Para Refletir

Há momentos na vida difíceis de serem suportados, em que a única vontade que sentimos é de chorar, pois parecem arruinar para sempre nossa vida. Quando um destes momentos chegar, lembre-se que ainda não chegou o fim, que a sua história ainda não acabou e que ainda há esperança. Corrie Ten Boom disse: "não há abismo tão profundo que o amor de Deus não seja ainda mais profundo". Este amor você encontra aqui, um lugar de esperança, consolo e paz, e aqui encontrará a oportunidade de conhecer a verdadeira vida, uma vida abundante com Cristo.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

LIÇÃO XIII – AS CERTEZAS DA EXECUÇÃO ÍNTEGRA DO PROJETO DE DEUS PARA A SALVAÇÃO DO HOMEM


31  Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
32  Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
33  Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.
34  Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.
35  Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
36  Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
37  Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
38  Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,
39  nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 8.31-39).
Introdução
É possível ter a certeza da salvação? Deus tem um plano de salvação, mas há segurança deste plano ser executado conforme planejado? Existe possibilidade de falhas? Há previsões de correções? Hoje, a execução deste plano continua no controle de Deus?
A vida cristã é uma vida de relacionamento com Deus. Quanto mais próximo você estiver de Deus mais intimidade você terá com Ele e mais segurança vai sentir. A medida que você se afasta de Deus abrem-se portas para dúvidas e surgem os questionamentos.
Perto de Deus você não questiona, pois se sente seguro, mas longe dele perde-se toda segurança. É por isso que muitos crentes têm duvidado da segurança de sua salvação, porque estão passando por uma época de seca na vida espiritual e não estão sentindo nenhuma alegria em sua caminhada espiritual.
Longe de Deus também se abre caminho para a instabilidade emocional e as emoções abrem as portas para as dúvidas. São em momentos assim que Satanás aproveita a oportunidade para tentar enganar as pessoas e fazê-las acreditarem que não são bons o suficiente para receberem o perdão de Deus e a recompensa eterna.
A certeza da salvação é possível porque a Palavra de Deus nos dá segurança para isso. João diz:
11  E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho.
12  Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.
13  Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus (1 Jo 5.11-13).
Jesus, pessoalmente disse que nos dá vida eterna e que nada pode tirá-la de nós:
27  As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.
28  Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
29  Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar (Jo 10.27-29).
Assim é a salvação e assim é o plano de Deus na Salvação do homem.
O texto básico acima de Romanos é o mais argumentativo sobre as convicções cristãs. Ele não trata somente do plano de salvação do homem, mas enaltece o arquiteto deste plano: Deus. As cinco perguntas retóricas que Paulo faz nos oferecem garantia eterna de salvação e nos faz sentir seguros nas mãos de um Deus Soberano. Uma pergunta retórica é aquela que não precisa de resposta, pois a própria pergunta já está dando a resposta positivamente. Vejamo-las:
1 – Se Deus é por nós, quem será contra nós?

31  Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Paulo começa este capítulo dizendo que não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo:
1  Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
Isso porque fomos libertados do pecado e da morte pelo sacrifício de Cristo na cruz. Fala da presença do Espírito Santo na vida do cristão afirmando que quem tem o Espírito Santo este é filho de Deus e se somos filhos somos herdeiros com Cristo:
14  Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
16  O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
Agora, Paulo está dizendo que se Deus está a nosso favor nos dando, pela sua graça e misericórdia, todos os benefícios de filhos, mesmo termos sido tão rebeldes, quem será aquele que conseguirá intentar qualquer coisa contra qualquer filho de Deus? Lembra que ninguém pode arrebatar uma só ovelha das mãos do bom Pastor.
27  As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.
28  Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
29  Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar (Jo 10.27-29).
É verdade que temos um grande inimigo e que ele anda ao nosso redor rugindo como um leão e buscando nos destruir. As potências malignas deste inimigo procuram abafar nossa fé e destruir nossa confiança em Deus. Também temos inimigos e adversários na terra, pessoas que não suportam aqueles que vivem na presença de Deus. Mas, se Deus está conosco a quem  recearemos? Quem será capaz de nos destruir ou de nos arrancar das mãos do nosso Senhor e Salvador?
18  Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
19  Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20  ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século (Mt 28.18-20).
Estas palavras de despedida de Jesus são muito fortalecedoras, nunca devem ser esquecidas por aquele que está em Cristo e aguarda Seu retorno.
2 – Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas?
32  Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
Você acha que Deus que escolheu você na eternidade, Deus que amou você antes da fundação do mundo, Deus que enviou seu Único Filho para morrer em seu lugar, Deus que enviou o Espírito Santo para regenerar seu coração, Deus que selou você para o dia da redenção, Deus que salvou você e te arrancou das trevas, da potestade de Satanás, que transformou sua vida vai largar você agora no meio do caminho? Logicamente que não! A Bíblia diz que:
6  Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus (Fp 1.6).
Somos forasteiros nesta terra estranha. Somos peregrinos nesta caminhada. A nossa pátria é superior. É celestial. Nosso futuro corpo é imortal. Nossa futura casa, futura cidade é indescritível. A vitória final é nossa, ela já está garantida. Creia nisso e descanse em Deus!
3 – Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus?
33  Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem pode acusar aqueles a quem Deus justificou? Sua posição de filho e de salvo é incontestável!
Todos os pecados do crente foram lançados sobre Cristo, o autor da nossa salvação e por meio da expiação de Cristo eles foram removidos. Não existe qualquer pecado registrado nos livros de Deus contra o seu povo, a Igreja, de tal modo que todos aqueles que estão em Cristo estão justificados para sempre.
Quando a culpa do pecado foi retirada o seu castigo também foi cancelado.
Para o crente, não existe mais qualquer punição da parte da mão vingativa de Deus. O crente pode ser disciplinado por seu Pai, mas Deus, o Juiz, não tem nenhuma acusação que o condene à segunda morte.
Isso significa que aquele que está em Cristo está completamente livre de toda a culpa e condenação do pecado. O poder do pecado também foi removido. O pecado pode permanecer em nosso caminho e nos inquietar com uma luta constante, porém, ele é um inimigo vencido por Cristo. Não existe pecado que o crente não possa vencer. Aqueles que estão no céu vestidos de roupas brancas são os que venceram por meio do sangue do Cordeiro. A Bíblia fala da prisão do nosso acusador:
9  E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.
10  Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.
11  Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida (Ap 12.9-11).
O acusador foi vencido. Derrotado. Os eleitos foram justificados. Resgatados. Perdoados. Inocentados. Não há mais nenhuma acusação contra os remidos do Senhor.
4 – Quem os condenará?
34  Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.
É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.
Sabe por que é impossível você se perder? Porque a Bíblia diz que Jesus morreu vicariamente. Sabe o que é morrer vicariamente? Cristo não morreu para possibilitar a salvação, porque se fosse assim Ele não teria morrido vicariamente. Morrer vicariamente significa que Ele morreu em nosso lugar, de tal maneira que não posso mais sofrer aquela penalidade que Cristo já sofreu, pois Deus é justo. Eu não posso mais ser condenado por um pecado pelo qual Jesus já foi condenado. Por isso que Paulo diz:
23  Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 6.23).
O salário do pecado é a morte e Cristo morreu de tal maneira que a penalidade que deveria cair sobre a minha cabeça, caiu sobre Jesus, porque Ele levou sobre Si o meu pecado, morreu a minha morte e agora posso viver a sua vida. Então, é impossível que alguém me condene, que alguém lance acusação que prospere contra mim no tribunal de Deus, porque foi Jesus quem morreu, foi Deus quem o ressuscitou e está assentado à destra de Deus Pai intercedendo por nós.
5 – Quem nos separará do amor de Cristo?
35  Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
Fomos alcançados pelo amor divino e este amor nos uniu definitivamente a Jesus Cristo.
Jamais diga: Estou desempregado agora vou abandonar a Deus. Estou passando por uma enfermidade e Deus não serve mais para mim. Estou passando uma tribulação na minha casa e agora vou desanimar com Deus. Chegou a dificuldade na minha vida e não quero mais saber de Deus. Saiba que não há situação, não circunstância, não há problema que possa afastar você deste amor, porque Paulo conclui:
38  Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,
39  nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Talvez o adversário esteja persuadindo você, lhe fazendo acreditar que Deus o abandonou e/ou que você decepcionou tanto ao Pai que Ele não te quer mais. Saiba que o Pai não abandona a ninguém. Se você está longe de Deus é por conta própria, volte imediatamente à presença de Deus e sinta novamente que Ele sempre te amou!
Há muitos cristãos que temem que certas coisas tenham o poder de os separarem do amor de Cristo. Eles estão agindo exatamente ao contrário de Paulo que descansava nos braços de Deus.
Paulo contrasta as coisas do mundo com a insondável realidade do amor que Cristo decidiu dedicar a nós. Em Cristo nada nos separa.
Paulo não admite qualquer tipo de dúvida quando o assunto é a atitude do Senhor para com Seus escolhidos. É o que podemos notar nesta sua afirmação definitiva sobre o amor que Cristo dedica aos seus discípulos.
Conclusão
Deus é amor, mas Ele também é justo. Sempre nos lembramos do amor de Deus e pouco nos importamos com sua justiça. Gostamos de saber que Deus é amor, mas pouco valorizamos a sua justiça. Temos sempre a impressão de que o amor de Deus nos beneficia mais do que a sua justiça. Pensamos que, por Deus ser amor, Ele irá deixar passar em branco nossas falhas, o que não é verdade. Deus é amor e o seu amor moveu o processo de redenção do homem. Mas Deus também é justo, por isso nosso pecado não podia ficar impune. Pela justiça de Deus nosso pecado foi punido em Jesus Cristo na cruz do calvário.
Deus elaborou um plano para salvar o homem. Neste plano Deus não simplesmente se esqueceu do nosso pecado. A única forma de justificar o homem pecador era pagar a sua divida, mas isso podia ser feito somente por alguém que não tinha pecado. O amor de Deus se manifestou para o resgate dos pecadores e a justiça de Cristo agiu para efetuar o pagamento destes pecadores. A justiça de Deus se cumpriu, a dívida foi paga e os que estão em Cristo estão justificados.
A maneira como Deus salvou o homem foi dolorosa, pois foi através da morte daquele que não tinha pecado. Jesus tinha como missão cumprir a justiça divina. O que Jesus fez foi vencer a morte, portanto devemos nossa vida a Ele. E hoje podemos dizer “se Deus é por nós, quem será contra nós”? Não podemos exigir mais nada do Senhor, pois Ele já nos deu tudo. Nossa única obrigação hoje deve ser servi-lo por amor e agradecimento.
Você já tem certeza dessa obra de Deus em sua vida? A Bíblia diz que aqueles que Deus predestinou a esses também chamou. Você já atendeu a este chamado de Deus? Ou você tem rejeitado a este chamado de Deus? A quanto tempo você tem escutado a voz de Deus e tem resistido? A quanto tempo você escuta a voz de Deus e tem adiado?
Hoje é o dia da salvação. Hoje é o dia sobremodo oportuno. Este chamado é irresistível. Esta vocação é eficaz. Se preciso for Deus toca em seu corpo, na sua posição social, assim como fez com Nabucodonosor. Se preciso for Deus nos joga ao chão como fez com o rei Manassés, pois Deus jamais perdeu uma batalha. Ele está disposto a ir às últimas conseqüências para restaurar a nossa alma e para nos salvar do inferno. Se hoje você ouvir a voz de Deus, não adia mais este chamado. Se você é ovelha de Cristo, você ouve a voz dele. Se você quiser, hoje poderá colocar sua vida nas mãos deste Deus e receber este presente glorioso que Ele comprou pra você lá na cruz, com seu precioso sangue.
Deus ama os seus filhos de verdade. E por causa deste amor, Deus os escolheu para a salvação, predestinou-os para adoção como filhos, chamou-os pela graça, justificou-os pela graça por meio da fé no sangue de Cristo, santificou-os pelo Espírito e os glorificará quando o Senhor vier.
Bendita salvação. Gloriosa salvação. Bendito seja Deus por este plano perfeito, eterno e vitorioso na vida do cristão.
Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário