Para Refletir

Há momentos na vida difíceis de serem suportados, em que a única vontade que sentimos é de chorar, pois parecem arruinar para sempre nossa vida. Quando um destes momentos chegar, lembre-se que ainda não chegou o fim, que a sua história ainda não acabou e que ainda há esperança. Corrie Ten Boom disse: "não há abismo tão profundo que o amor de Deus não seja ainda mais profundo". Este amor você encontra aqui, um lugar de esperança, consolo e paz, e aqui encontrará a oportunidade de conhecer a verdadeira vida, uma vida abundante com Cristo.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

LIÇÃO XI – A GLORIFICAÇÃO


30  E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou (Rm 30).
Introdução
Jesus Cristo é o autor da salvação, e Ele veio a este mundo para “buscar e salvar o perdido”. Sua vida e obra tinham por objetivo chamar os pecadores ao arrependimento e estender-lhes Sua graça salvadora. Os pecadores arrependidos submetem sua vontade ao divino Mestre e seus pecados são perdoados, são salvos da culpa do pecado, e Deus os justifica através de Cristo. Com isso são promovidos do império das trevas para serem cidadãos do Reino de Cristo. Isto não envolve apenas uma troca de cidadania, mas também de filiação, pois a Bíblia diz que o crente, sendo “por natureza filhos da ira”, tornam-se agora filhos do Pai celeste por adoção, o que resulta em profunda e genuína paz interior. Esta experiência chama-se Justificação, e ela ocorre num instante apenas, que é quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador e somos colocados num correto relacionamento com Deus.
Cristo, porém, não nos chama para um contato esporádico, mas para uma vida de interação e de constante comunhão com Ele. Ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele (Cl 2.6). É exatamente neste aspecto da salvação que muitos cristãos têm falhado, pois aceitaram a Cristo com sinceridade de coração, mas não permanecem nele. Sua experiência cristã é resumida apenas ao primeiro e único encontro com Cristo. Contudo, a Santificação não é algo de um momento, mas algo para durar a vida toda. Não se alcança a Santificação com um feliz vôo de sentimentos momentâneos, mas ela é o resultado de morrer constantemente para o pecado, e viver constantemente para Cristo. Na verdade, a santificação é uma obra para uma existência, seja ela longa, como fora para Enoque, ou curta, como fora para o ladrão na cruz.
Finalmente, ocorrerá ao cristão a última experiência da salvação: a Glorificação. Esta experiência também ocorrerá em instantes, como a Justificação, mas suas conseqüências serão tão vastas como a própria eternidade. Será uma gloriosa experiência. Não haverá mais nenhuma rebelião. O pecado jamais fará parte desta experiência. Todos estarão por todos os séculos garantidos contra a apostasia. Isso ocorrerá quando Jesus Cristo se manifestar nas nuvens do céu com poder e glória para resgatar Seus filhos e, transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar dos olhos.
O que se pode notar na salvação do homem é a ordem seqüencial de experiências: Justificação è Santificação è Glorificação. Não se pode pular nenhuma destas etapas e nem mudar sua seqüência. Nosso foco hoje é a Glorificação. O que a Bíblia nos ensina sobre ela?
1 – A Glorificação é o ato final no processo da salvação
A Glorificação é um ato futuro, escatológico, que se dará na segunda vinda de Cristo, na consumação de todas as coisas. Ela é o estagio final do processo de Salvação. A Glorificação é o ponto em que a doutrina da Salvação e a doutrina das últimas coisas se entrelaçam.
A Glorificação é o estado futuro do salvo em Cristo, mas como isso acontecerá e o que isso implica?
A – Na Glorificação haverá a transformação do corpo
Quando Cristo nos redimiu, ele não redimiu apenas a nossa alma, mas inteiramente, como pessoa, o que inclui a redenção do nosso corpo e espírito. A extensão da obra redentora de Cristo não estará completa até que nosso corpo seja inteiramente libertado dos efeitos da queda e levado ao estado de perfeição para o qual Deus nos criou.
A redenção do nosso corpo acontecerá somente quando Jesus voltar e nos ressuscitar dentre os mortos. A Bíblia diz que um dia seremos semelhantes a Cristo:
2  Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é (1 Jo 3.2).
Em que sentido seremos semelhantes a Cristo? No sentido de termos o mesmo corpo de glória do Senhor Jesus depois de ressurreto. Isso significa que o seu corpo de fraqueza será um corpo de poder, o seu corpo mortal será um corpo imortal, o seu corpo corruptível será um corpo incorruptível, o seu corpo fraco será um corpo poderoso, o seu corpo tão debilitado será um corpo de glória.
21  o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas (Fp 3.21).
Hoje, em seu corpo, você tem fraqueza, tem dor, tem doença, tem cansaço, tem fadiga, tem velhice, mas depois, na Glorificação, você terá um corpo de glória.
Paulo, em sua primeira carta aos coríntios, fala sobre a esperança que deve morar no coração de cada cristão: a glorificação do corpo. No decorrer de todo o capítulo 15, ele descreve como se dará esse estágio, prometido àqueles que nasceram de novo. Ele menciona a existência de um corpo natural e de um celestial:
44  ... Se há corpo natural, há também corpo espiritual.
E diz que nem todos os corpos são iguais:
39  Nem toda carne é a mesma; porém uma é a carne dos homens, outra, a dos animais, outra, a das aves, e outra, a dos peixes.
40  Também há corpos celestiais e corpos terrestres...
Paulo distingue não só o corpo do homem natural com a do corpo espiritual de Cristo ressuscitado, como também a glória entre ambos:
40  ... e, sem dúvida, uma é a glória dos celestiais, e outra, a dos terrestres.
41  Uma é a glória do sol, outra, a glória da lua, e outra, a das estrelas; porque até entre estrela e estrela há diferenças de esplendor.
45  Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante.
47  O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu.
E continua falando da seqüência que será para nós estes corpos:
46  Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual.
Ou seja, primeiro passamos pelo corpo natural, para depois possuirmos o celestial. E Paulo fala também da conseqüência existente em cada estágio:
48  Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais.
49  E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.
Mas isso ocorrerá somente na ressurreição do corpo. Usando o exemplo de lançar a semente no solo e então aguardá-la crescer e se tornar algo muito mais maravilhoso, Paulo passa a explicar em detalhes como que nosso corpo será transformado:
42  Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória.
43  Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder.
44  Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual...
Paulo fala ainda da necessidade da ressurreição, pois o corpo natural jamais pode herdar o céu:
50  Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
Por isso que aquele que não passar pela ressurreição será transformado:
51  Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,
52  num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
53  Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.
Este grande acontecimento será a troca da corruptibilidade de nosso atual corpo por um corpo incorruptível, semelhante ao que Jesus possui desde a ressurreição. Um corpo celeste, perfeito e incorruptível, mas ao mesmo tempo literal e palpável, um corpo não limitado pelo tempo, massa, gravidade e espaço. Seu corpo ressurreto atravessou a montanha do sepulcro (pois a pedra foi retirada para assombro dos guardas e para que as mulheres e demais discípulos pudessem ver e entrar, não para que Cristo pudesse sair).
A vinda de Jesus propiciará sobre a criação divina, entre outros eventos maravilhosos, a glorificação corpórea daqueles que nasceram de novo e são novas criaturas. A Glorificação, portanto, consiste na distribuição por parte do Senhor de um corpo glorificado para cada um de seus servos, membros de Seu corpo.
B – Na Glorificação haverá o aperfeiçoamento do espírito
22  Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembléia
23  e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados,
24  e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel (Hb 12.22-24).
O Apóstolo Paulo descreve os crentes que já morreram e foram para o céu como “os espíritos dos justos aperfeiçoados”. Por quê? Porque não haverá mais possibilidade de pecado. Não haverá mais rebelião contra Deus. Não haverá mais divulgação de nenhuma apostasia. Nunca mais haverá nenhuma maldição.
3  Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão,
4  contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele.
5  Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos (Ap 22.3-5).
Glorificado seja Deus por esta graça tão maravilhosa e imerecível de nossa parte.
2 – A Glorificação é a recompensa dos que foram Justificados e Santificados por Cristo
O Apóstolo Paulo dizia que:
19  Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens (1 Co 15.19).
Que a sua maior esperança estava por vir:
7  Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
8  Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda (2 Tm 4.7,8).
Que a Glorificação será um dia de vitória, porque naquele dia o último inimigo, a morte, será destruída:
25  Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés.
26  O último inimigo a ser destruído é a morte (1 Co 15.25,26).
54  E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.
55  Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?
56  O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
57  Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo (1 Co 15.54-57).
E Jesus disse:
27  E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem.
28  Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão:
29  os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo (Jo 5.27-29).
Apocalipse diz que:
14  Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas (Ap 22.14).
Aqui, hoje, tem lutas, tem lágrimas, tem dor, mas lá você terá um lar glorioso, bendito, na casa do Pai, o paraíso, a nova Jerusalém, onde Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima e te fará esquecer todo sofrimento. Aqui você tem pobreza, tem escassez, mas lá, você terá uma mansão feita não por mãos humanas, eterna, nos céus. Lá você tem uma herança incorruptível, imarcescível e gloriosa. Aqui, as mansões mais ricas e mais opulentas são apenas casebres diante daquela que Deus fez para você. Aqui você pisa o chão do deserto, mas lá você pisará em ruas de ouro.
3 – A Glorificação é uma vitória já garantida
13  Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.
14  Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem (1 Ts 4.13,14).
A glorificação também é um fato já determinado, decidido e consumado na mente de Deus e nos Seus Decretos. Isso significa que, você que creu no Senhor Jesus, já está no céu. Isso porque nada e nem ninguém pode afastar você deste caminho, ninguém pode arrebatar você das mãos do Redentor que te remiu e te comprou com o Seu sangue.
Isso é maravilhoso porque não importa o quanto seja estreito o caminho, não importa quantos inimigos se levantarão contra você, não importa a fúria do inferno contra você, o seu destino já está decidido, o seu futuro já está garantido. Isso porque o mesmo Deus que te escolheu na eternidade, te conduzirá até a vitória final.
Esta situação privilegiada do salvo não significa que a passagem por aqui vai ser sossegada, pois Deus nunca prometeu uma viagem tranqüila, mas sim uma chegada segura. Aqui, hoje, você passa por lutas e pelo deserto, mas a sua vitória está absolutamente garantida nas mãos do Deus eterno. A comprovação disso está em Romanos quando Paulo disse:
1  Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Rm 8.1).
E Paulo ainda diz:
1  Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus.
2  E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial;
3  se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus.
4  Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida (2 Co 5.1-4).
A Glorificação é o passo final na aplicação da redenção. Ela acontecerá quando Cristo retornar e ressuscitar dentre os mortos os corpos de todos os crentes, de todas as épocas que morreram, e reuni-los às respectivas almas, como também mudar os corpos de todos os crentes que permanecerem vivos, dando, assim, a todos os crentes ao mesmo tempo, um corpo ressuscitado, perfeito, igual ao Seu. Um dia, isso será realidade na vida da Igreja. Por hoje, cada coisa a seu tempo:
21  Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos.
22  Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.
23  Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda (1 Co 15.21-23).
A Glorificação ensina que o nosso corpo ressuscitado será imperecível. Isso significa que ele não se desgastará e nem estará sujeito a qualquer espécie de doença ou enfermidade, pois ele será completamente sadio e forte para sempre. Além disso, já que o processo gradual de envelhecimento é parte do processo pelo qual nosso corpo está agora sujeito, é apropriado pensar que nosso corpo ressuscitado não apresentará qualquer sinal de envelhecimento.
Conclusão
A Glorificação completa a Justificação e a Santificação. Cristo nos salvou definitivamente da penalidade do pecado, através da Justificação. Cristo nos está santificando progressivamente do poder do pecado, através da Santificação. Cristo, no futuro, nos salvará definitiva e completamente da presença do pecado através da Glorificação.
Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário