judeus conspiram contra ele para prendê-lo e o matar. Deus aparece para Paulo e diz: coragem, porque você vai dar testemunho de mim também em Roma, assim como você testemunhou em Jerusalém. E quando pega o navio para Roma ele enfrenta o naufrágio, e este homem chega a Roma não como queria chegar, mas chega algemado, chega como prisioneiro.
Este homem é o homem que vai dizer pra nós que é possível ter alegria no coração apesar dos problemas, que é possível ter alegria no coração apesar de enfrentar muitas dores, que é possível ter alegria no coração apesar da própria morte, porque quando ele olha para o cenário da sua vida ele diz que as coisas espirituais estão acima das coisas materiais, que as coisas do futuro estão acima das coisas presente e que as coisas eternas são mais importantes do que as coisas temporais.
A nossa alegria não depende de coisas. Tem muita gente que tem tantas coisas e não são felizes. Tem muitas pessoas que, quando perdem as coisas que têm se desesperam, mas não podemos depender de coisas para ter gozo em Deus, prazer em Deus, pois mesmo quando passamos por lutas, por provas, por aflições, por dificuldades, por causa do amor que devemos ter por Jesus devemos ser capazes de dizer como Paulo:
11  ... porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação (Fp 4.11).
O resultado de seu humor não está naquilo que acontece com você, mas como você reage a estas coisas, não o que as pessoas fazem por você, mas como você reage a estas circunstâncias. Jim Elliot, missionário e mártir do Cristianismo, disse: Não é tolo aquele que abre mão do que não pode reter para ganhar o que não pode perder. Bate com as palavras de Jesus quando disse:
19  Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;
20  mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;
21  porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração (Mt 6.19-21).
Se você crê em Deus, se você tem a Jesus, se você nasceu do novo nascimento você pode perder coisas, você pode perder bens, você pode perder até a sua saúde, mas você está retendo aquilo que não se pode perder, aquilo que não se diminui; aquilo que não se rouba; porque você está conservando uma herança bendita, imarcescível e gloriosa. E quando chegamos ao fim das nossas forças, ainda assim o poder de Deus nos capacita a vivermos vitoriosamente. Paulo termina o texto dizendo:
10  Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.
Louvado seja Deus, porque na vida cristã, muitas bênçãos que recebemos vêm por meio da transformação e não da substituição. Paulo pediu substituição e não transformação. Ele pediu para que Deus removesse o espinho da sua carne. Deus responde a ele não com substituição, mas Deus responde a ele com transformação, não tira o seu espinho, mas lhe dá poder e graça. Deus nos capacita, Deus supre as nossas necessidades pela substituição, mas em outras ocasiões, Ele supre pela transformação. Ele não remove a aflição, mas nos concede a Sua graça.
Quando Paulo começa a orar Deus abre o campo de sua visão, Deus aprofunda a sua compreensão e Paulo vai descobrir que o espinho na carne não é algo estranho, não é para destruí-lo, mas é dom de Deus para lhe manter dependente e humilde. Mas Deus nem sempre nos oferece explicações, mas Deus oferece promessas. Entende isso, que você não vive de explicações, que você vive de promessas, porque as promessas de Deus alimentam a fé. E temos muitas promessas:
5  Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei (Hb 13.5).
20  ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século (Mt 28.20).
10  não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel (Is 41.10).
São promessas de Deus. Nunca vai faltar para nós a Sua presença, o Seu consolo, a Sua graça, o Seu poder, o Seu Espírito, vindo com óleo sobre a nossa cabeça. Deus é sábio para equilibrar as visões da glória com os espinhos da carne. Deus é sábio para dizer a você e a mim que mesmo quando nós estamos passando pelo sofrimento, nós não precisamos fugir do trabalho. Deus está nos equipando ainda mais para o trabalho, e quando nossas forças acabarem e nos sentirmos fracos, então Deus vai nos dizer: Agora que você é forte, porque acabou toda a reserva da autoconfiança e você está totalmente dependente de mim, confiando em meu poder, na minha graça e na minha assistência.
Conclusão
As provações são variadas. Se nós pudéssemos ouvir cada família veríamos que cada um está passando por uma prova, por uma luta diferente. Talvez, o espinho da sua carne seja diferente do espinho da carne do seu irmão, mas dói do mesmo jeito. Às vezes, Deus tira. Às vezes, Deus não tira o espinho na carne. Mas quando Deus não tira é porque Deus tem um propósito maior para nos fortalecer e nos instrumentalizar. Coloca a sua vida diante desse Deus e glorifica a Ele, porque Ele jamais desampara aqueles que nele esperam. Se aqui nós choramos, lá no céu Ele vai enxugar as nossas lágrimas. Aqui o nosso corpo é surrado pela fraqueza, pela doença, e o tempo vai esculpindo a nossa face com rugas e vai embranquecendo a nossa cabeça. Lá no céu teremos um corpo de glória semelhante ao corpo do Senhor Jesus, onde não haverá cansaço, não haverá fadiga, não haverá stress, não haverá preocupação, não haverá medo, não haverá doenças, não haverá deformidades, não haverá mortes e não haverá luto. Que Deus nos ajude. Que Deus ajude as pessoas e as famílias que estão passando pela enfermidade. Que Deus fortaleça o seu coração e que você saiba que Deus está ao seu lado, e que a mão poderosa de Deus segure você firme até conduzi-lo à glória. Amém!
Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com
Bibliografia:
Bíblia Sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Sociedade Bíblica do Brasil.
Rev. Hernandes Dias Lopes: Se Deus nos ama, por que sofremos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário