Para Refletir

Há momentos na vida difíceis de serem suportados, em que a única vontade que sentimos é de chorar, pois parecem arruinar para sempre nossa vida. Quando um destes momentos chegar, lembre-se que ainda não chegou o fim, que a sua história ainda não acabou e que ainda há esperança. Corrie Ten Boom disse: "não há abismo tão profundo que o amor de Deus não seja ainda mais profundo". Este amor você encontra aqui, um lugar de esperança, consolo e paz, e aqui encontrará a oportunidade de conhecer a verdadeira vida, uma vida abundante com Cristo.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

LIÇAO VIII – A REGENERAÇÃO


3  Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
4  para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros
5  que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo (1 Pd 1.3-5).
Introdução
A Regeneração espiritual é a mudança forjada no coração do homem pelo Espírito Santo em que a sua própria natureza pecaminosa é alterada para que o homem possa responder a fé em Deus e viver de acordo com a Sua vontade. Ela se estende a toda a natureza do homem, alterando a disposição de seu coração, iluminando sua mente, libertando a sua vontade e renovando a sua natureza.
1 – A Regeneração e o novo nascimento do homem
A regeneração consiste na implantação de um novo princípio de vida. É o novo nascimento do homem de que falou o Senhor Jesus em sua conversa que teve com Nicodemos:
3  A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus (Jo 3.3).
Nas palavras de Jesus Regeneração significa nascer de novo. Nicodemos ficou confuso com as palavras de Jesus porque estava pensando em um nascimento físico, mas Jesus estava falando do ato de Deus em dar uma nova vida ao homem. O Apóstolo Paulo também fala de Regeneração quando diz:
15  Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura (Gl 6.15).
Ele diz que não importa a situação e nem a condição em que se encontra a pessoa, se ela não nasceu de novo continua perdida em seus pecados. O homem regenerado é aquele que tem deixado de ser o homem que era anteriormente, aquele que tem abandonado a sua vida antiga e vive uma nova vida, pois ele agora é uma nova criatura em Cristo Jesus. Paulo, em suas cartas, sempre está falando do contraste entre este novo homem com o velho homem:
22  no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano,
23  e vos renoveis no espírito do vosso entendimento,
24  e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade (Ef 4.22-24).
9  Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos
10  e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou (Cl 2.9,10).
Paulo está se referindo a uma transformação de caráter que ocorre naquele que nasce novamente pelo Espírito Santo.
A entrada de Cristo no coração do pecador torna-o uma nova criatura e as inclinações de seu coração, que antes eram pecaminosos, tornam-se, agora, santas. Isto é Regeneração, um novo princípio de vida que Deus lança no coração do homem, transformando-o de tal modo que ele, que antes tinha prazer no pecado, deseja agora viver para Deus. É o que Paulo quer nos dizer quando escreveu:
17  E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas (2 Co 5.17).
O novo nascimento é uma necessidade para a nossa salvação. A Bíblia diz que o homem é por natureza filho da ira:
3  entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais (Ef 2.3).
E que sem santidade ninguém pode ver a Deus:
14  Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb12.14).
Por isso que se alguém não nascer de novo, nascer do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. Portanto, é extremamente necessário o novo nascimento para que o homem possa ser salvo, porque para entrar no céu a pessoa tem que nascer de novo e nas palavras de Jesus ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer do Espírito Santo.
Este novo nascimento não é de modo algum a reencarnação como ensinam os espíritas. Podemos ver que Nicodemos não entendeu o que Jesus quis dizer:
4  Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? (Jo 3.4)
Nicodemos entendeu literalmente o que Jesus disse, mas Jesus o corrige em seu entendimento quando diz:
6  O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito (Jo 3.6).
Jesus passou a Nicodemos o verdadeiro sentido de Suas palavras que se deveriam entender no sentido espiritual. Além do mais a Bíblia nos diz que:
27  E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo (Hb 9.27)
O homem regenerado é aquele que nasceu de novo, nasceu espiritualmente, nasceu do Espírito Santo, nasceu de Deus e se tornou uma nova criatura, criada para adorar, glorificar e obedecer a Deus.
2 – Algumas características da Regeneração
Este acontecimento tão magnífico aplicado por Deus na vida do homem tem algumas peculiaridades e são elas:
A – A Regeneração é um ato instantâneo na vida do crente
Ela não é um processo como a Santificação, mas é uma mudança instantânea na vida do homem que acontece em um piscar de olhos. A Regeneração é o resultado da ação imediata do Espírito Santo na vida do homem.
B – A Regeneração é um ato aplicado uma única vez no indivíduo
A Regeneração não se repete, ela se dá uma única vez na vida da pessoa. Depois da Regeneração pode acontecer despertamentos espirituais, mas não se repete a Regeneração.
C – A Regeneração não é uma mudança física
Ela não é uma mudança física do homem, mas uma mudança de comportamento. Ela da uma nova direção aos poderes efetivos do homem. Um exemplo disso está no amor. Antes da Regeneração o homem já tem a faculdade de amar, mas seu amor é egoísta. A Regeneração faz com que este amor se volte para Deus e ao seu próximo. Esta mudança espiritual Paulo destaca quando diz:
1  Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
2  nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;
3  entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais (Ef 2.1-3).
Portanto, a Regeneração é uma transformação intima realizada no interior do homem.
A Regeneração não acontece no tribunal de Deus como acontece com a Justificação, mas ela ocorre no coração, na alma da pessoa.
A Regeneração em Cristo muda a disposição do coração do homem sobre as coisas espirituais, na busca a Deus. Ela resulta em um redirecionamento e em um relacionamento restaurado com Deus em Cristo. Ela ilumina a mente cega de discernir realidades espirituais e nos liberta da escravidão do pecado.
3 – A passividade do homem no ato da Regeneração
Já estudamos a passividade do homem em sua salvação, mas é necessário retornar este assunto aqui. É Deus quem opera a Regeneração na vida do homem. É Ele quem realiza a mudança, a transformação de vida no homem. Esta mudança é atribuída ao Espírito Santo sem nenhuma intervenção humana. A Bíblia diz que:
1  Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
4  Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,
5  e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,
6  e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;
7  para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.
8  Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
9  não de obras, para que ninguém se glorie (Ef 2.1, 4-9).
Um morto não pode fazer nada e o homem sem Deus está morto por causa de seus delitos e pecados. Entretanto, ele nada pode fazer para mudar sua situação de miséria.
A Regeneração espiritual do homem é graça pela graça de Deus, exercício do poder divino, não explicável e nem realizado com combinação de recursos humanos existentes, não causada ou induzida por qualquer esforço humano ou mérito e, portanto, não deve ser equiparada ou motivada por qualquer merecimento humano.
3  Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros.
4  Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos,
5  não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,
6  que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador,
7  a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna (Tt 3.3-7).
O poder que regenera é o poder de Deus.
O que vem primeiro a fé ou a Regeneração? A pessoa crê e é regenerada ou ela é regenerada e depois crê? Alguns dizem que a pessoa crê para depois nascer de novo como resultado de sua fé, outros dizem que primeiro a pessoa nasce de novo para depois ter fé em Cristo Jesus e o catolicismo ensina que o novo nascimento resulta do batismo com água.
Quanto àqueles que dizem que primeiro a pessoa crê para depois nascer de novo, dizemos que se isso fosse verdade o mérito da salvação não estaria na graça de Deus e sim na fé da pessoa e a Bíblia nos diz que somos salvos exclusivamente pela graça, independentemente de qualquer de nossas obras.
Portanto, para ser conforme as Escrituras, acreditamos que o homem sem Cristo está morto no pecado e não pode crer sem que o Espírito Santo lhe de a vida. Paulo nos diz:
1  Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados (Ef 2.1)
Um morto não tem fé e nem pode se arrepender. E Paulo também nos diz que:
8  Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus (Ef 2.8).
A própria fé é um dom de Deus, portanto, Deus, exclusivamente por Sua graça, dá nova vida ao pecador morto em seus pecados e como resultado desta nova vida a pessoa vem a crer em Deus. E João confirma este ensino quando diz:
13  os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (Jo 1.13).
E quem são estes que não nasceram nem da vontade da carne e nem da vontade do homem? O verso 12 nos responde:
12  Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome (Jo 1.12).
Eles são aqueles que creram no Senhor Jesus. Portanto, o novo nascimento não é pela vontade do homem, mas pela vontade de Deus.
João, neste texto, não está querendo dizer que a pessoa recebe a Cristo pela fé primeiro para depois nascer de novo, se assim fosse, ele estaria se contradizendo com Paulo em Efésios, mas o que ele está dizendo é que os que creram já tinham sido nascidos de Deus, ou seja, nasceram pela vontade de Deus para depois receberem a Cristo. Portanto, a relação entre a Regeneração e a fé é que a fé vem depois da Regeneração.
Conclusão
A união com Cristo significa um novo estado de alma que, sob a operação de Deus, o pecador arrependido recebe a Cristo em arrependimento e fé e tem sua vida transformada. É o que nós chamamos de conversão. O homem tem as suas costas voltadas para Deus e caminha em direção ao pecado, quando se converte recebe em sua alma o poder do Espírito Santo que o regenera, reconhece seu pecado e seu estado de miséria, resolve abandoná-los e volta-se para Deus.
Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário